LYNYRD SKYNYRD - SECOND HELPING (1974)






Second
Helping é o segundo álbum de estúdio da banda norte-americana
Lynyrd Skynyrd. Seu lançamento oficial aconteceu em 15 de abril de
1974, através do selo Sounds of the South. A maior parte das
gravações (exceto a faixa 1) aconteceram em janeiro de 1974, no
Record Plant Studios, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A produção
ficou por conta de Al Kooper.











Após
mais de 4 anos, o Lynyrd Skynyrd volta ao Blog com outro de seus
trabalhos fundamentais. O Blog, brevemente e como de costume,
abordará os fatos que antecederam ao lançamento do disco para
depois passear por suas faixas.





Em
13 de agosto de 1973 era lançado o primeiro álbum de estúdio do
Lynyrd Skynyrd, o antológico Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd.





'Pronounced'
atingiu a 27ª posição da principal parada norte-americana de
álbuns, a Billboard, um feito e tanto para um grupo pouco conhecido
nacionalmente.





Muito
mais importante que isto, o álbum apresentou uma banda com
sonoridade distinta, a qual fundia o Rock com a musicalidade do sul
dos Estados Unidos (como o Blues, o Soul, o Country; gênero que
ficou conhecido como Southern Rock), mas também com boas doses de
Hard Rock.





'Pronounced'
apresentou alguns dos maiores clássicos do grupo, como a belíssima
“Tuesday's Gone”, a envolvente “Gimme Three Steps”, a
espetacular “Simple Man” e o épico de 9 minutos chamado “Free
Bird”.





Em
pouco tempo as vendas superaram a casa de 1 milhão de cópias apenas
nos Estados Unidos.





A
base de fãs do Lynyrd Skynyrd continuou a crescer rapidamente por
todo o ano de 1973, em grande parte devido ao seu posto como grupo de
abertura durante a turnê norte-americana de Quadrophenia,
álbum clássico da banda inglesa The Who.





Após
a turnê e com um conjunto bem entrosado, o Lynyrd Skynyrd começava
a se preparar para compor, gravar e lançar seu segundo trabalho.






em 1974, o trio de guitarristas da banda (Gary Rossington, Ed King e
Allen Collins) contribuíram com o vocalista, Ronnie Van Zant, na
composição das canções que formariam o novo álbum, batizado de
Second Helping.







Ed King





Completavam
a formação do Lynyrd Skynyrd o tecladista Billy Powell, o baixista
Leon Wilkeson e o baterista Bob Burns.





Second
Helping conta com um dos maiores (senão o maior) clássicos do
grupo, “Sweet Home Alabama”. Como se verá, envolta a alguma
polêmica.





A
capa é bem legal, contando com fotografias dos membros do grupo.





Vamos
às faixas:





SWEET
HOME ALABAMA





Uma melodia bela, maliciosa e cativante é a marca registrada de um dos grandes clássicos do Rock em todos os tempos. "Sweet Home Alabama" possui o swing e a malevolência típicos da sonoridade da fase clássica do Lynyrd Skynyrd. O refrão é memorável e o trabalho das guitarras, por sua vez, primoroso. Enfim, uma faixa para a história.





A
letra é uma ode ao homem do sul dos Estados Unidos:





Well
I heard Mr. Young sing about her


Well,
I heard old Neil put her down


Well,
I hope Neil Young will remember


A
southern man don't need him around anyhow










Lançada
como single, atingiu a excelente 8ª posição da principal parada
norte-americana desta natureza. Ainda conquistou a 6ª colocação na
correspondente canadense.





A
inspiração para a composição de “Sweet Home Alabama” veio
através do guitarrista Ed King, em um ensaio pouco tempo após o
músico ter trocado o baixo pela guitarra. Em um ensaio, King ouviu
um riff tocado por outro guitarrista da banda, Gary Rossington, que o
marcou.





Em
entrevista, King afirma que na noite daquele ensaio, os acordes e os
dois principais solos de guitarra vieram até ele em sonho, nota por
nota. No dia seguinte, King apresentou a música para seus
companheiros de grupo. Na mesma sessão, a faixa “I Need You”
teria surgido.





A
faixa foi inicialmente gravada no Studio One, em Doraville, Georgia,
apenas com os seguintes membros da banda: além de King, o baixista Wilkeson e
o baterista Burns, estabelecendo a base de apoio da canção. King
utilizou um amplificador Marshall, pertencente a Allen Collins, e a
guitarra usada na gravação foi uma Fender Stratocaster de 1972. No
entanto, King afirma que a guitarra era um modelo muito pobre e
possuía captadores ruins, forçando-o a aumentar o amplificador ao
máximo para obter um volume decente do mesmo. Esta guitarra, agora,
é exibida no Rock and Roll Hall of Fame Museum, em Cleveland, Ohio,
nos Estados Unidos.





