BACHMAN-TURNER OVERDRIVE - BACHMAN-TURNER OVERDRIVE (1973)

 



Bachman-Turner Overdrive é o
autointitulado álbum de estreia da banda canadense de mesmo nome.
Seu lançamento oficial aconteceu em 17 de maio de 1973, através do
selo Mercury Records. As gravações ocorreram entre 1972 e 1973 no
RCA Studios, em Toronto. A produção ficou sob responsabilidade da
própria banda.






Hora
do site dar uma passeada por uma das mais interessantes – e pouco
lembradas – bandas canadenses dos anos 1970 através de seu disco
de estreia.









Brave
Belt






Depois
de obter sucesso com a banda The Guess Who, Randy Bachman
surpreendentemente deixou o grupo, no auge da popularidade, em 1970,
citando problemas de saúde e diferenças de estilo de vida com os
outros membros da banda. Ele se lembra de ter sido rotulado como "um
lunático e um perdedor" e que "ninguém queria trabalhar
comigo".






A
exceção foi Chad Allan, ex-vocalista do Guess Who, que havia
deixado a banda quatro anos antes de Randy. Os dois concordaram em
explorar um projeto musical, e Randy então se voltou para a família.
O resultado foi a banda Brave Belt, formada em Winnipeg em
1971 com a adição do irmão de Randy, Robin "Robbie"
Bachman na bateria, e Gary Bachman atuando como empresário da banda.






O
primeiro álbum autointitulado da Brave Belt, que tinha Randy
tocando guitarra e baixo, não vendeu muito bem. A gravadora ainda
queria que a Brave Belt fizesse uma turnê, então Randy (por
sugestão de Neil Young) contratou o colega baixista/vocalista
da Winnipeg, CF ("Fred") Turner, para se apresentar
nos shows programados da banda.






Turner
logo foi convidado para ser membro em tempo integral e cantar para a
gravação de Brave Belt II em 1972. Chad Allan apareceu como
vocalista em duas canções de Brave Belt II, mas deixou a
banda logo após a gravação do álbum.






Durante
a turnê de divulgação do álbum, outro irmão de Bachman, Tim
Bachman, foi adicionado como segundo guitarrista porque a banda
sentiu que seu arranjo de três integrantes era muito restritivo.






Brave
Belt II
também não conseguiu nenhum sucesso notável nas
paradas e, em meados de 1972, sua turnê de apoio foi cancelada no
meio do caminho. Mas a influência de Turner começou a se fazer
sentir, já que ele compôs cinco canções para o álbum Brave
Belt II
e cantou nove das onze canções do álbum. Brave Belt
II
tinha um som mais pesado de guitarra do que seu antecessor,
complementado pela voz gutural e poderosa de Turner.






De
acordo com a autobiografia de Randy Bachman, o Bachman-Turner
Overdrive
foi formado em um show universitário em Thunder Bay,
Ontário, logo após a saída de Allan. Um promotor, desanimado com
as reações às canções country de Allan, que a banda ainda estava
tocando, decidiu demitir o Brave Belt para o show de sábado à
noite e trazer um substituto mais voltado para o rock de Toronto.
Quando isso não se materializou, ele implorou ao Brave Belt
para ficar e tocar um conjunto de covers de clássicos do rock.






Enquanto
a banda tocava músicas como "Proud Mary", "Brown
Sugar" e "All Right Now", a pista de dança se encheu
e, de acordo com Randy, "vimos instantaneamente a diferença
entre tocar música sentada que as pessoas podiam conversar e tocando
música que eles pulavam de seus assentos e dançavam."






Depois
que a Reprise Records retirou o Brave Belt de sua gravadora,
Randy Bachman esvaziou sua própria conta bancária para financiar
outro conjunto de gravações com a formação do Brave Belt II
e começou a financiar seu próximo álbum. Ele afirma que procurou
diversos selos para lançamento do material, mas todos disseram não
à proposta.


Randy Bachman







Mudanças






A
banda acabou fechando um contrato com a Mercury Records, o que Randy
proclamou como um puro golpe de sorte. Em abril de 1973, Charlie
Fach, da Mercury Records, voltou ao seu escritório após uma viagem
à França para encontrar uma pilha de fitas demo não tocadas
esperando em sua mesa. Querendo começar do zero, ele pegou uma lata
de lixo e deslizou todas as fitas para dentro dela, exceto uma que
errou a lata e caiu no chão.






