FASTWAY - FASTWAY (1983)







Fastway
é o álbum de estreia da banda inglesa de mesmo nome, ou seja, o
Fastway. Seu lançamento oficial ocorreu em abril de 1983, através
do selo CBS Records. As gravações ocorreram nos estúdios Marcus
Music e Maison Rouge Studios, em Londres, na Inglaterra. A produção
ficou por conta do renomado produtor Eddie Kramer.






Hora
do RAC apresentar a nossos leitores o álbum de
estreia do Fastway, banda do lendário guitarrista do
Motörhead, ‘Fast’ Eddie Clarke. E é através dele,
resumidamente, que se começará este post.













Iron
Fist, clássico do Motörhead





Em
17 de abril de 1982, o Motörhead lançava seu quinto álbum
de estúdio, o clássico Iron Fist.





O
disco foi o sucessor do aclamado álbum ao vivo, No Sleep 'til
Hammersmith
, o qual alcançou o topo da principal parada
britânica desta natureza. O Motörhead passava por um período
de grande sucesso comercial.





O
disco acabou tendo problemas em sua fase de produção.
Originalmente, os trabalhos de gravação começaram com o produtor
Vic Maile. A banda paralisou as gravações para realizar alguns
shows com o grupo britânico Tank.





O
guitarrista do Motörhead, ‘Fast’ Eddie Clarke, havia
produzido o álbum de estreia do Tank, Filth Hounds of
Hades
, lançado em março 1982.





Quando
a banda retornou para as gravações de Iron Fist, Clarke se
mostrou insatisfeito com a produção de Vic Maile, sugerindo que o
Motörhead deveria produzir o disco por conta própria. No fim
das contas, Clarke, com ajuda do engenheiro de som Will Reid Dick,
produziu o álbum.





Embora
o líder do grupo, o saudoso Lemmy Kilmister, não tenha gostado do
resultado final da produção, Iron Fist acabou mantendo a
curva ascendente de sucesso do Motörhead. O disco alcançou a
6ª posição da principal parada britânica de discos.





O
principal single, “Iron Fist”, lançado antes mesmo do álbum,
atingiu a 29ª colocação da principal parada britânica de singles.





Eddie
Clarke deixa o Motörhead





O
grupo partiu para a turnê Iron Fist UK, entre 17 de março e
12 de abril de 1982. Depois, viria a primeira turnê norte-americana
como atração principal, a partir do dia 12 de maio daquele mesmo
ano.





Clarke
deixou o Motörhead, em especial, como consequência do grupo
gravar o EP Stand By Your Man, uma versão cover do clássico
de Tammy Wynette, em colaboração com Wendy O. Williams
and the Plasmatics
.





Toda
gravação, com Clarke atuando exclusivamente como produtor, foi
extremamente problemática. Além do mais, Clarke sentiu que a música
comprometeu os princípios da banda, recusando-se a tocar na
gravação.





É
mais provável que Clarke tenha saído do conjunto por causa da
tensão crescente com o baixista e líder do grupo, Kilmister, que
ficou infeliz com a produção de Clarke no álbum Iron Fist e
alimentou ameaças contínuas da demissão de Clarke.





Em
uma entrevista com o jornalista Scott Adams, que aparece no site
oficial de Clarke, o guitarrista insiste:





“(...)
Suponho que, naquele momento, o Motörhead, na verdade, tivesse
ido tão longe quanto possível. Eu não tinha decidido sair. Eu fui
forçado a sair pelos outros caras que, por diferentes motivos,
sentiram a necessidade de uma mudança. Esse tipo de acontecimento
pelo álbum Iron Fist. Nós deixamos de trabalhar bem juntos,
então a morte foi inevitável...”







'Fast' Eddie Clarke


Lemmy
e Taylor fizeram numerosas chamadas telefônicas para encontrar um
guitarrista, incluindo uma para Brian Robertson, anteriormente
guitarrista do
Thin Lizzy, que estava gravando um álbum solo
no Canadá. Ele concordou em ajudar e completar a turnê com eles.





O
último show de ‘Fast’ Eddie Clarke com o Motörhead
aconteceu em 14 de maio de 1982, em Nova York.





Mechanix





Em
fevereiro de 1982, o UFO lançava Mechanix, seu décimo
disco de estúdio.





Na
realidade, o UFO já passava por um momento menos glorioso,
desde a saída do guitarrista Michael Schenker, no final dos anos 70.