A
famosa frase "Turn it up", proferida pelo vocalista Ronnie
Van Zant no início da canção, realmente não era para estar na
música. Van Zant estava simplesmente pedindo ao produtor Al Kooper e
ao engenheiro de som Rodney Mills para aumentar o volume em seus
fones de ouvido para que ele pudesse ouvir melhor a faixa.





A
contagem ouvida no início da música é falada por King. Esta
contagem, na primeira música de um álbum foi uma espécie de
assinatura que o produtor Al Kooper costumava colocar em discos que
ele produzia.





Curiosamente,
nenhum dos três compositores da canção eram do Alabama. Ronnie Van
Zant e Gary Rossington eram ambos nascidos em Jacksonville, Flórida.
Ed King era de Glendale, Califórnia.





A
letra de “Sweet Home Alabama” foi escrita como uma resposta a
duas canções, “Southern Man” e “Alabama”, do cantor
canadense Neil Young, que tratava de temas como o racismo e a
escravidão, ambos presentes no Sul dos Estados Unidos. Segundo o
vocalista Ronnie Van Zant: “Nós pensamos que Neil estava atirando
em todos os patos para matar um ou dois”.







Ronnie Van Zant





Neil
Young, em sua autobiografia de 2012, Waging Heavy Peace,
comentou sobre o seu papel na criação da música, escrevendo:
“Minha própria música “Alabama” mereceu o tiro que o Lynyrd
Skynyrd me deu com o seu grande sucesso. Eu não gosto de minhas
palavras quando as ouço. Elas são acusatórias e condescendentes,
não inteiramente pensadas, e muito fáceis de serem mal
interpretadas”.





Outro
motivo de controvérsia na letra é que ela se refere ao governador
do Alabama, George Wallace (claramente segregacionista) e ao
escândalo que ficou conhecido como Watergate:





In
Birmingham, they love the governor (boo boo boo)


Now
we all did what we could do


Now
Watergate does not bother me


Does
your conscience bother you?


Tell
the truth





Muitas
vezes, a letra foi apontada como um reforço ao governador Wallace, o
que Ronnie Van Zandt claramente rechaçava: “As letras sobre o
governador do Alabama foram mal compreendidas. O público em geral
não percebeu as palavras Boo Boo Boo!!!... após essa linha,
em particular, e os meios de comunicação pegaram apenas a
referência ao povo amando o governador”.





O
jornalista Al Swenson argumenta que a canção é bem mais complexa
do que, às vezes, é dado o crédito, sugerindo que a imprensa só a
olha como um endosso a Wallace.





Atente
aos versos abaixo:





Now
Muscle Shoals has got the Swampers


And
they've been known to pick a song or two





Isto
refere-se à cidade de Muscle Shoals, no Alabama, um local que ficou
conhecido para a gravação de música popular por causa do "som"
trabalhado em seus estúdios de gravação locais e pelos talentosos
músicos de back-up.





A
palavra Swampers se refere ao Muscle Shoals Rhythm Section, músicos,
os quais trabalharam na formação do chamado “Muscle Shoals
Sound”, sendo eternizados no Alabama Music Hall of Fame, em 1995.





Parte
da referência vem dos anos de 1971-1972 em que o Lynyrd Skynyrd
havia gravado demos em Muscle Shoals, com Jimmy Johnson (um dos
Swampers) como engenheiro de produção/gravação. Johnson ajudou a
refinar muitas das canções que seriam ouvidas pela primeira vez
pelo público no álbum Pronounced.





O Lynyrd
Skynyrd permanece conectado a Muscle Shoals, tendo gravado uma série
de obras na cidade e tornando-se um dos pontos de parada em suas
turnês.





Kid
Rock, Garth Brooks e bandas como a alemã Bonfire fizeram versões
para o clássico. A revista Rolling Stone colocou “Sweet Home
Alabama” na 398ª posição em sua lista The 500 Greatest Songs
of All Time
.













I
NEED YOU





Já em "I Need You", a banda opta por uma melodia mais amena, mas com uma inegável atmosfera dolorida. Há uma inconfundível influência bluesy a qual traz um aspecto soturno em um trabalho incrível da seção rítmica. Música espetacular.





A
letra possui sentido romântico:





I
woke up early this morning


And
sun came shining down


And
it found me wishin' and hopin'


Mama,
you could be around


Well
,you know that I need you


More
than the air that I breathe


And
I guess I'm just trying to tell you woman


Oh,
what you mean to me













DON'T
ASK ME NO QUESTIONS





A terceira canção do trabalho traz um ótimo ritmo, alegre e envolvente, contrastando absurdamente com o clima da faixa anterior. O solo de guitarra próximo aos 2 minutos é muito legal, especialmente pelo acompanhamento dos teclados de Billy Powell.





