JUDAS PRIEST - STAINED CLASS (1978)






Stained
Class é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa Judas Priest.
Seu lançamento oficial aconteceu em 10 de fevereiro de 1978, através
dos selos CBS (Reino Unido) e Columbia Records (EUA). As gravações
ocorreram entre outubro e novembro de 1978 no Chipping Norton
Recording Studios, em Oxfordshire e no Utopia Studios, em Londres,
ambos na Inglaterra. A produção ficou por conta de Dennis Mackay,
do próprio Judas Priest e de James Guthrie.














Após
um longo período, o Judas Priest retorna ao Blog. Vamos apontar um
breve histórico dos fatos que antecederam ao lançamento do álbum
para depois passarmos pelas faixas.





Em 8
de abril de 1977, o Judas Priest lançava Sin After Sin, seu
terceiro álbum de estúdio.





Foi
o primeiro trabalho da banda a ser lançado por uma grande gravadora,
após o grupo romper contrato com a pequena Gull Records,
insatisfeito com o pequeno suporte que o selo lhe oferecia.





Fato
é que o rompimento do contrato gerou um grande imbróglio jurídico
que apresentou como resultado o fato do Judas Priest ter permanecido
muito tempo sem os direitos sobre seus 2 primeiros álbuns (Rocka
Rolla
, de 1974, e Sad Wings of Destiny, de 1976) além dos
singles lançados pela Gull Records.





Com
o tempo, o grupo foi recuperando todos os direitos sobre sua obra que
ficaram com a antiga gravadora.





Sin
After Sin
é um álbum que consolidou a mudança de sonoridade
proposta pela banda em Sad Wings of Destiny e é um marco
dentro da história do Heavy Metal.





Por
exemplo, Sin After Sin introduziu a combinação do uso de
bumbo duplo na bateria e notas rápidas combinadas entre baixo e
guitarras, que vieram para definir o Heavy Metal, especialmente
influenciando o Thrash Metal norte-americano (para este e outros termos, acesse nosso dicionário).







Rob Halford





Enquanto
o uso do bumbo duplo, do Judas Priest, é geralmente comedido e
técnico, a faixa “Dissident Agressor”, presente no álbum,
aumentou os fatores tempo e agressividade, que mais tarde foi adotado
por outras bandas, como o Motörhead, com uma abordagem na qual estes
limites seriam estendidos de forma gradual e constante.





Andrew
Cope considera Sin After Sin um álbum chave no
desenvolvimento da técnica do Heavy Metal, em especial para o uso do
bumbo duplo.





Outras
faixas brilhantes presentes em Sin After Sin são “Sinner”,
“Starbreaker” e a versão matadora de “Diamonds & Rust”,
da cantora e compositora norte-americana Joan Baez. O disco atingiu a
23ª posição na principal parada britânica e ultrapassa a marca de
500 mil cópias vendidas apenas nos Estados Unidos.





Sin
After Sin
foi produzido pelo baixista do Deep Purple, Roger Glover. A
banda escolheu usar o baterista Simon Phillips para as gravações,
um músico de estúdio. Ele se recusou a se tornar um membro
permanente do Judas Priest, e, então, a banda contratou Les Binks,
por recomendação de Glover.





Logo
o grupo começaria a trabalhar em seu sucessor, o qual viria a ser
Stained Class.





Stained
Class
é o único álbum do Judas Priest a creditar composições
a todos os membros que compunham a banda em sua época de lançamento.





Foi
também neste momento, entretanto, em que Glenn Tipton tornou-se o
guitarrista principal da banda; e, simultaneamente, passou a
compartilhar as tarefas de composição principalmente com o
vocalista Rob Halford.





Além
de Tipton, Halford e Binks; completavam o Judas Priest o guitarrista
KK Downing e o baixista Ian Hill.





Dennis
MacKay foi trazido pela CBS Records para produzir o álbum. Seu
currículo, até aquele momento, consistia principalmente em artistas
de jazz fusion, além de nomes como David Bowie, Supertramp, e
outros.







