Teste



Por Daniel Benedetti


"Private Dancer" é uma música da artista norte-americana Tina Turner. Inicialmente gravada pela banda de rock britânica Dire Straits, foi composta pelo vocalista do grupo Mark Knopfler e produzida por John Carter para o quinto álbum solo de Turner, de mesmo nome, de 1984.

A faixa foi lançada como o quinto single do álbum, alcançando a sétima colocação na Billboard Hot 100 dos EUA. A música também teve sucesso internacional moderado, chegando à 26ª posição na parada de singles do Reino Unido.

A canção foi originalmente planejada para o álbum do Dire StraitsLove over Gold, de 1982. A faixa instrumental foi gravada, mas Mark Knopfler considerou a letra inadequada para um cantor de sexo masculino, limando-a do disco.

Restrições legais impediram que a gravação original fosse usada por Tina Turner; então, dois anos depois, a canção foi refeita por membros do próprio grupo. Terry Williams substituiu o baterista original Pick Withers. Knopfler não apareceu, sendo substituído por Jeff Beck.

Turner afirmou em uma entrevista ao DJ Roger Scott:

Roger [empresário de Turner] conhecia o empresário de Knopfler, Ed Bicknell, e Bicknell disse: Acho que Mark tem uma música que poderia se encaixar em Tina, que ele nunca usou porque pensava que era uma música para uma garota. Mark produziu a música e a cantou, e depois que ele fez isso, sentiu que não era uma música para um homem, então estava apenas na prateleira... Ele me deu a faixa e eu a recriei com o pessoal do Dire Straits - a maioria deles. No começo, eu tentava colocar minha voz nas fitas (originais) de Mark, mas havia um problema na gravadora, então pegamos os músicos de Mark, o Dire Straits, e entramos no estúdio... Alguém disse: Por que você selecionou “Private Dancer”? É uma música sobre uma prostituta. É porque você é uma prostituta? E fiquei chocada... não a via como uma prostituta... posso ser ingênua sobre algumas dessas coisas. Mas, na verdade, a resposta é não. Eu a peguei porque era uma música incomum. Eu nunca tinha cantado uma música como essa. E eu gostaria que você pudesse ouvir a versão de Mark. Ele tem uma voz que soa muito inglesa... e era realmente muito bonita... Uma música muito artística... então eu coloquei o velho toque soul music nela”.

Tina Turner

Mark Knopfler disse que a música foi arruinada devido a “eles selecionarem Jeff Beck para tocar o segundo solo de guitarra mais feio do mundo”.

O videoclipe, com coreografia de dança de Arlene Phillips, foi dirigido por Brian Grant e filmado no Rivoli Ballroom, em Londres. Ele apresenta Turner como uma dançarina de salão desiludida, embora a música também tenha sido interpretada como sendo cantada da perspectiva de uma prostituta.

Sheena Rose regravou a canção, assim como a artista Meshell Ndegeocello, a qual a lançou em seu álbum Ventriloquism, de 2018.

Confira a letra de “Private Dancer”:

Well, the men come in these places
And the men are all the same
You don't look at their faces
And you don't ask their names
You don't think of them as human
You don't think of them at all
You keep your mind on the money
Keeping your eyes on the wall

I'm your private dancer
A dancer for money
I'll do what you want me to do
I'm your private dancer
A dancer for money
And any old music will do

I wanna make a million dollars
I wanna live out by the sea
Have a husband and some children
Yeah, I guess I want a family
All the men come in these places
And the men are all the same
You don't look at their faces
And you don't ask their names

I'm your private dancer
A dancer for money
I'll do what you want me to do
I'm your private dancer
A dancer for money
And any old music will do

I'm your private dancer
A dancer for money
I'll do what you want me to do
I'm your private dancer
A dancer for money
And any old music will do

Deutschmarks or dollars
American Express will do nicely, thank You!
Let me loosen up your collar
Tell me do you wanna see me do the shimmy again

I'm your private dancer
A dancer for money
I'll do what you want me to do
I'm your private dancer
A dancer for money
And any old music will do

Formação:
Tina Turner: Vocal
Jeff Beck: Guitarra principal
John Illsley: Baixo
Alan Clark: Piano, Hammond, Percussão
Guy Fletcher: Sintetizador
Hal Lindes: Guitarra rítmica
Terry Williams: Oberheim DMX
Mel Collins: Saxofone



Comentários