A
letra é uma mensagem para pessoas de fora da banda as quais a
cobravam pelo seu sucesso:





So,
don't ask me no questions


And
I won't tell you no lies


So,
don't ask me about my business


And
I won't tell you goodbye













Lançada
como single, não obteve maior repercussão nas principais paradas de
sucesso desta natureza.













WORKIN'
FOR MCA





"Workin' for MCA" possui a inegável pegada do Lynyrd Skynyrd, mas, simultaneamente, flerta mais deliberadamente com o Hard Rock e o Blues Rock. Alterna passagens mais aceleradas com outras mais cadenciadas. Trabalhos impecáveis de Billy Powell nos teclados e Van Zant nos vocais.





A
letra possui um tom sarcástico e crítico:





Want
you to sign your contract


Want
you to sign today


Gonna
give you lots of money


Workin
for MCA













THE
BALLAD OF CURTIS LOEW





Como o próprio nome diz, trata-se de uma balada. Há as incontestáveis influências Country e Bluesy na sonoridade, mas com o toque de swing e criatividade típicos do Lynyrd Skynyrd. Ótima atuação de dos vocais de Van Zant. Linda música.





A
letra é uma homenagem a um Bluesman:





Play
me a song Curtis Loew, Curtis Loew


I
got your drinking money, tune up your dobro


People
said he was useless, them people are the fools


'Cause
Curtis Loew was the finest picker to ever play the blues





Segundo
o site oficial da banda, a canção é baseada em um composto de
pessoas que realmente viveram no bairro original do vocalista Ronnie
Van Zant em Jacksonville, no estado norte-americano da Florida.
Especificamente, a loja (Country Store) “é baseada na mercearia de
Claude Midway, na esquina da Plymouth com a Lakeshore, em
Jacksonville”.













SWAMP
MUSIC





"Swamp Music" é uma verdadeira homenagem à música sulista dos Estados Unidos, pois a banda funde seu Rock com as sonoridades típica da região, criando uma canção divertida e repleta de ritmos, sendo dominada pelo teclado de Billy Powell e pelo baixo de Leon Wilkeson. 





A
letra é simples e em tom de diversão:





Hound
dog sing that


Swamp,
swamp, swamp, swamp music


Swamp,
swamp, swamp, swamp music


When
the hound dog starts singin'


I
ain't got them big ol' city blues













THE
NEEDLE AND THE SPOON





O baixo de Wilkeson está bem presente nesta ótima faixa, a qual é dominada pelo trio de guitarristas. O peso está na dose exata e, ao mesmo tempo, o riff principal, embora simples, é muito criativo e dominante. O refrão é éxcelente, especialmente pela forma grandiosa que é interpretado por Ronnie Van Zant.





A
letra é divertida, mas pode ser interpretada como um aviso para quem
se arrisca com uso de drogas:





Lord,
their gonna bury you boy



Don't
mess with the needle



Now
I know, I know, I know...













CALL
ME THE BREEZE





A oitava - e última - faixa de Second Helping é "Call Me the Breeze". JJ Cale é sinônimo de música de altíssima qualidade e, claro, que esta magnífica canção não é exceção. O Lynyrd Skynyrd executa uma competentíssima versão com um envolvente toque Bluesy, mas com o peso das guitarras mais acentuado. Fecha o disco em alta performance.





A
letra é uma mensagem de se seguir em frente:





Well
now, they call me the breeze


I
keep blowin' down the road


Well
now, they call me the breeze


I
keep blowin' down the road





"Call
Me the Breeze" é uma canção composta originalmente pelo
músico norte-americano JJ Cale. Ela apareceu pela primeira vez em
seu primeiro álbum, Naturally (1972), como a faixa de
abertura.













Considerações
Finais





Embalado
pelo sucesso estrondoso de “Sweet Home Alabama”, Second Helping
foi um grande sucesso de crítica e, também, comercial.





Em
termos de paradas de sucesso, alcançou a ótima 12ª colocação na
principal parada norte-americana, a Billboard, embora não tenha
repercutido na correspondente britânica. Ficou com a 9ª posição
na parada canadense.





Stephen
Thomas Erlewine, do site AllMusic, dá ao álbum nota máxima,
definindo: “Esta é a parte do Skynyrd de que a maioria das pessoas
se esquecem - eles eram uma grande banda, mas porque eles eram
indelevelmente casados como grande compositores. E em nenhum lugar
isso foi mais evidente que em Second Helping”.





Também
o crítico Robert Christgau avalia o disco muito positivamente.





Como
foi dito, o álbum foi o primeiro grande sucesso comercial da banda, e
contou com o seu mais popular single, “Sweet Home Alabama”, uma
resposta a “Southern Man”, de Neil Young, e com trabalho de
guitarra criado por Ed King.





