NIGHT RANGER - DAWN PATROL (1982)







Dawn
Patrol é o álbum de estreia da banda norte-americana Night Ranger.
Seu lançamento oficial aconteceu em novembro de 1982, através do
selo Boardwalk Records. As gravações ocorreram durante aquele mesmo
ano e a produção ficou por conta de Pat Glasser.











Hoje
o Blog vai focar no primeiro álbum de estúdio do Night Ranger, o
qual, ao lado do Kix, é uma das bandas pioneiras no estilo que
ficaria conhecido pelo nome de Glam Metal, a principal vertente do
Hard Rock norte-americano durante os anos 80. Como nossos leitores
estão acostumados, um breve histórico sobre o conjunto antecederá
o consagrado faixa a faixa.





Para
se buscar as origens do Night Ranger, vai-se voltar no tempo, ao
final da década de 1970.





Jerry
Martini, um norte-americano nascido em Denver, foi um dos músicos
associados ao surgimento da famosa banda de Funk, Soul, R&B,
entre outros estilos musicais, chamada Sly and the Family Stone. Ele
se apresentou com o grupo desde o seu início, em 1967, até sua
primeira dissolução, em 1975.





Ainda
em 1975, Martini apareceu no primeiro álbum solo do antigo líder de
sua ex-banda, Sly Stone, chamado High on You, o qual contava
com o hit “I Get High on You”.






em 1977, Martini tocou no álbum Now Do U Wanta Dance, o
quinto disco de estúdio do conjunto Graham Central Station, o qual
era liderado por outro ex-membro do Sly and the Family Stone, o
baixista Larry Graham.





Depois
disso, a nova empreitada de Jerry Martini foi formar sua própria
banda, com foco na música Funk norte-americana.





O
grupo foi batizado de Rubicon.





Formavam
o conjunto, obviamente além de Jerry Martini, os seguintes músicos:
Greg Eckler (vocal e bateria), Brad Gillis (guitarra), Max Haskett
(vocal), Dennis Marcellino (sax e vocal), Jim Pugh (teclados) e Jack
Blades (baixo).







Jack Blades





O
Rubicon chegou a gravar 2 álbuns no final da década de 70. O
primeiro, autointitulado, saiu em 1978, gerando sua única música de
sucesso: o single “I'm Gonna Take Care of Everything”.





“I'm
Gonna Take Care of Everything” chegou ao 28º lugar da principal
parada norte-americana de singles, nela permanecendo por 11 semanas.






em 1979, saiu o segundo álbum de estúdio do Rubicon, America
Dreams
, o qual foi incapaz de gerar qualquer hit parecido com o
trabalho anterior.





Sem
retorno comercial, a decisão de Martini, em conjunto com os demais
músicos, foi a dissolução do Rubicon.





E é
aí que começa a história do Night Ranger.





Após
o fim do Rubicon, em 1979, o baixista Jack Blades formou um trio
musical de estilo totalmente diferente de sua banda anterior, com a
musicalidade calcada no Hard Rock setentitsta.





Para
tanto, Blades convidou outros 2 membros do extinto Rubicon: o
baterista Kelly Keagy e o guitarrista Brad Gillis.





Inicialmente,
o projeto foi batizado simplesmente de Stereo. Logo depois, o trio
adicionou um tecladista, Alan Fitzgerald.





Alan
Fitzgerald era um músico experiente. Ele havia sido baixista da
lendária banda do Hard Rock setentista, o Montrose, gravando os
álbuns Paper Money (1974) e Warner Brothers Presents...
Montrose!
(1975).





Depois
disso, Alan Fitzgerald tomou parte na banda que apoiava a
carreira-solo do grande Sammy Hagar (o qual havia sido vocalista do
Montrose). Com Hagar, gravou os álbuns Nine on a Ten Scale
(1976), Sammy Hagar (1977) e o ao vivo All Night Long
(1978).





Ainda
em 1978, Fitzgerald gravou a estreia da carreira-solo do guitarrista
Ronnie Montrose, Open Fire, um álbum instrumental no qual
Alan atuou como baixista.





Alan
ainda seguiu Ronnie Montrose em seu, então, novo projeto, o grupo
chamado Gamma e que tinha como vocalista Davey Pattison. Com o Gamma
gravou seu disco de estreia, Gamma 1, de 1979, atuando
novamente como baixista.