Glenn Tipton





Ele
comprometeu-se com a tarefa de limpar o estilo pesado de composição
do grupo e fazer o seu material mais curto, mais enxuto e mais
direto. As sessões de gravação para
Stained Class ocorreram
entre outubro e novembro de 1977, no Chipping Norton Recording
Studios, em Londres.





O
álbum foi o mais pesado que a banda tinha lançado até esse ponto -
com as letras geralmente escuras e violentas - com apenas pequenas
influências de rock progressivo.





Futuramente,
as influências progressivas que caracterizaram os primeiros álbuns da
banda seriam completamente eliminadas de forma que o Judas Priest
abraçou completamente o Heavy Metal como a sua sonoridade.





A
obra de arte da capa, criada e realizada pelo artista polonês Rosław
Szaybo, através da CBS Records, apresenta pela primeira vez o agora
logotipo clássico do Judas Priest, substituindo o anterior de
inspiração gótica que apareceu em todos os álbuns anteriores da
banda.





Vamos
às faixas:





EXCITER





A frenética bateria de Les Binks anuncia o que está por vir. Um riff principal pesado, técnico e direto dita o ritmo alucinante da faixa, ainda mais se levarmos em conta a sua época de lançamento. Tudo isto é intensificado pela brilhante atuação vocal de Rob Halford. "Exciter" é uma aula de como o Heavy Metal deve soar.





A
letra fala sobre salvação e condenação:





When
he leaps amidst us


With
combustive dance


All
shall bear the branding


Of
his thermal lance


Cauterising
masses


Melting
into one


Only
when there's order


Will
his job be done





Durante
a década de 1990, em uma ação civil movida contra a banda,
“Exciter” foi tocada ao contrário no tribunal. O vocalista Rob
Halford demonstrou, que quando tocada em sentido inverso, a canção
pareceu conter a frase: “I asked for a peppermint, I asked for her
to get one” (em uma tradução livre: Eu pedi uma pimenta, eu pedi
a ela por uma).













WHITE
HEAT, RED HOT





Na segunda faixa do trabalho, o ritmo continua forte, embora a banda opte por um andamento um pouco mais cadenciado. O destaque fica por conta da dupla de guitarristas, Tipton e Downing, fazendo uma dobradinha inspirada e infernal.





A
letra fala de uma fúria assassina:





The
fury songs, venomous wrongs so rich in tragedy,


An
overture forever more to senseless victories.


Give
to us this day of glory the power and the kill


So
we avoid the wrath and all the almighty fire of













BETTER
BY YOU, BETTER THAN ME





Já em "Better by You, Better Than Me", o Judas Priest opta por uma sonoridade que flerta mais abertamente com o Hard Rock setentista. O ritmo é bem mais cadenciado e a melodia possui um significativo senso melódico. A seção rítmica, formada por Hill e Binks, ditam o andamento da canção.





A
letra fala sobre resignação e violência:





Guess
I'll have to change my way of living


Don't
wanna really know the way I feel


Guess
I'll learn to fight and kill


Tell
her not to wait until


They'll
find my blood upon her windowsill


It's
better by you better than me













“Better
by You, Better than Me” é uma versão para a canção de mesmo
nome da banda inglesa Spooky Tooth, lançada como single e presente
no álbum
Spooky Two, de 1969.





A
canção foi uma adição de última hora no álbum quando a CBS
Records insistiu na inclusão de outra faixa mais comercial para
animar um disco no qual a maioria das músicas possuía um tom muito
escuro e sinistro.





Lançada
como single, não obteve maiores repercussões nas principais paradas
de sucesso desta natureza.





Ela
foi gravada em uma sessão à parte, com James Guthrie como produtor,
pois o produtor do álbum, Dennis MacKay, já havia se envolvido com
outros projetos e não estava mais disponível.





