STYX - CRYSTAL BALL (1976)






Crystal
Ball é o sexto álbum da banda norte-americana chamada Styx. Seu
lançamento oficial aconteceu em 1º de outubro de 1976, através do
selo A&M Records. As gravações ocorreram no Paragon Recording
Studios, em Chicago, nos Estados Unidos. A produção ficou por conta
do próprio grupo.





O Styx se
tornou uma banda de bastante sucesso comercial nos Estados Unidos,
especialmente na segunda metade dos anos 70 e início dos anos 80. O
Blog vai fazer um resumo do histórico do grupo antes de abordar o
álbum em questão.







Os irmãos
gêmeos Chuck (guitarra) e John Panozzo (bateria), primeiro se
reuniram com seu vizinho, Dennis DeYoung (vocais e teclados), em
1961, no lado sul de Chicago, constituindo um conjunto que se
chamaria "The Tradewinds".





Chuck
Panozzo acabou saindo da banda para frequentar uma escola seminário
por um ano, mas retornou para o grupo em 1964. Tom Nardini havia sido
trazido para substituir Chuck na guitarra e, assim, este último
decidiu mudar para o baixo quando voltou para o conjunto.





John
Panozzo continuava como baterista, enquanto Dennis DeYoung tinha
mudado do acordeão para o órgão e o piano.





Em 1965,
o nome "Tradewinds" teve que ser alterado para TW4, após
outra banda chamada The Trade Winds estourar nacionalmente nos
Estados Unidos.





Em 1966,
os irmãos Panozzo se juntaram a DeYoung na Chicago State College,
mantendo o grupo reunido e fazendo shows em escolas e festas de
fraternidade, enquanto estudavam para serem professores.







John Panozzo


Em 1969,
eles adicionaram um amigo de faculdade, John Curulewski, na guitarra
depois de Tom Nardini abandonar o grupo. O guitarrista James "J.Y."
Young se juntou ao conjunto em 1970, tornando, portanto, o TW4 em um
quinteto.





Em 1972,
os membros da banda decidiram escolher um novo nome para a mesma
quando eles, simultaneamente, assinaram contrato com a gravadora
Wooden Nickel Records, após serem descobertos por um caçador de
talentos em um show em St. John of the Cross Parish, em Western
Springs, Illinois, a cidade natal de James Young.





Várias
sugestões foram feitas, e de acordo com DeYoung, o nome Styx (o rio
da mitologia grega entre a Terra e o submundo, também conhecido como
Hades) foi escolhido porque era "o único que nenhum de nós
odiou".





Sob
contrato com a Wooden Nickel Records, o Styx gravaria seus primeiros
álbuns. Styx (1972), Styx II (1973), The Serpent Rising (1973) e Man
of Miracles (1974) apresentavam uma sonoridade mais complexa,
fundindo elementos do chamado “Art Rock” com bases do Rock
Progressivo.





Estes
discos mostravam teclados, guitarra, vocal e solos de percussão mais
poderosos e complexos. Inclusive, The Serpent Is Rising se tornaria
um prenúncio de esforços posteriores do grupo, com um conceito que
a banda defenderia fortemente na década de 1980.





Por força
desses lançamentos e a constante turnê em clubes e escolas locais,
a banda estabeleceu uma base de fãs na área de Chicago, mas foi
incapaz de invadir o mainstream, embora a música "Best Thing"
do primeiro álbum (Styx) permaneceu no "Hot 100" da
Billboard durante 6 semanas, chegando a 82ª posição.





Em
seguida, a balada "Lady" (de Styx II), começou a ganhar
algum tempo de rádio, primeiro na WLS de Chicago, em 1974, e, em
seguida, em todo o país. Na primavera de 1975, quase dois anos
depois do álbum ter sido lançado, "Lady" alcançou a 6ª
colocação nos EUA e aumentou consideravelmente a vendagem de Styx
II, consequentemente.





Na
esteira de seu single de sucesso tardio, o Styx assinou com a A&M
Records, lançando Equinox (1975), o qual vendeu bem e rendeu um
sucesso menor na figura de "Lorelei", que atingiu a 27ª
posição na pricipal parada dos EUA.





Ainda
mais importante, Equinox continha o hino do rock "Suite Madame
Blue", que deu ao grupo reconhecimento considerável e maior
divulgação nas rádios FM, especialmente naquelas que apostavam no
então novo estilo Album Oriented Rock (AOR).







Tommy Shaw


Após a
mudança para a A&M, o guitarrista John Curulewski repentinamente
deixou a banda, quando ela estava prestes a embarcar em uma turnê
por todos os Estados Unidos, em Dezembro de 1975, devido ao seu
desejo de passar mais tempo com sua família.