Logo
após se juntar ao Stereo, Fitzgerald sugeriu a adição de um
segundo guitarrista, transformando o conjunto de um trio para um
quinteto. O nome indicado por Alan foi Jeff Watson, um guitarrista
virtuoso, que liderava sua própria banda no norte da Califórnia.







Brad Gillis





Desta
forma, as sementes para uma nova banda de Hard Rock melódico foram
semeadas, mudando seu nome para simplesmente Ranger.





Sob
o nome de Ranger, o grupo se apresentou bastante até conseguir um
contrato com a gravadora Boardwalk Records, em 1982. E começou a
trabalhar em seu primeiro álbum de estúdio, Dawn Patrol.





As
primeiras edições do álbum foram impressas e estavam prontas para
serem enviadas às lojas quando se descobriu que havia uma banda
country, da Califórnia, com o mesmo nome. Chamada de The Rangers, o
tal conjunto reivindicou uma violação de marca registrada.





Assim,
banda que se chamava Ranger, decidiu nomear-se Night Ranger, devido a
uma canção que Blades havia composto para o álbum.





A
gravadora destruiu as cópias impressas com o nome da banda como
simplesmente Ranger.





Dawn
Patrol
faz jus ao seu nome, com uma capa que mostra um sistema de
vigilância.





Vamos
às faixas:





DON'T
TELL ME YOU LOVE ME





Os teclados de Alan Fitzgerald se destacam, logo de início, em "Don't Tell Me You Love Me", com uma sonoridade típica dos anos oitenta. A música possui um ritmo urgente, com a seção rítmica bastante acelerada. Ótimos solos de guitarras. 





A
letra possui conotação sexual:





It
ain't the way you move


It
ain't the way that you move me


Oh
no


It
ain't the way you shake


It
ain't the way that you shake me


Oh
no


It's
been 25 years, I'm a kid on the run


I've
got a pistol for action













“Don't
Tell Me You Love Me” foi lançada como single para promover Dawn
Patrol
e acabou muito bem-sucedida nos Estados Unidos.





Atingiu
a boa 40ª posição da principal parada de singles norte-americana.
Também ficou a 92ª colocação da lista Top 100 Hard Rock Songs,
do canal de televisão VH1.













SING
ME AWAY





"Sing Me Away" possui um ritmo mais cadenciado, com destaque para uma guitarra mais intensa, ao fundo, e a liderança melódica dos teclados de Fitzgerald. O refrão é mais suave e "meloso", com predominância ainda maior dos teclados. Bons vocais de Jack Blades.





A
letra possui conotação romântica:





Sometimes
I sit and I dream on for hours


Sometimes
my hours they turn into days


I
dream of a girl I once knew as a schoolboy


She
is the one who could sing me away


But
she is a long ways away


And
I want to be with her today


I'll
think of a way I can get back


Oh
I'd run all the way back home













“Sing
Me Away” foi outro single lançado para promoção do disco. Também
fez algum barulho em termos da principal parada norte-americana desta
natureza, alcançando a 54ª posição.













AT
THE NIGHT SHE SLEEPS





Nesta faixa, o Night Ranger aposta em um ótimo riff de guitarra, forte e intenso, como a base da composição. O ritmo é cadenciado, em uma pegada Hard Rock, mas muito melódico. A bateria de Kelly Keagy também se mostra marcante. Os solos de guitarra também são bons.





A
letra pode ser inferida sobre solidão:





With
tears in her eyes


She
remembers his smile


As
she studies the photograph


They
were together


She
held his hand and it broke my heart


They
were forever


Then
she turned around and he was gone


At
night she sleeps













CALL
MY NAME





Fitzgerald cria um clima mais melancólico em uma introdução suave, mas triste. Com o tempo as guitarras se apresentam, complementando o ritmo ditado pelos teclados. "Call My Name" é uma balada, mas com força e intensidade, especialmente no refrão. Ótima música.





A
letra se refere a um relacionamento:





I
hear your voice over the sound of the city


I
hear you call my name


And
I hear that now you spend you life feeling pity


But
who am I to blame


I
see that some things never change


Summer
kisses never last through September


I
thought you'd understand


That
holding hands ain't exclusive to lovers


Guess
it was part of your plan


The
tender moments were part of your plan













EDDIE'S
COMIN' OUT TONIGHT





Nesta canção, a banda aposta na alternância de passagens, ora mais suaves e lentas, ora mais pesadas e intensas. É notória a dominância melódica dos teclados de Fitzgerald, mas as guitarras estão muito presentes também. Bons vocais de Blades, nesta faixa bem interessante. 