A
banda ficou impressionada com a produção que Guthrie fez em “Better
by You, Better than Me”, pois ele se destacou em comparação com o
som excessivamente raso e plano que havia atormentado seus álbuns
até este ponto; tanto que acabou o convidando para produzir seu
próximo álbum, Killing Machine.





A
versão de “Better by You, Better than Me” ficou ainda mais
evidente quando o Judas Priest esteve envolvido em uma ação civil
pública, no ano de 1990, em que seriam responsáveis pela tentativa
de suicídio de dois jovens norte-americanos, os quais seriam fãs da
banda.





A
acusação afirmou que havia na canção uma mensagem subliminar, com
os dizeres “Do It”. O caso foi arquivado, com a constatação de
que quaisquer mensagens subliminares dentro da gravação, e elas
realmente existem, não foram responsáveis pelo suicídio. No
entanto, o juiz decretou uma multa de 40 mil dólares, em sanções
contra a CBS.





Todo
o caso pode ser melhor entendido no documentário Dream Deceivers:
The Story Behind James Vance vs. Judas Priest
, de 1991.













STAINED
CLASS





O riff principal da faixa-título, "Stained Class", com um aspecto em crescendo, é uma marca registrada do Heavy Metal até hoje. A atuação de Rob Halford é impactante, abusando dos agudos, mas dando às letras uma interpretação impressionante. O refrão é ótimo e apresenta uma quebra na sonoridade, mas sem perder potência. Uma música impactante.





A
letra remete a um líder que falhou miseravelmente:





Long
ago when man was king,



His
heart was clean now he's stained class


Time
has slashed each untouched thing,


So
now he's just a stained class king













INVADER





Continuando com um ritmo intenso e urgente, "Invader" também possui um andamento rápido, mas com uma atuação mais contida de Rob Halford. No refrão, a intensidade dá lugar a uma pegada mais arrastada, mas igualmente interessante. Ótima presença das guitarras.





A
letra remete a uma ameaça próxima:





We
warn you now you things out there


Whatever
you may send


We
won't give in without a fight, a fight until the end


With
vigilance by day and night our scanners trace the sky


A
shield is sealed upon this earth, a shield you won't get by













SAINTS
IN HELL





"Saints in Hell" é mais lenta, mas não menos pesada. O riff é forte e os vocais de Halford estão muito aguçados, criando um clima de tensão que se casa harmonicamente com a sonoridade instrumental. Alternando passagens mais velozes com outras mais lentas, a composição é muito interessante.





A
letra é sobre conflito e redenção:





They
laughed at their gods


And
fought them in vain


So
he turned his back on them


And
left them in pain


Now
here come the saints


With
their banners held high


Each
one of them martyrs


Quite
willing to die













SAVAGE





"Savage" abusa do peso, com ótima participação do baterista Les Binks e a presença constante do baixo de Ian Hill. Pesada, mas direta ao ponto, a música possui um ótimo solo de guitarra. Faixa interessante.





A
letra é uma crítica ao sistema civilizatório na forma em que é
desenvolvido:





You
poisoned my tribe with civilised progress


Baptising
our blood with disease


You
christened our bodies with sadness and suffering


Saying
then that your god is well-pleased


What
have we done to deserve such injustice


Explain
to us please if you can


But
you can't, no you can't, we can see it in your eyes


Of
us both who's the primitive man













BEYOND
THE REALMS OF DEATH





A melodia inicial de "Beyond The Realms of Death" é belíssima, suave, mas com uma inegável carga de tristeza e dor, transpassadas pela atuação soberba dos vocais de Halford. Nas passagens próximas ao refrão, e nele mesmo, o ritmo é intensificado e a música ganha em peso e força, contando, novamente, com a assustadora e excelente atuação de Rob nos vocais. O solo de guitarra por volta dos 3 minutos e meio de execução é incrível. Faixa espetacular.