Depois de
uma busca frenética de última hora, a banda trouxe o guitarrista
Tommy Shaw como substituto de Curulewski, em 1976.





Também
em 1976, o Styx gravaria o seu sexto álbum de estúdio, Crystal
Ball, com a produção da própria banda. Vamos às faixas:





PUT
ME ON





Teclados bastante proeminentes são os destaques iniciais da abertura do álbum. Após a introdução, as guitarras aparecem com algum peso e o ritmo é intenso e acelerado, mas com bastantes melodias. Os vocais são mais agressivos, cortesia de James Young. Merece também ressaltar o solo aos 2 minutos e meio. Mais para o final a canção veste-se de uma natureza mais pop.





A letra
fala do próprio ritual de gravar um disco e fazer sucesso:





Put me
on and play me loud


I'm
the madman screaming in your living room


I'll
soon be coming to your town


To
sing and play a little tune













MADEMOISELLE





Uma melodia suave e contagiante inaugura a segunda música de Crystal Ball. As guitarras aparecem com a distorção e peso característicos, mas o andamento desta faixa é consideravelmente mais lento que aquele de sua antecedente. Os vocais de Tommy Shaw são bem legais. É uma faixa com uma pegada do nascente AOR.





A letra
fala de um grande amor:





Even
though you're far away


I
think about you every day


And
wonder if you're thinking of me


In a
fond memory


Sweet
mademoiselle





A canção
marca a estreia de Tommy Shaw como vocalista na banda.










Lançada
como single, alcançou a boa 36ª posição na principal parada de
singles norte-americana. Também ficou com a 25ª colocação na
correspondente canadense.













JENNIFER





Uma melodia malevolente e contagiante dá a marca do início de "Jennifer". Os vocais, desta vez por conta de Dennis DeYoung, são mais amenos e se casam de maneira receptiva ao instrumental. A pegada é Hard Rock setentista, mas a construção é um pouco mais complexa.





A letra
fala de um amor por uma jovem adolescente:





Jennifer


She
took me by surprise


She
told me that she's much too young to keep me satisfied


Jennifer,
ah so delicate and shy


A
child in her mother's eyes but


A
woman every night





Lançada
como single, não obteve maior repercussão nas principais paradas de
sucesso.













CRYSTAL
BALL





Uma suave e leve melodia envolve o ambiente no início da quarta faixa, "Crystal Ball". Há um certo ar melancólico, muito em conta pelo empostamento vocal por parte de Tommy Shaw. Após o final desta introdução, o ritmo se intensifica, com as guitarras aparecendo, mas o sintetizador dita o ritmo com um solo muito legal. O peso do Hard Rock, com passagens mais intrincadas. Grande canção!





A letra
fala sobre o poder de prever o futuro:





Crystal
ball



There's
so many things I need to know



Crystal
ball



There's
so many things I've got to know



Crystal
ball





Indiscutivelmente,
“Crystal Ball” é um dos grandes clássicos da carreira do Styx.





Lançada
como single, teve repercussão discretíssima em termos das
principais paradas de sucesso desta natureza. Ficou com a modesta
109ª posição na parada norte-americana.





Entretanto,
ganhou status de clássico entre os fãs do grupo, sendo presença
constante nos shows da banda, quando, muitas vezes, ganha estrofes
extras.













SHOOZ





"Shooz" possui um início que chega a enganar, mas logo é tomada de assalto pelas guitarras, as quais surgem pesadas e muito marcantes, com ambas cortando o ambiente. Os vocais de Shaw são ótimos e se casam perfeitamente com o instrumental. Trata-se de um Hard Rock vigoroso, de alto padrão. Excelente momento do álbum!





A letra
fala de jovens procurando diversão:





Well
it's Friday nite and the streets



Are
full of the weekenders with their green


Soldier
boys looking left and right



At all
the sights there to be seen













THIS
OLD MAN





Um riff com guitarras pesadas, mas desta feita mais arrastado, marca o início de "This Old Man". Em um segundo momento a pegada é quase acústica, contando com uma interpretação tocante de Dennis DeYoung nos vocais. Outra ótima faixa do álbum.





Escrita
por Dennis DeYoung, a letra mostra o impacto profundo que a morte de
seu pai teve sobre sua vida:





When I
was young


I
dreamed a young man's dreams


I saw
in your eyes


The
things I'd never seen


But
now I grow old


But I
don't really mind


Cause
can't you see with my family


We'll
share these timeless memories













CLAIR
DE LUNE/BALLERINA





A sétima - e última - faixa de Crystal Ball é "Ballerina". Após a mundialmente conhecida introdução com parte da peça "Clair De Lune", os teclados voltam a ser presença fundamental, sendo acompanhados pela voz de Dennis DeYoung. É a maior canção do trabalho e apresenta um rock vigoroso, por vezes com acentuado punch Hard, mas oscilando com algumas passagens mais suaves. Vibrante!