A
letra menciona liberdade:





In
the alley's where he's king


He
got a grin on his face


He
says he loves the rat race


He
always plays to win













CAN'T
FIND ME A THRILL





Em "Can't Find Me a Thrill", quem dita o ritmo são as guitarras. Mais fortes e, talvez, com mais distorção, elas se fazem dominantes nesta composição. Os vocais de Blades são mais agressivos, mas o destaque vai para a dupla de guitarristas Jeff Watson e Brad Gillis.





A
letra fala sobre limites:





Cocaine
and women


They
treat you the same


Set
you up for the nightlife


And
leave you ashamed


One
too many habits


And
none ever satisfy me













YOUNG
GIRL IN LOVE





Em "Young Girl in Love", é nítida uma forte influência AOR, com um ritmo cadenciado, muitos teclados e guitarras presentes. A melodia é mais suave e o clima 'festivo', com os vocais de Blades sendo o destaque.





A
letra fala sobre uma jovem garota apredendo a viver:





Young
girl in love


So
you found yourself a lover


No
nights of lonliness


You
gave them all you had to give


With
a touch and a tender kiss


Then
you found yourself in trouble


It
was love or so it seemed


Then
he turned his head


And
walked away













PLAY
ROUGH





"Play Rough" começa mais lenta, mas apresenta guitarras mais fortes e presentes. A sonoridade é bem típica do Hard Rock oitentista, com peso, mas muita melodia. Boa faixa, em especial, os solos dos guitarristas, com muito feeling.





A
letra é simples e fala sobre determinação:





You
wanna play rough tonight


Better
think once better think twice


You
wanna play rough tonight


It's
all in the way that you roll the dice


You
wanna play rough tonight


Gonna
get hurt better think twice













PENNY





Para o Blog, é impossível ouvir "Penny" e não se lembrar imediatamente do Van Halen, mesmo que no refrão a pegada inicial da composição se abrande, momento no qual os teclados de Fitzgerald predominam. Ótimos vocais de Blades.





A
letra é sobre um relacionamento:





Penny
it's not that I don't really understand


It's
crazy to me


I
took you to see all the stars in the sky


They
twinkle in your eyes


There
isn't a doubt


It's
what you're talking about













NIGHT
RANGER





A décima - e última - faixa de Dawn Patrol é "Night Ranger". Na derradeira música do álbum, o grupo flerta com o Heavy Metal, empregando mais peso e intensidade à composição, com a seção rítmica muito constante, incluindo um momento totalmente NWOBHM no meio da canção! Fecha o disco com chave-de-ouro!





A
letra é simples, mencionando um vigilante noturno:





In
the cool city


In
the heat of the night


Looking
for adventure


On
the face of the light


A
Colorado school boy


Put
his days on the line


Nights
out of paperback


"Catcher
In The Rye"













Considerações
Finais





Catapultado
por 2 singles de sucesso, Dawn Patrol acabou se saindo muito
bem, especialmente se levando em conta o fato de ser um debut.





O
disco acabou atingindo a boa 38ª posição da principal parada de
álbuns dos Estados Unidos, a Billboard.





A
crítica especializada acabou recebendo o trabalho de forma positiva.
Eduardo Rivadavia, do site All Music, dá ao álbum 4 de um máximo
de 5 estrelas e afirma: “Ao contrário de muitos de seus
contemporâneos do Glam Metal, o primeiro trabalho do Night Ranger
envelheceu muito bem, e esta excelente estreia, de 1982, é um
segredo bem guardado do gênero”. E complementa: “E apesar de
oferecer a balada obrigatória em “Call My Name” (que é
realmente muito boa), a banda raramente permite que o nível de
intensidade do álbum diminua”.





O
grupo saiu em turnê, como banda de abertura para nomes de peso, como
ZZ Top e Ozzy Osbourne. Este último havia empregado Brad Gillis como
guitarrista substituto para Bernie Torme, o qual havia sido, também,
um substituto provisório do então recentemente falecido guitarrista
Randy Rhoads, morto em março de 1982.