A
letra fala sobre realidade e desesperança:





How
many like him


Are
there still


Who
to us all


Seem
to have lost the will


They
lie in thousands


Lank
and lost


Is
nothing worth this bitter cost





“Beyond
The Realms of Death” foi a única canção de Stained Class
que se tornou um clássico ao vivo da banda, com 492 aparições em
shows até o ano de 2012. Inclusive, muitos críticos musicais a têm
como uma das melhores performances da carreira do vocalista Rob
Halford.





É a
única canção do conjunto a ter créditos de composição ao
baterista Les Binks, o qual teria composto o riff principal da faixa.





Ela
também está presente em diversas compilações que o Judas Priest
colocou no mercado após seu lançamento, bem como aparece em vários
álbuns Ao Vivo do grupo.





A
grande banda alemã Blind Guardian fez uma versão para “Beyond the
Realms of Death” que está presente no disco tributo A Tribute
to Judas Priest: Legends of Metal Vol. II
, de 1997.













HEROES
END





A nona - e última - faixa de Stained Class é "Heroes End". Com bastante peso e intensidade, a canção é a pura essência do Heavy Metal, pois conta com muita força e agressividade. O riff principal é pesado e cadenciado, mas preenchido com uma maliciosa melodia, tornando-se bem cativante. Música muito interessante, fechando o álbum em alta conta!





A
letra pode ser inferida como crítica ao ato da valorização oriunda
de uma perda:





Why
do you have to die to be a hero


It's
a shame a legend begins at its end


Why
do you have to die if you're a hero


When
there's still so many things to say unsaid













Considerações
Finais





Consistente
e consolidando o novo estilo musical desenvolvido pelo Judas Priest,
Stained Class auxiliou em ampliar o sucesso comercial da
banda.







KK Downing





O
álbum atingiu a boa 27ª posição da principal parada britânica de
discos. Além disto, foi o primeiro trabalho do Judas Priest a
conseguir atingir a principal parada norte-americana desta natureza,
a Billboard Top 200, com a modesta 173ª colocação.





Embora
Stained Class tenha sido bem recebido no Reino Unido, quase
alcançando as vendas de seu antecessor, Sin After Sin, a banda ainda
era praticamente desconhecida nos Estados Unidos, um resultado
atribuído à dificuldade que as audiências americanas possuíam em
digerir a música sombria do Judas Priest, que, naquela época, ainda
estava familiarizada com nomes como Led Zeppelin, Aerosmith, e KISS.





Para
os padrões norte-americanos da época, o Judas Priest e sua
musicalidade densa eram poucos convencionais.





Mas
o sucesso nos Estados Unidos seria conquistado, especialmente após
sua segunda turnê naquele país.





Em
2005, Stained Class foi classificado na 307ª posição no
livro The 500 Greatest Rock & Metal Albums of All Time,
lançado pela revista Rock Hard.





O
álbum é amplamente considerado como extremamente influente para as
vertentes Speed Metal e Thrash Metal da música mais
pesada. Ele também é visto como uma precoce indicação da New WaveOf British Heavy Metal.





Steve
Huey, do site AllMusic, dá ao disco uma nota 4,5 de um máximo de 5
possíveis, atestando: “Facilmente um dos álbuns mais importantes
do heavy metal já lançados, Stained Class marca o auge da
influência do Judas Priest, definindo o modelo sonoro para a New
Wave of British Heavy Metal mais do que qualquer outra gravação
única. Este é o ponto onde o Priest coloca tudo junto, abraçando a
sua identidade como a banda mais pesada do planeta e dando ao gênero
um novo patamar de potência, velocidade, musicalidade e
malevolência”.





Les
Binks também tocaria bateria no álbum seguinte, Killing Machine,
e no ao vivo Unleashed in the East (1979), gravado na turnê
pelo Japão durante aquele ano. Binks era um baterista realizado e
tecnicamente qualificado e sua adição revelou-se uma vantagem hábil
para a sonoridade da banda.





