RIOT - NARITA (1979)








Narita é o segundo álbum de estúdio da banda
norte-americana Riot. Seu lançamento oficial ocorreu no dia 5 de outubro de
1979, pelo selo Capitol Records. Os produtores foram Steve Loeb e Billy Arnell,
com as gravações ocorrendo no Big Apple Recording Studio, em Nova York.













A banda Riot não é, atualmente, muito conhecida,
mas isto não quer dizer que não tenha feito muito boa música. Vai-se falar um
pouco do seu surgimento e para, depois, passar-se ao álbum chamado Narita.





O Riot foi formado inicialmente no ano de 1975, na
gigantesca metrópole norte-americana Nova York.





Isto aconteceu quando o guitarrista Mark Reale e o
baterista Peter Bitelli decidiram formar uma banda. Para tanto, recrutaram o
baixista Phil Feit e o vocalista Guy Speranza. Através de toda a sua carreira o
Riot sofreu com as várias e constantes mudanças na sua formação (especialmente
nos vocais).





A formação acima citada foi a que gravou uma demo
com 4 faixas a qual eles esperavam que fizesse parte de uma compilação (que
eles mesmo propunham) a qual conteria novas bandas de Rock. Enquanto o projeto
não saía do papel, eles incluíram o tecladista Steve Costello.





Mark Reale distribuiu várias demos para os
produtores nova-iorquinos Billy Arnell e Steve Loeb, os quais eram
proprietários dos estúdios Greene Street Recording Studios e também do selo
independente Fire-Sign Records.





Mark Reale:










Os produtores supracitados rejeitaram a proposta da
compilação com novas bandas de rock, mas acabaram assinando um contrato com o
Riot.





O grupo então adicionou um segundo guitarrista,
Louie Kouvaris, e substituiu o baixista Phil Feit por Jimmy Iommi.





Com Speranza nos vocais, Reale e Kouvaris nas
guitarras, Iommi no baixo, Costello nos Teclados e Bitelli na bateria; o Riot
grava seu álbum de estreia, Rock City, em novembro de 1977.





Rock City é um ótimo álbum, com apenas composições
próprias. Ele apresenta um Heavy Metal bem clássico, mesclado com um Hard Rock
que bebe nas fontes do incrível Deep Purple. 
O disco conta com excelentes canções como “Desperation”, “Warrior”,
“Heart Of Fire” e a faixa-título, “Rock City”.





Já no primeiro álbum, há a aparição, na arte da
capa, da bizarra mascote do grupo.





Embora o álbum seja muito bom e tenha garantido
apresentações do Riot com bandas como Molly Hatchet e o gigante AC/DC, o
conjunto estava à beira da falência no início de 1979.





Guy Speranza:










Mas a sorte, finalmente, bateu à porta do Riot.
Naquele mesmo ano, 1979, nas terras britânicas surgia um novo movimento que
favoreceria bandas com som na linha do Riot: a New Wave Of British Heavy Metal.





Assim que a NWOBHM rompeu o mainstream, um dos seus
principais incentivadores, o DJ Neal Kay (que havia ouvido e gostado de Rock
City) começou a divulgar o nome dos norte-americanos do Riot no Reino Unido.





Assim, muitos fãs britânicos começaram a importar
cópias de Rock City, aumentando a vendagem do grupo. Assim, Arnell e Loeb, os
donos da Fire-Sign Records, os quais haviam gravado e produzido Rock City,
sentiram-se encorajados a produzir um novo disco do Riot.





Durante as sessões de gravação deste novo álbum, o
guitarrista Louie Kouvaris deixou o conjunto, sendo substituído pelo roadie
Rick Ventura.





A arte da capa consta com a bizarra mascote do
Riot. Narita seria lançado em outubro de 1979.





WAITING FOR THE TAKING





Abre
o trabalho a faixa “Waiting For The Taking”.





A canção começa com uma ótima levada que lembra
certa inspiração no Hard setentista, especialmente os britânicos do Deep
Purple. A música tem uma melodia bem agradável, aposta em um tom mais leve e melódico.
Os vocais de Speranza são bons e as guitarras estão bem marcantes. Ótimos solos
em uma faixa contagiante.





As letras são boas, demonstram um misto de
resignação com o sentimento de lutar-se contra a mesma:





So you think you been workin' hard,


Givin' it all that you can,


And nothin' seems to make it better,


You're gonna scratch it for a whole
new plan


Street life, it ain't right,


When you feel you've grown apart


You've gotta scratch and bite,


And punch and
fight













49ER





A segunda canção de Narita é “49er”.