Brad
Gillis ajudou Osbourne a encerrar sua turnê e aparece no álbum ao
vivo de Ozzy, Speak of the Devil, também lançado em novembro
de 1982 e cujas gravações ocorreram em apresentações dos dias 26
e 27 de setembro daquele mesmo ano.





Depois
que o selo Boardwalk Records quebrou, o produtor Bruce Bird assegurou
ao Night Ranger um contrato com a gravadora MCA Records, através de
sua subsidiária, a Camel, em 1983.





Em
outubro de 1983, o Night Ranger lançaria seu segundo álbum de
estúdio, o grande sucesso Midnight Madness.













Formação:


Jack
Blades - Baixo, Vocal


Jeff
Watson - Guitarras


Brad
Gillis - Guitarras


Alan
Fitzgerald - Teclados


Kelly
Keagy - Bateria





Faixas:


01.
Don't Tell Me You Love Me (Blades) - 4:19


02.
Sing Me Away (Keagy/Blades) - 4:09


03.
At Night She Sleeps (Keagy/Blades) - 4:08


04.
Call My Name (Blades) - 3:42


05.
Eddie's Comin' Out Tonight (Blades) - 4:26


06.
Can't Find Me a Thrill (Blades) - 3:19


07.
Young Girl In Love (Keagy/Blades) - 3:32


08.
Play Rough (Blades) - 4:14


09.
Penny (Blades) - 3:47


10.
Night Ranger (Blades) - 4:22





Letras:


Para
o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
https://www.letras.mus.br/night-ranger/




Opinião
do Blog:



Em todos estes anos de Rock: Álbuns Clássicos já ficou evidente que a sonoridade dos anos 80 que se convencionou chamar de Glam Metal é uma das preferidas de quem faz o site. Várias bandas do estilo apareceram por aqui.





O Glam Metal tornou ainda menor a tênue linha que separa o Hard Rock do Heavy Metal. No início dos anos 80, algumas bandas norte-americanas se inspiraram em grandes nomes do Hard setentista dos Estados Unidos como Aerosmith, KISS e, principalmente, o Van Halen e misturaram com o Heavy Metal que os britânicos estavam criando na NWOBHM e criaram uma nova vertente do Hard Rock.





O estilo estourou mesmo quando o Quiet Riot lançou Metal Health, em 1983, mas agora estamos tratando dos pioneiros da criação desta vertente. Como foi dito, Kix e Night Ranger dividem muito dos méritos quanto ao pioneirismo do Glam Metal.





Se em 1981, o Kix, em sua estreia, flertou deliberadamente com o Heavy Metal, o Night Ranger buscou mais elementos do Hard Rock no seu primeiro trabalho. Uma sonoridade não tão pesada e com muitos toques do AOR, um estilo muito em alta naquele momento.





A influência do supracitado AOR é mais evidente na forma com que os teclados de Alan Fitzgerald dominam boa parte de Dawn Patrol. Por muitos momentos do álbum, ele é o responsável por ditar toda a linha melódica das canções.





Jeff Watson e Brad Gillis também são ótimas presenças no disco, especialmente em solos rápidos, eficientes e com muito feeling. A seção rítmica é competente e o trabalho dos vocais de Jack Blades são outra grande qualidade do trabalho. As letras são absolutamente comuns.





Para o RAC, o álbum não possui momentos menores, sendo bem coeso e uniforme. Mas é possível apontar as prediletas.





"Don't Tell Me You Love Me" mostra esta pegada mista de Hard Rock/AOR e aponta para o futuro. Assim também o é a ótima "Sing Me Away", com uma sonoridade ainda mais próxima do Hard Rock oitentista. A balada "Call My Name" possui a cara dos anos 80.





Mas o Night Ranger também flerta com o Heavy Metal na ótima "Can't Find Me a Thrill" e na sensacional "Night Ranger", uma das melhores composições do grupo.





Concluindo, Dawn Patrol é um álbum importante para os fãs do Glam Metal, não apenas pelo seu pioneirismo, mas também por apontar para uma das sonoridades que seria dominante nos anos oitenta quando se trata de música mais pesada. O Night Ranger é uma ótima banda e fez um grande disco de estreia. Extremamente recomendado para fãs do estilo, como é o caso de quem faz o Blog!


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