Ao
contrário do que se pensa, Young e Van Zant não eram rivais, mas
fãs recíprocos da música de cada um e bons amigos. Tanto que Young
escreveu a canção “Powderfinger” para o Lynyrd Skynyrd, mas o
grupo nunca a gravou.





O
sucesso era tal que, em julho de 1974, o Lynyrd Skynyrd foi um das
atrações principais no festival The Ozark Music Festival, realizado
no estado norte-americano do Missouri.





Em
Janeiro de 1975, o baterista Bob Burns deixou o grupo e foi
substituído por Artimus Pyle, o qual gravaria o terceiro álbum do
conjunto, Nuthin' Fancy, lançado em março de 1975.





Second
Helping
supera a casa de 2 milhões de cópias vendidas apenas
nos Estados Unidos.













Formação:


Ronnie
Van Zant - Vocal


Gary
Rossington - Guitarra


Allen
Collins - Guitarra


Ed
King - Guitarra, Backing Vocal, Baixo em “I Need You” e “Don' t
Ask Me No Questions”


Billy
Powell - Teclados


Leon
Wilkeson - Baixo, Backing Vocal


Bob
Burns - bateria, exceto “I Need You”


Músicos
Adicionais:


Mike
Porter - bateria em “I Need You”


Merry
Clayton, Clydie King, Sherlie Matthews – Backing Vocal em “Sweet
Home Alabama”


Bobby
Keys, Trevor Lawrence e Steve Madaio - Horns em “Don' t Ask
Me No Questions” e “Call Me the Breeze”


Al
Kooper - Backing Vocal, Piano em “Don' t Ask Me No Questions” e
“The Ballad of Curtis Loew”





Faixas:


01.
Sweet Home Alabama (King/Rossington/Van Zant) – 4:43


02.
I Need You (King/Rossington/Van Zant) – 6:55


03.
Don't Ask Me No Questions (Rossington/Van Zant) – 3:26


04.
Workin' for MCA (King/Van Zant) – 4:49


05.
The Ballad of Curtis Loew (Collins/Van Zant) – 4:51


06.
Swamp Music (King/Van Zant) – 3:31


07.
The Needle and the Spoon (Collins/Van Zant) – 3:53


08.
Call Me the Breeze (Cale) – 5:09





Letras:


Para
o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
https://www.letras.mus.br/lynyrd-skynyrd/





Opinião
do Blog:


É sempre bom ressaltar o valor inestimável que o Lynyrd Skynyrd tem para a história do Rock e o quanto de música de primeira linha a banda produziu, especialmente em seus primeiros anos de trajetória. A fusão inteligente do Rock com a tradicional música sulista norte-americana fez do grupo um dos padrões do chamado Southern Rock.



Para o Blog, o melhor e mais sensacional álbum que a banda produziu foi mesmo sua estreia, 'Pronounced', já analisado pelo Blog em 2012. Mas Second Helping consegue a façanha de chegar próximo à qualidade estratosférica de seu antecessor.



Isto só comprova a alta categoria dos músicos que formavam o Lynyrd Skynyrd naquela época. O entrosamento e a competência deles são comprovados não apenas pela alta qualidade das composições, mas também, com a execução praticamente impecável das músicas.



Difícil apontar destaques individuais quando o conjunto fala mais alto. Mas o Blog ressalta o bom trabalho, muito criativo, do tecladista Billy Powell; abusando do feeling e trazendo um frescor para as melodias presentes nas músicas. Também a atuação de Ronnie Van Zant merece ser mencionada, especialmente em "I Need You".



As letras são simples e divertidas. Não deixe de conferir, especialmente "Sweet Home Alabama".



Por falar em "Sweet Home Alabama", é retórico, mas necessário, reafirmar que se trata do maior clássico gravado pelo Lynyrd Skynyrd e sua canção símbolo, a qual define o estilo e a sonoridade desta histórica formação. Uma música para a eternidade.



Mas nem só deste estandarte vive Second Helping. A intimista "The Ballad of Curtis Loew" é uma faixa belíssima e instigante. Assim como a intensa "The Needle and the Spoon", com as guitarras brilhando intensamente.



Mas o Blog coloca como maior destaque, obviamente após "Alabama", para a lindíssima e dramática "I Need You", a qual transborda dor e sentimento por todos os poros.



Enfim, o Lynyrd Skynyrd dos anos 70 não merece apenas ser ouvido como também reverenciado pelo seu trabalho excelente produzido naquela década. A banda ficou marcada pela tragédia que sofreu em 1977, mas, felizmente, deixou música de primeira linha gravada na história do Rock. Second Helping é uma prova disto. Extremamente obrigatório!

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