Um riff mais pesado e cadenciado faz parte da
introdução da música e este segue ditando o ritmo da faixa. Assim, o ótimo Guy
Speranza opta por cantar de forma mais lenta, na mesma intensidade do riff,
fazendo um efeito dinâmico e atraente. “49er” é um dos pontos mais elevados do
trabalho.





A letra fala dos 49ers, a forma com que os
desbravadores do oeste norte-americano ficaram conhecidos (e que serviu de
inspiração para o nome do time de futebol americano de São Francisco):





Headed west was a 49er,


Get rich quick, live life finer


On and on and on, the story goes


Some never made,


Their dreams to life













KICK DOWN THE WALL





A terceira faixa de Narita é “Kick Down The Wall”.





O ótimo riff da terceira canção de Narita aposta em
certa cadência que dá à música um ritmo mais lento e favorece demais a melodia.
Guy Speranza a canta contribuindo com o supracitado ritmo e presenteia a todos
com uma incrível composição. Só pra variar o solo é repleto do melhor feeling.





As letras são bem simples e contam com um clima
jovial:





The boys down at Johnny D's,


They're lookin' for love to tend


Music and language tapes,


They're getting down at the Bitter
End


Hot nights and bright lights,


Some gettin' rolled by the bar













BORN TO BE WILD





A quarta faixa do trabalho é “Born To Be Wild”.





Mostrando sua influência das bandas clássicas do
Rock, o Riot traz uma versão do clássico eternizado pelo Steppenwolf, “Born To
Be Wild”. No entanto, o Riot faz uma versão repleta de personalidade, dando um
viés bem mais agressivo e feroz ao clássico. Speranza dá um verdadeiro show nos
vocais. Ótimo cover.













NARITA





A quinta música do trabalho é “Narita”.





Com poucos mais de 4 minutos e meio, a faixa que dá
nome também ao álbum é toda instrumental. O riff principal da canção é dotado
de bastante melodia, força e boa dose de peso. A música tem certo ar bluesy,
mas com muitos toques de Heavy Metal no melhor estilo Judas Priest dos anos 70.
Faixa genial.













HERE WE COME AGAIN





A sexta faixa de Narita é “Here We Come Again”.





Nesta ótima canção, o Riot continua seu Heavy Metal
com forte influência do Hard Rock setentista. O riff é forte, pesado, mas com
intensa representação melódica. Outra vez o Judas Priest da supracitada década
é lembrado. Os vocais são bons, o solo é excelente e também merece destaque a
seção rítmica composta por baixo e bateria.





As letras são sobre batalhas:





Here we come again,


Ready to lose control


The battle has just begun,


The planes are ready to roll


Fires blazing,


All hell's breaking loose













DO IT UP





A sétima faixa do disco é “Do It Up”.





A canção já começa com um ótimo riff, bem rápido e
com as doses certas de peso e de melodia. Guy Speranza opta por fazer um vocal
um tanto quanto mais agressivo e rasgado, mas sem perder sua potência. Os solos
são pontos altos desta incrível música, pois são repletos de feeling. Ponto
altíssimo do trabalho!





As letras têm forte conotação de encontro sensual:





We're gonna do it up


We're gonna turn it on


We're gonna do it up


Oooh, gonna pour it on













HOT FOR LOVE





A oitava canção do trabalho é “Hot For Love”.





Nesta música, o Riot optou por fazer uma introdução
pequena, mas de forma mais melódica e quase acústica. A faixa tem um ótimo
riff, com uma pegada bem NWOBHM, seguindo de maneira pesada, mas não tão veloz,
sendo que no refrão, a banda intensifica o peso da canção, o mesmo ocorrendo
nos minutos finais. O resultado final é excelente.





Novamente, as letras têm claro conteúdo sexual:





She's hot for love,


She's ready to roll it over


She's hot for love,


Got no time to think it over


She's hot for













WHITE ROCK





A nona música de Narita é “White Rock”.





“White Rock” é a menor faixa de Narita. Segue em um
ritmo mais forte desde o seu início, em um tom de Heavy Metal Tradicional
clássico. Os vocais são cantados de maneira precisa para o tom da música e os
solos, embora simples, casam-se perfeitamente com a canção.





As letras são bem simples e com clima de
celebração:





White rock, makin' me so hot


I like the fever from white rock


White rock, come on make it hot


White fury, white rock


Up all night, sleep all day,


Comes the action, when we start to
play













ROAD RACIN’





A décima – e última – faixa de Narita é “Road Racin’”.





