ALCATRAZZ - NO PAROLE FROM ROCK 'N' ROLL (1983)






No Parole
From Rock 'n' Roll é o álbum de estreia da banda norte-americana
Alcatrazz. Seu lançamento oficial aconteceu em 15 de Outubro de
1983, através do selo Rocshire Records. As gravações ocorreram no
Rocshire Studios, em Anaheim, e no Skyline Studio, em Topanga, ambas
na Califórnia, nos Estados Unidos. A produção ficou a cargo de
Dennis Mackay.











O
Alcatrazz é uma banda que representa o Hard Rock com alguma
influência de Heavy Metal e que obteve repercussão nos anos 80. O
Blog vai passear pela origem da banda e depois abordar o álbum
propriamente dito.





Em 1977,
Graham Bonnet lançou um álbum homônimo (estreando sua
carreira-solo), que fez bastante sucesso na Austrália. O single,
"It's All Over Now, Baby Blue", uma versão cover de uma
música de Bob Dylan, também alcançou o 'top five' na Austrália,
no mesmo ano.





No ano
seguinte o single "Warm Ride", escrito pelos Bee Gees
(sendo sobras das sessões de Saturday Night Fever), alcançou a
primeira posição da parada desta natureza na Austrália.





Também
em 1978, Bonnet lançou seu segundo álbum da carreira-solo, No Bad
Habits.





Em 1979,
Bonnet foi convidado para se juntar à banda de glam-rock britânica
chamada Sweet, com a finalidade de substituir Brian Connolly.





No
entanto, simultaneamente, Graham Bonnet foi escolhido por Ritchie
Blackmore para substituir Ronnie James Dio como vocalista do incrível
Rainbow.







Graham Bonnet


Nesta
época, Blackmore desejava que o Rainbow desenvolvesse uma sonoridade
mais comercial, em contraponto ao Hard Rock vigoroso que a banda
vinha produzindo desde seu início. Como Ronnie James Dio se recusou
a participar desta guinada comercial do grupo, Blackmore decidiu
substituí-lo.





Curiosamente,
Bonnet já havia se identificado mais como um cantor de R&B.





Bonnet
viria a creditar sua passagem no Rainbow, e sua colaboração com
Ritchie Blackmore, em particular, como fatores transformadores em sua
visão musical, e em especial a busca em um novo foco voltado ao Hard
Rock.





Com o
Rainbow, Bonnet gravou o álbum Down to Earth (1979), o qual se
tornaria seu disco mais bem sucedido. O trabalho gerou dois singles
de sucesso em 1979 e 1980: "Since You Been Gone" e "All
Night Long", respectivamente.





Durante
seu tempo no Rainbow, a banda foi a atração principal da edição
inaugural do festival Monsters Of Rock, em Donnington Park, na
Inglaterra.





O período
de Bonnet com o Rainbow foi curto e o vocalista deixou o grupo para
retomar sua carreira-solo.





Já em
1981, Bonnet lançava seu terceiro álbum solo, Line-Up. Como
resultado de sua temporada com Blackmore, a sonoridade do trabalho é
muito mais Rock, embora resguardasse algumas influências R&B de
seus discos anteriores.





Para a
gravação de Line Up, Bonnet convidou vários músicos de rock bem
conhecidos, incluindo o guitarrista Mick Moody (Whitesnake), o
baterista Cozy Powell (Whitesnake/Rainbow), o tecladista Jon Lord
(Deep Purple/Whitesnake), e os guitarristas do Status Quo, Francis
Rossi e Rick Parfitt.





O álbum
chegou à 62ª posição da parada britânica, com o single “Night
Games” fazendo muito sucesso (6ª posição na parada britânica
desta natureza).





A seguir,
Bonnet se viu seduzido por uma oferta do ex-guitarrista do UFO,
Michael Schenker, para se juntar ao seu Michael Schenker Group. Com a
banda, o vocalista gravou apenas um álbum, Assault Attack, de 1982.





Entretanto,
a duração de Graham Bonnet no Michael Schenker Group também foi
curta, resumindo-se a um único show, na Universidade de Sheffield.
Completamente embriagado, Bonnet acabou se expondo demasiadamente.