Sem
Schenker e com Paul Chapman na guitarra, o grupo havia gravado os
álbuns No Place to Run (1980) e The Wild, the Willing and
the Innocent
(1981), ambos, sem causarem maior estardalhaço
comercial ou de crítica.





Mechanix,
entretanto e surpreendentemente, acabou se tornando um disco
bem-sucedido. Mais pesado e agressivo que seu antecessor, o álbum
atingiu a ótima 8ª posição da principal parada britânica, embora
tenha conquistado apenas a 82ª colocação na correspondente
norte-americana.





Os
singles retirados do trabalho, “The Writer” e “Let It Rain”,
acabaram por causar algum barulho, com boa divulgação nas rádios,
especialmente no Reino Unido.





Pete
Way deixa o UFO





O
UFO fez extensa turnê para promoção de Mechanix
durante 1982. Mas, no final daquele ano, o baixista Pete Way
comunicou a seus colegas de banda que deixaria o grupo.





Enfim…
Fastway





Em
1983, ambos, o guitarrista ‘Fast’ Eddie Clarke e o baixista Pete
Way, estavam desapontados com suas antigas bandas e decidiram a
trabalhar juntos em uma nova roupagem.





Eles
recrutaram o baterista Jerry Shirley, anteriormente no grupo Humble
Pie
, e o vocalista, até então um desconhecido, Dave King.
Obviamente, o nome da banda surgiu de uma combinação dos sobrenomes
dos dois membros fundadores: Fastway.





No
entanto, Pete Way descobriu que não conseguiria escapar de seu
contrato de gravação com a gravadora Chrysalis Records (responsável
pelos lançamento do UFO) e, logo em seguida, recebeu uma
tentadora oferta para trabalhar com Ozzy Osbourne.





Desta
forma, Pete Way abandonou o projeto sem jamais ter tocado em um único
registro, sequer um mísero single.







Dave King


A
estreia do Fastway





Mesmo
assim, ‘Fast’ Eddie Clarke tocou o projeto à frente.





Com
um contrato com a gravadora Columbia Records, a banda partiu para os
estúdios Marcus Music and Maison Rouge Studios, em Londres, na
Inglaterra, para gravar seu disco de estreia.





Para
a gravação, a solução foi colocar um músico de estúdio, Mick
Feat, que sequer foi creditado no lançamento da obra.





O
renomado produtor Eddie Kramer, famoso por seu trabalho com o KISS,
foi o escolhido para guiar os trabalhos. A capa é simples e remete à
palavra Fast.





Vamos
às faixas:





EASY
LIVIN’





Sem muitas delongas ou firulas, o Fastway já mostra a que veio em "Easy Livin'". O ritmo é acelerado e a intensidade está em alta. O solo de guitarra, de 'Fast' Eddie Clarke é bem legal.





A
letra menciona uma senhora de “vida fácil”:





Raising
like the Mary from below the sea


She's
got easy livin'


Dancin'
in the evening till a quarter to three


She's
got easy livin'


She's
never had a worry


She's
never in a hurry


Slithers
like a snake with the greatest of ease, well


Ooh,
ooh here she comes again


And
you know, you know what that spells


You've
got trouble with a capital "T"


I
wish you luck but she's gonna be full of history










“Easy
Livin’” foi o principal single para promoção de Fastway e
acabou fazendo algum barulho!





O
single conquistou a 74ª posição da principal parada britânica
desta natureza e ainda apareceu em algumas paradas secundárias dos
Estados Unidos.













FEEL
ME, TOUCH ME (DO ANYTHING YOU WANT)





Já em segunda faixa, o grupo aposta em um Hard Rock de base bluesy, contando com um riff simples, mas agradável. A seção rítmica constrói uma boa base enquanto a guitarra de Clarke se sobressai. Os bons vocais de Dave King complementam um dos pontos altos do disco.





A
letra possui conotação sexual:





Dynamite
and glycerine


Couldn't
change the way I feel about you


And
I think you should know


But
one thing's for sure


You
ain't all that poor


When
it comes to makin' love













ALL
I NEED IS YOUR LOVE





Esta é outra canção com ritmo cadenciado e andamento mais lento. Um Hard Rock básico e simples, mas com doses de atitude e inspiração. Destaque para a guitarra de Clarke e o baixo de Mick Feat. 