Um riff sensacional abre a última canção do
trabalho e logo ele aumenta de velocidade, acompanhado por uma ótima atuação da
bateria de Peter Bitelli, que auxilia na manutenção da rapidez da música. As
guitarras atuando em conjunto também contribuem para a intensidade da faixa. Os
solos são sensacionais. Excelente!





A velocidade da canção é refletida nas letras que
falam de viagens e máquinas em alta rapidez:





Road racin',


Feel the earth move under my wheels


There's no erasin'


The chills you get from the turns
and squeals













Considerações Finais





Sem nunca ter sido um grande sucesso comercial,
Narita acabou aumentando o sucesso do Riot nos Estados Unidos e Europa e evitou
que a banda entrasse em falência. Boa parte deste mérito se deveu a turnê bem
sucedida pelo Texas que o grupo fez em suporte a Sammy Hagar e sua carreira
solo.





Esta turnê bem sucedida com Sammy Hagar fez com que
a Capitol Records fizesse uma proposta de lançamento mundial para Narita, desde
que o grupo aceitasse fazer uma nova turnê com Sammy pela Europa.





Tanto a Capitol quanto Sammy Hagar gostariam de ter
uma banda jovem e pesada associada a eles e o Riot cumpria todos estes
requisitos.





A turnê do Riot pelo Reino Unido com Hagar
foi um sucesso, mas assim que a mesma terminou, a Capitol Records descartou o
Riot. Mas, mesmo assim, os managers da banda Billy Arnell e Steve Loeb gastaram
seus últimos recursos para promoverem Narita na maior quantidade de Rádios
possível, e assim permitiram uma maior repercussão para o trabalho.





A tática funcionou, pois permitiu que a Capitol
Records optasse por lançar o próximo álbum do Riot, Fire Down Under, o qual foi
seu maior sucesso comercial.













Narita era o nome de um grupo que o guitarrista
Mark Reale se apresentava em San Antonio, no Texas, juntamente com o vocalista
Steve Cooper (SA Slayer), o baixista Don Van Stavern (que integraria o Riot no
futuro) e o baterista Dave McClain.





O maior sucesso comercial do álbum Narita foi mesmo
no Japão.





Formação:


Guy Speranza - Vocal


Mark Reale - Guitarra


Rick Ventura - Guitarra


Jimmy Iommi - Baixo


Peter Bitelli – Bateria





Faixas:


01.
Waiting for the Taking (Speranza/Reale/Ventura) - 5:01


02.
49er – (Speranza/Reale) - 4:36


03.
Kick Down the Wall (Speranza/Reale) - 4:32


04.
Born to Be Wild (Mars Bonfire) - 2:47


05.
Narita (Speranza/Reale) - 4:38


06.
Here We Come Again (Speranza/Reale) - 5:58


07.
Do It Up (Speranza/Reale) - 3:44


08.
Hot for Love (Speranza/Reale) - 5:00


09.
White Rock (Speranza/Reale) - 2:33


10.
Road Racin' (Speranza/Reale) - 4:32





Letras:


Para o conteúdo das letras, indicamos o acesso a: http://letras.mus.br/riot/





Opinião do
Blog:


O Riot não é das bandas mais conhecidas do público
em geral e nunca foi, comercialmente falando, um grande sucesso. Mas o fato é
que o grupo contribuiu de maneira importante para a música.





No início de sua carreira, o grupo esteve voltado
para o Heavy Metal tradicional e com o passar dos anos e as infindáveis
mudanças de formação, começou a flertar mais com a vertente do Power Metal,
mais precisamente do meio para o final da década de 80.





Narita foi um álbum de qualidade inquestionável.
Lançado em 1979, o disco já trazia uma prévia de todo o turbilhão musical que
iria surgir na próxima década, especialmente no Reino Unido e sua New Wave Of
British Heavy Metal.





Em várias passagens das canções do trabalho é
impossível não vir à mente sons identificados com bandas como Deep Purple e Judas
Priest. Narita apresenta sua sonoridade muitas vezes pesada, cadenciada, mas
que apostava em melodias marcantes e de grande impacto.





Canções incríveis como “Waiting For The Taking”, “49er”,
“Here We Come Again” e “Road Racin’” demonstram melhores momentos do que o
Heavy Metal pode ser: pesado, intenso, mas repleto de ritmo e melodia.





Narita não foi um grande sucesso comercial, mas já
apresentava elementos que seriam muito usados no futuro. É uma obra de
qualidade indiscutível e que merece ser apreciado por todos os fãs de música
pesada. Álbum obrigatório.





Em tempo: infelizmente o grande líder do grupo,
Mark Reale, faleceu em janeiro de 2012 e, a pedido de seu pai, o nome do grupo não
será mais usado pelos membros do formação remanescente.

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