Inspirado
nos tempos de Rainbow, Graham Bonnet resolveu que era a hora de
formar sua própria banda.





Assim,
Bonnet se juntou ao baixista Gary Shea e ao tecladista Jimmy Waldo,
ambos ex-integrantes da banda New England, a qual possuía uma
sonoridade mais voltada ao estilo AOR.





A
primeira formação da banda consistia no ex-frontman e vocalista do
Rainbow, Graham Bonnet; o jovem guitarrista sueco Yngwie Malmsteen (o
qual havia recentemente deixado a banda norte-americana Steeler); o
baixista Gary Shea e o tecladista Jimmy Waldo, ambos oriundos do New
England e o baterista Clive Burr, que havia gravado os três
primeiros álbuns de estúdio do Iron Maiden.







Yngwie Malmsteen


Burr
ficou na banda apenas por uma semana e logo a deixou ao descobrir
que a mesma seria baseada nos Estados Unidos, ao contrário de sua
terra natal, a Inglaterra.





Burr foi
logo substituído pelo ex-baterista do Iron Butterfly, Jan Uvena, o
qual havia acabado de deixar a banda de apoio de Alice Cooper.





Foi Gary
Shea quem nomeou o grupo Alcatrazz.





Para seu
primeiro disco, a maior parte do material foi escrito por Bonnet e
Malmsteen, com Waldo contribuindo em várias das faixas.





A capa é
bastante simples. Vamos às faixas:





ISLAND
IN THE SUN





Teclados proeminentes e um riff simples dão as cartas logo de cara na primeira canção do álbum. Graham Bonnet faz bons vocais e o ritmo da música é cadenciado, mesmo no refrão. O melhor momento é o ótimo solo feito por Yngwie Malmsteen. Bom começo.





A letra é
uma referência à ilha de Alcatraz:





Most
were poets and they wrote in


Basic
prose


On the
walls of their sunset blvd.


In
their nine by five rooms, became


Inspired


By the
silence in sight of the city










Foi
lançada como single, mas sem maiores repercussões em termos de
paradas de sucesso. Também um videoclipe foi feito para promover a
canção e que teve relativa circulação na MTV dos Estados Unidos.
















GENERAL
HOSPITAL





"General Hospital", por sua vez, já apresenta um riff bem mais pesado, apostando em um Hard Rock com sensível vigor aumentado em relação a sua precedente. Os vocais de Bonnet continuam agressivos e combinam de maneira harmônica com a sonoridade instrumental construída pelo grupo. Momento relevante do trabalho. 





A letra
se refere a um paciente atendido em um hospital:





As my
legs started shaking


The
room revolved around my aching head


And
the floors rushing up just to greet me


Laying
there on my back as the ceiling


Flies
away and from me


Was I
finally losing my hold on reality













JET
TO JET





Nesta faixa, o Alcatrazz apostou em um ritmo bem mais rápido e veloz no andamento da canção, flertando mais abertamente com o Heavy Metal oitentista e, ao mesmo tempo, lembrando a ex-banda de Bonnet, o Rainbow, dos anos oitenta. A proposta é bem executada, com resultado final interessante, muito graças à atuação de Malmsteen.





A letra
tem uma mensagem de liberdade:





Eat
their poison like true ambassadors


We
will drink up their beer


So
predictable washed out white


Men
foreigners are here


Call
me master I'll call you boy


If
that's all that you need


How
that wounds me just leave me here to bleed





Também
foi lançada como single, mas não obteve maior sucesso nas
principais paradas de sucesso desta natureza.













HIROSHIMA
MON AMOUR





Um magnífico solo de Malmsteen abre esta música, a qual se desenvolve em um Hard Rock de boa classe. Tal feito é conseguido graças a um riff pesado, cadenciado e ao mesmo tempo cheio de personalidade. Os vocais de Bonnet agradam, mas o brilho mais intenso é novamente de seu guitarrista Malmsteen que alterna feeling, técnica e senso melódico com alta categoria. Das melhores do Alcatrazz, certamente.