A letra
possui temática romântica:





Ballerina
from the first I knew that


You
would always have to dance I knew that


There
would surely come a day when you would go


Baby I
know...





A
introdução de “Ballerina” conta com Dennis DeYoung, ao piano,
tocando a peça “Clair De Lune”, composta pelo francês Claude
Debussy.













Considerações
Finais





Crystal
Ball teve uma expressiva repercussão comercial apenas depois do
lançamento de seu sucessor, o grande sucesso The Grand Illusion, de
1977.





Em termos
de paradas de sucesso, atingiu a humilde 66ª colocação na
Billboard, a principal parada norte-americana.





Em geral,
as revisões sobre Crystal Ball na mídia especializada são
positivas. Daevid Jehnzen, do Allmusic, elogia Crystal Ball,
classificando este como melhor que o álbum anterior do Styx,
Equinox, embora não tendo sido tão bem sucedido.





Também
afirma que o álbum demonstra um aumento na habilidade do Styx para a
elaboração de ganchos pop dentro do seu som “bombástico”.





Já Alan
Niester, da Rolling Stone, também revisa o álbum favoravelmente,
afirmando que a instrumentação está "sempre parece à beira
de sair do controle, dando a todo o álbum um impulso extra de
emoção".





Crystal
Ball supera a casa de 500 mil cópias vendidas apenas nos Estados
Unidos.










Formação:


Dennis
DeYoung - Teclados, Sintetizadores, Vocal principal em 3, 6 e 7


Chuck
Panozzo - Baixo, Backing Vocal


John
Panozzo - Bateria, Percussão, Backing Vocal


Tommy
Shaw - Guitarra, Violão, Vocal principal em 2, 4 e 5


James
Young - Guitarra, Vocal principal em 1





Faixas:


01. Put
Me On (DeYoung/Shaw/Young) – 4:56


02.
Mademoiselle (DeYoung/Shaw) – 3:57


03.
Jennifer (DeYoung) – 4:16


04.
Crystal Ball (Shaw) – 4:32


05. Shooz
(Shaw/Young) – 4:44


06. This
Old Man (DeYoung) – 5:11


07. Clair
de Lune/Ballerina (Claude Debussy/DeYoung/Shaw) – 7:09





Letras:


Para o
conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
http://letras.mus.br/styx/




Opinião
do Blog:



O Styx inegavelmente conquistou seu ápice de sucesso comercial com álbuns posteriores a Crystal Ball e que venderam milhões de cópias como Pieces Of Eight (1978) e Paradise Theatre (1981), por exemplo, nos quais a banda ainda apresentava alguma pegada Hard Rock, embora abraçasse o Pop de maneira mais escancarada.





Crystal Ball está localizado, dentro da discografia do grupo, em um momento de transição. O Styx ainda não havia abandonado (pelo menos não totalmente) a sonoridade progressiva, mas, ao mesmo tempo, não fazia do Pop Rock sua predominância sonora. O álbum é, quase predominantemente, voltado ao Rock/Hard Rock de maneira efusiva. E isto faz do disco muito especial.





Justamente por conta de seu passado mais entranhado no Rock Progressivo, conceitualmente mais intrincado e trabalhoso, o Styx apresenta uma formação bastante eficiente do ponto de vista técnico. Não há que se discutir este aspecto no trabalho.





As letras são mais simples, mas bem construídas e dotadas de bom gosto.





A diferença de qualidade entre as canções que compõem o álbum é mínima. Não há músicas de preenchimento e a coesão é uma marca forte dentro de Crystal Ball.





"Shooz" é uma excelente canção, com forte pegada Bluesy, sendo uma das melhores de todo o trabalho. Outra faixa incrível é "This Old Man", com uma sonoridade arrastada e envolvente. Também "Ballerina" é muito acima da média.





Mas a melhor, para o Blog, é mesmo a incrível faixa-título. "Crystal Ball" intercala melodias envolventes em contraponto a uma pegada Hard Rock bastante distinta.





Enfim, o Styx é uma banda com diversos momentos muito bons, seja em qualquer fase que o ouvinte procure conhecer, cada qual com seus predicados. O Blog possui certa predileção por aquilo que o grupo fez nos anos setenta e Crystal Ball é certamente um de seus expoentes. Grande álbum de uma ótima banda. Recomendado!

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