Enquanto
os três primeiros álbuns do Judas Priest possuía traços
consideráveis de Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple, bem como
baladas, Stained Class não continha quaisquer baladas, a
exceção da obscura “Beyond the Realms of Death”.





Mais
ou menos ao mesmo tempo, os membros da banda adotaram a agora famosa
imagem “de couro e tachas”.





Stained
Class
ultrapassa a casa de 500 mil cópias vendidas apenas nos
Estados Unidos.













Formação:


Rob
Halford – Vocal


K.
K. Downing – Guitarra


Glenn
Tipton – Guitarra, Backing Vocals


Ian
Hill – Baixo


Les
Binks – Bateria





Faixas:


01.
Exciter (Halford/Tipton) - 5:34


02.
White Heat, Red Hot (Tipton) - 4:20


03.
Better by You, Better Than Me (Wright) - 3:24


04.
Stained Class (Halford/Tipton) - 5:19


05.
Invader (Halford/Tipton/Hill) - 4:12


06.
Saints in Hell (Halford/Downing/Tipton) - 5:30


07.
Savage (Halford/Downing) - 3:27


08.
Beyond the Realms of Death (Halford/Binks) - 6:53


09.
Heroes End (Tipton) - 5:01





Letras:


Para
o conteúdo completo das letras recomenda-se o acesso a:
https://www.letras.mus.br/judas-priest/




Opinião
do Blog:



Se o Black Sabbath é considerado, com toda a justiça, o pai do Heavy Metal, o Judas Priest é um dos maiores, se não o principal, responsáveis por dar à sonoridade sua configuração mais amplamente reconhecida. A banda foi a principal força motriz a separar o Metal de suas origens ligadas ao Blues, acelerando os andamentos, apostando nas guitarras dobradas, intensificando o peso e a velocidade.





Para tanto, o grupo contava com músicos muito talentosos e que estavam amplamente dedicados a fazer do Heavy Metal sua forma de arte. A dupla de guitarras formada por Glenn Tipton e K. K. Downing é afiadíssima, Ian Hill é um bom baixista, além do talentoso Les Binks na bateria. Os vocais são oferecidos por uma verdadeira lenda-viva do estilo, Rob Halford.





Stained Class pode ser considerado o último passo no desenvolvimento da sonoridade Heavy Metal que se tornaria base para tantas bandas, especialmente às que ficariam ligadas à NWOBHM. O que eles começaram em Sad Wings of Destiny e aprimoraram em Sin After Sin, foi lapidado neste álbum.





As letras estão ainda mais amargas e realistas. A sonoridade ganhou mais urgência e intensidade, com um andamento ainda mais veloz, sem perder nada na parte técnica. Rob Halford se encontra impecável e as composições estão "redondas". Enfim, um álbum de primeiríssima linha.





Sendo assim, o ouvinte que seja fã de Heavy Metal (e mesmo os não fãs) podem esperar um disco sem faixas de enchimento e contando com músicas emblemáticas do catálogo do grupo.





"Exciter" é uma típica faixa de abertura de um disco de Metal, um arrasa-quarteirão com força, peso e intensidade. Assim também o é a excelente "Heroes End". Outra canção pesada e marcante é a ótima "Saints in Hell".





O cover para "Better by You, Better Than Me" é bem interessante. Há, ainda o clássico incontestável, a espetacular "Beyond the Realms of Death", uma música que contém o DNA inconfundível do Judas Priest.





Mas a preferida do Blog é a extraordinária faixa-título, "Stained Class", a qual merecia mais destaque por parte dos fãs e, principalmente, pela própria banda.





Enfim, o Judas Priest dispensa maiores apresentações e sua importância para o Rock e o Heavy Metal é incontestável para qualquer fã dos estilos. Stained Class é, para o Blog, uma obra essencial para se conhecer e admirar, uma referência para as vertentes mais pesadas do estilo. Obrigatório!

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