A letra
remete à bomba de Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial:





Hiroshima
Mon Amour


As we
beg to be forgiven do you spit,


In our
face and curse us all





Foi feito
um videoclipe para a canção, a qual fez relativo sucesso no Japão.













KREE
NAKOORIE





Esta "Kree Nakoorie" é a maior faixa de No Parole From Rock 'n' Roll, superando a casa de 6 minutos. Seu início tem um andamento bastante arrastado, com uma interessante parceria entre o teclado de Waldo e a guitarra de Malmsteen. A bateria de Jan Uvena também merece destaque. A canção se diferencia do restante do disco por apresentar um clima mais sombrio e soturno. Faixa bastante interessante.





A letra é
fantasiosa:





Pictures
from the air stole away your souls


Aerobatic
thieves photographic freeze


Lead
by the legend of Kree Nakoorie


The
man that hides away from man so


Hard
to understand













INCUBUS





Faixa instrumental que apresenta um solo bem legal de Malmsteen.





Malmsteen
continuou a tocar “Incubus” por toda sua carreira-solo.













TOO
YOUNG TO DIE, TOO DRUNK TO LIVE





Nesta canção o Alcatrazz flerta ainda mais deliberadamente com o Heavy Metal, sendo impossível não remetê-la ao som do Iron Maiden dos anos oitenta, embora sem o mesmo brilho. Mas, no entanto, isto não a faz uma música ruim, pelo contrário, muito graças ao ótimo trabalho da seção rítmica composta por Shea e Uvena e, também, à guitarra de Malmsteen.





A letra é
uma referência à juventude e sua rebeldia:





Years
from now


Look
how they change


They're
so mature and respected


Makes
them laugh


They
were such fools


So
unaware of the real live world


Honey
I'm home, fix me a drink


It's
been a long hard day and the boss drove me crazy


Watching
the clock on the wall for the happy hour













BIG FOOT



Um riff pesado e cadenciado nos traz um Hard Rock vigoroso, cheio de intensidade e vigor. A atuação mais contida de Bonnet é excelente, fazendo seu melhor momento em todo o álbum. O solo é excelente. Boa faixa.



A letra se refere ao Himalaia:




Himalayan Mountains are your home


Long lost brother look at my face


Through the ions, you hide and I wait











STARCARR
LANE





Em "Starcarr Lane" o Alcatrazz aposta novamente na sonoridade que Graham Bonnet construiu ao lado de seus ex-companheiros de Rainbow. Ou seja, tem-se um Hard Rock repleto de melodia e contando com uma guitarra bastante presente, com atuação precisa e competente de Malmsteen. É outro ótimo momento do trabalho.





A letra é
em tom de nostalgia:





By the
light of Kerosene


Deals
of cards and dominoes


Play
for matches play for laughs


Flirting
with the radio


Climb
the stairs in the dark by



The
candlelight eye in the night













SUFFER
ME





A décima - e última - faixa de No Parole From Rock 'n' Roll é "Suffer Me". Uma lenta, contida e leve melodia abre a derradeira canção do álbum de maneira bastante reflexiva. Trata-se de uma balada e boa parte de seu sucesso pode ser creditado à atuação de Bonnet que consegue passar todo o sofrimento amoroso presente nas letras através de sua voz. Malmsteen também esbanja feeling nos solos. Fecha o álbum de boa maneira.





A letra é
pequena em sentido de sofrimento amoroso:





I
touched you


You
felt me heart


Oh how
you suffer me oh you suffer me


Oh
suffer me


Why
did you suffer me













Considerações
Finais





No Parole
From Rock 'N' Roll esteve longe de ser um grande sucesso comercial,
especialmente nos Estados Unidos e Europa.





Mesmo
assim, o álbum ainda passou 18 semanas na parada da Billboard,
atingindo a modesta 128ª posição como seu ápice. E, mesmo com um
caráter inegavelmente comercial, o single “Island In The Sun”
teve uma veiculação aquém do que se imaginara.





Diferenças
criativas entre Malmsteen e Bonnet vieram à tona durante a turnê.
Devido a isso, e também ao seu desejo admitido para iniciar uma
carreira-solo, Malmsteen deixou o Alcatrazz em 1984, formando sua
própria banda, Rising Force, a qual assinou contrato com a Polydor
Records.