A
letra tem caráter romântico;





Runnin'
down the street


Tryin'
to shuffle my feet


Got
a cat on the end of my tail


Headin'
for the sky


Well,
there's no harm in trying


'Cause
our love, you've gone and blown it away


Dance
in the squeeze


It's
a killer disease


Baby,
I just think you're lost


Now
the time has come for me to pack up the cost













ANOTHER
DAY





"Another Day" possui um início lento, somente com a voz de King e Clarke ao violão. Mas, após este introdutório mais intimista, a faixa entra em alta rotação, com um Hard que flerta deliberadamente com o Heavy. Se a seção rítmica confere bastante peso à canção, é a guitarra de Eddie Clarke quem a domina, pois apresenta um riff bem inspirado e um ótimo solo.





A
letra é uma mensagem sobre seguir em frente:





Need
somebody gonna hold my hand


Now
every time I've been down


Every
time I've been down


You
called but I could hear them pray


You
don't want it but you can't find a way


And
you can't hold on


Hold
on for another day


It's
another day













HEFT!





"Heft!" é uma música que transpira sua densidade e seu aspecto soturno. O ritmo é lento, arrastado, mas cheia de peso e personalidade. Em alguns momentos a banda põe o pé no acelerador, mas sem abrir mão da intensidade. Ótimos desempenhos do vocalista King, do baterista Jerry Shirley e, claro, de Clarke.





A
letra é densa e sombria:





Please
brother can you spare me a dime


To
buy some bread and a bottle of wine


I'll
never ask for anything again


Just
help me, help me to survive













WE
BECOME ONE





"We Become One" flerta bastante com o Heavy Metal dos anos 70, demonstrando uma musicalidade pesada e sem abrir mão do senso melódico. O resultado é uma canção bastante inspirada e que bebe fartamente na fonte do Black Sabbath. Ótimo momento do álbum.





Ela
pode ser interpretada como autobiográfica:





The
shape now of things run


These
days it may seem


Strangled
like their chords


With
masks and chains they sell in vain


Yes,
to please, the falling hoards


We
become one


Now
I have seen all the good that we breathe


Intent
do no wrong


Just
wait and see


Your
wicked greed


It
will fall


To
our new song


We
become one










Lançada como single, não obteve maior repercussão em termos de paradas de sucesso.













GIVE IT ALL YOU GOT





Esta é uma música mais simples e, para o ano de 1983, soava bem atual, pois bebia na fonte da, então nascente, cena Glam Metal norte-americana. Sendo assim, a canção se trata de um Hard Rock bem malemolente, cheio de ritmo e sensualidade. 





A
letra é sobre confiança:





Dancin'
with my girl but she could have seen you


Don't
say I told you


I
told you it's true


Now
you're on your own


Feeling
the strain


Crying
won't help, ever, ever again


So
sad, ain't it true


Now
that you, you've got nothing left to lose













SAY
WHAT YOU WILL





O Hard Rock setentista é reverenciado com outro riff sensacional de Eddie Clark em "Say What You Will". O peso, a melodia e o ritmo intenso se fundem de maneira muito orgânica, contando com a grande atuação do vocalista Dave King.





A
letra é em tom de rebeldia:





Mercy
I'm Gonna' Bleed


Nobody's
Gonna' Make A Monkey Of Me


I
Can Do It For You


I'd
Be So Kind


'Cause
If I Don't I Think I'll Blow My Mind


Tonight





“Say
What You Will” foi lançada como single, mas não repercutiu nas
principais paradas desta natureza.













YOU
GOT ME RUNNIN’





Já em "You Got Me Runnin'", a banda aposta em um Rock simples e contagiante, com uma melodia envolvente e bom trabalho da bateria. O solo da guitarra de Clarke é interessante e com bom feeling.





A
letra é sobre diversão:





Dreamin'
up a crazy idea


Want
to make you jump and shout


Don't
you ever give into someone


That'll
make you decide













GIVE
IT SOME ACTION





A décima - e última - faixa de Fastway é "Give It Some Action". O disco se encerra com outra música que privilegia o talento de Eddie Clarke em criar bons riffs. Trata-se de um Hard Rock simples, mas bastante eficiente para fechar o álbum em um bom nível.





A
letra tem conotação romântica:





I
can see the misery


Shoot
in my bones


My
state of mind is far behind


To
when I left home


'Cause
over here


The
man he's sayin'


Nothing
to make me stay


But
don't you worry


I'll
be alright


I'll
make it okay













Considerações
Finais





Embalado
por boas canções, Fastway fez sucesso comercial e garantiu o
prosseguimento do projeto capitaneado pelo guitarrista ‘Fast’
Eddie Clarke.





O
álbum atingiu a boa 31ª posição da principal parada britânica de
álbuns, conquistando a relevante 43ª colocação em sua
correspondente norte-americana. Ainda ficou com o 70º lugar na
principal parada canadense.