A
Rochsire Records, em seguida, lançou o álbum ao vivo Live Sentence
(1984), retirado de uma gravação da então recente turnê no Japão.
Também um vídeo contendo um show foi produzido.





Malmsteen
tentou impedir o lançamento do álbum Live Sentence, mas não
conseguiu. Alguns covers dos tempos de Bonnet no Rainbow foram
adicionados ao álbum, incluindo o clássico "Since You Been
Gone". O álbum atingiria a 133ª colocação na parda
norte-americana.





Jimmy
Waldo substituiu Malmsteen por Steve Vai, ex-guitarrista de Frank
Zappa, mesmo com a resistência de Bonnet e o Alcatrazz terminou
assinando com a Capital Records. Assim, o grupo trabalhou em compor
novo material para um álbum vindouro e agendou uma turnê para o
Japão, sendo que a mesma serviria para introduzir Steve Vai aos fãs
e permitir que o conjunto se afiasse com as novas canções.





Na
realidade, foi no Japão que o Alcatrazz fez seu maior sucesso, sendo
que canções de No Parole From Rock 'N' Roll são encontradas até
mesmo nos karaokes daquele país.













Formação:


Graham
Bonnet - Vocal


Yngwie
Malmsteen - Guitarra


Gary Shea
- Baixo


Jan Uvena
- Bateria


Jimmy
Waldo - Teclados





Faixas:


01 -
Island in the Sun (Malmsteen/Waldo/Bonnet) - 3:55


02 -
General Hospital (Malmsteen/Waldo/Bonnet) - 4:49


03 - Jet
to Jet (Bonnet/Malmsteen) - 4:27


04 -
Hiroshima Mon Amour (Bonnet/Malmsteen) - 4:00


05 - Kree
Nakoorie (Malmsteen/Waldo/Bonnet) - 6:10


06 -
Incubus (Malmsteen) - 1:24


07 - Too
Young to Die, Too Drunk to Live (Bonnet/Malmsteen) - 4:20


08 - Big
Foot (Bonnet/Malmsteen) - 4:06


09 -
Starcarr Lane (Malmsteen/Waldo/Bonnet) - 3:53


10 -
Suffer Me (Bonnet/Malmsteen) - 4:16





Letras:


Para o
conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
http://letras.mus.br/alcatrazz/




Opinião
do Blog:



Leitores mais assíduos do Blog sabem que o sucesso comercial não é fator determinante para que álbuns ou bandas apareçam por aqui. Desta forma, mais uma vez o leitor se encontra com esta situação: tanto o Alcatrazz quanto No Parole From Rock 'N' Roll passaram muito longe de maior repercussão na indústria da música.



Mesmo assim, o álbum aqui apresentado tem boa qualidade e algumas faixas bastante interessantes. Para fãs de Hard Rock, trata-se de uma opção agradável para audição.



Embora a banda tenha sido criada por Graham Bonnet, o grande e supremo destaque individual do álbum vai para o guitarrista Yngwie Malmsteen, responsável direto pela qualidade das canções. Seus riffs e solos são especialmente saborosos, dando brilho às composições.



Graham Bonnet faz seu trabalho de maneira correta, brilhando em algumas canções e participando honestamente na maioria das outras. A seção rítmica faz sua parte com elegância e os teclados de Waldo estão sempre presentes, muitas vezes com destaque.



As letras são apenas normais, sem muito brilhantismo.



As músicas estão em um bom patamar e o trabalho é homogêneo. Mas há alguns momentos em que o brilho é mais intenso. "Hiroshima Mon Amour" é uma composição de classe e extremo bom gosto. A 'maideniana' "Too Young To Die, Too Drunk To Live" é ótima, bem como "Starcarr Lane". Mas o brilho mais intenso do disco, para o Blog, é a instigante "Kree Nakoorie".



É bem possível que No Parole From Rock 'N' Roll não mude a vida de ninguém que ouvi-lo. O Alcatrazz não foi uma grande banda, mas em seu trabalho de estreia, apresentou um guitarrista bastante inspirado. Boas composições e divertimento para fãs de Hard Rock neste disco recomendado.

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