Em
uma crítica retrospectiva, Bret Adams, do site AllMusic, dá
ao trabalho uma nota 2,5 de um máximo de 5. Ele declara: “(…) e
dizer que muito de Fastway tem mais do que uma semelhança
passageira com o Led Zeppelin é uma subavaliação. Apesar de
sua natureza derivada, esta é uma diversão descuidada e não
refinada. No geral, o trabalho de guitarras de Clarke, aqui, é mais
diversificado do que o que ele fez no Motörhead (...)”





Após
sucesso crítico e comercial, a banda fez uma turnê para promover o
álbum (com o baixista da banda Fix, Alfie Agius, como músico
convidado).





O
Fastway então recrutou Charlie McCracken, anteriormente do
Taste, como baixista definitivo.





O
álbum foi reeditado como um dois-em-um com o segundo álbum do
Fastway, All Fired Up; no entanto, essa edição omite a
música “Far Far from Home”, uma faixa bônus apresentada na
versão independente, em CD, do primeiro álbum.





A
gravadora Rock Candy Records, com sede no Reino Unido, desde
então reeditou o álbum com notas adicionais e faixas extras,
incluindo B-sides e sessões da BBC.





Em
julho de 1984, o Fastway lançou o ótimo All Fired Up,
seu segundo álbum de estúdio.













Formação:


Dave
King - Vocal, Gaita


‘Fast’
Eddie Clarke - Guitarra


Jerry
Shirley - Bateria


Músicos
adicionais:


Mickey
Feat - Baixo





Faixas:


01.
Easy Livin' (Clarke/King/Shirley) - 2:47


02.
Feel Me, Touch Me (Do Anything You Want) (Clarke/King/Shirley) - 3:27


03.
All I Need Is Your Love (Clarke/King/Shirley) - 2:32


04.
Another Day (Clarke/King/Shirley) - 4:41


05.
Heft! (Clarke/King/Shirley) - 5:38


06.
We Become One (Clarke/King/Shirley) - 3:59


07.
Give It All You Got (Clarke/King/Shirley) - 3:01


08.
Say What You Will (Clarke/King/Shirley) - 3:20


09.
You Got Me Runnin' (Clarke/King/Shirley) - 3:04


10.
Give It Some Action (Clarke/King/Shirley) - 4:11





Letras:


Para
o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
https://www.letras.mus.br/fastway/




Opinião
do Blog:



Os fãs da lendária banda Motörhead necessitam ter o guitarrista 'Fast' Eddie Clarke em alta conta, pois foi com ele que o grupo gravou muitos de seus principais álbuns como Bomber (1979), Overkill (1979) e Ace of Spades (1980).





Entretanto, neste post, o RAC traz outro momento da carreira do saudoso guitarrista, quando ele deixa o Motörhead para formar seu próprio conjunto: o Fastway.





Quando o cofundador da banda, o baixista do UFO, Pete Way, deixa o grupo sem nem sequer estrear, é Clarke quem assume as rédeas e toca o projeto para frente, mantendo o nome.





'Fast' Eddie Clarke encontra nas figuras do vocalista Dave King e do baterista Jerry Shirley músicos competentes para acompanhá-lo nesta jornada. Suponho que, propositalmente, o guitarrista opta por uma musicalidade que foge diametralmente daquela que fazia com o Motörhead, até mesmo para fugir de comparações injustas.



As letras são totalmente simples.



O que o ouvinte encontra neste disco de estreia, Fastway, é um Hard Rock que em sua maior parte encontra referências nos anos 1970, especialmente no Led Zeppelin, e que também flerta com o Heavy Metal em muitas ocasiões.



A pesada e sombria "Heft!" é um dos maiores destaques do álbum. "Another Day" é um Hard/Heavy com personalidade e a 'sabáthica' "We Become One" conquista os fãs de sonoridades mais robustas.



Mas o RAC elege a "Say What You Will" como sua favorita no disco. Hard com áurea e alma setentista, contando com um riff sensacional.



Enfim, Fastway, o álbum de estreia do Fastway, é um álbum cuja audição é bastante divertida e prazerosa. O grupo não traz inovações ou criações, mas executa competentemente aquilo a que se propõe realizar. Fugindo da sonoridade de sua lendária ex-banda, 'Fast' Eddie Clarke criou um conjunto que agrada não apenas a seus fãs, mas ouvintes descompromissados de um bom Hard Rock! 


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