Fach
pegou a fita e notou o nome de Bachman nela. Ele se lembra de ter
falado com ele no ano anterior e disse a Bachman que se ele fizesse
uma demo para enviá-la a ele. Coincidentemente, a Mercury havia
acabado de perder Uriah Heep e Rod Stewart para outras
gravadoras, e Fach estava procurando por novas bandas de rock para
substituí-los.






Nesse
ponto, a fita demo da banda ainda se chamava Brave Belt III.
Fach convenceu a banda de que um novo nome era necessário; um que
capitalizasse o reconhecimento do nome dos membros da banda.






O
grupo já havia pensado em usar seus sobrenomes (à la Crosby,
Stills, Nash & Young
). No caminho de volta de um show em
Toronto, o grupo viu uma cópia de uma revista de caminhoneiros
chamada Overdrive enquanto jantava no Colonial Steak House em
Windsor, Ontário, administrado pelo Colonial Jim Lambros.






Depois
disso, Fred Turner escreveu "Bachman–Turner Overdrive"
e as iniciais "B.T.O." em um guardanapo. O resto da
banda decidiu que a adição de "Overdrive" era a maneira
perfeita de descrever sua música.


Fred Turner







O
álbum de estreia






Originalmente,
o disco seria intitulado Brave Belt III, seguindo o álbum
Brave Belt II, feito pela formação anterior do grupo,
chamada Brave Belt.




O
álbum não produziu um verdadeiro single de sucesso, mas foi
certificado como "Ouro" pela RIAA em 1974, em grande parte
impulsionado pelas fortes vendas dos próximos dois álbuns do
conjunto (Bachman–Turner Overdrive II e Not Fragile).






"Gimme
Your Money Please" e "Little Gandy Dancer" foram
lançadas em um single duplo A-side apenas no Canadá. Após o
lançamento de Bachman – Turner Overdrive II, este primeiro
álbum foi muitas vezes referido como "BTO 1".






O
disco foi gravado no RCA studios, em Toronto, no Canadá, entre 1972
e 1973. A produção ficou a cargo da própria banda, especialmente
de Randy Bachman.






GIMME
YOUR MONEY PLEASE






Um
riff muito legal, na linha do Rock do Creedence, e ótimos vocais de
Turner formam uma canção empolgante.






A
letra se refere aos perigos de Nova York:






Being
born and raised in New York


There
ain't nothing you won't see


'Cause
the streets are filled with bad goings-on


And
you know that's no place to be






HOLD
BACK THE WATER






Hold
Back the Water” bebe mais na fonte do Blues Rock, com um ritmo bem
contagiante e ótimo trabalho das guitarras.






A
letra é uma metáfora sobre a busca por uma vida melhor:






Headed
cross the border


Looking
for a place to play


I
left the Sun behind, I don't mind


But
I think that it looked like rain






BLUE
COLLAR






Blue
Collar” flerta com uma certa latinidade e com toques de Jazz, sendo
uma grande composição.






A
letra se refere a pessoas com poder:






You
keep that beat


And
I keep mine


Your
restless face


Is
no longer mine


I
rest my feet while this world's in heat and I wish that you cddo the
same


Blue
collar






Blue
Collar” foi lançada como single, atingindo a 68ª posição na
principal parada norte-americana desta natureza, também ficando com
a 21ª colocação na sua correspondente canadense.






LITTLE
GANDY DANCER






Little
Gandy Dancer” é mais arrastada, com andamento mais lenta, embora
com bom trabalho das guitarras, ganhando intensidade da metade para o
final.






A
letra se refere a uma mulher:






She's
a high-stepping prancer


A
tried true romancer


She's
a little gandy dancer


And
she's too much for me (Ow!)


Little
gandy dancer









STAYED
AWAKE ALL NIGHT






Stayed
Awake all Night” apresenta os irmão Randy e Tim dividindo os
vocais em um Hard Rock mais convencional, embora de muita qualidade.






A
letra é divertida:






In
the cool cool cool of the morning


That's
when I'm coming home


In
the cool cool cool of the morning


That's
when I'm coming home






DOWN
AND OUT MAN






Tim
Bachman lidera os vocais na ótima “Down and Out Man”, uma faixa
com fortes influências sessentistsas.






A
letra fala sobre um homem tentando se encontrar:






I'm
a down and out man


Guess
you wonder why I am


I'm
a down and out man


Guess
you wonder why I am






DON’T
GET YOURSELF IN TROUBLE






Randy
retorna aos vocais em uma canção que aponta para o futuro do BTO,
sendo a mais agressiva e potente faixa do disco.






A
letra fala sobre perseverança:






Come
on and get a few things back together


Don't
get lost in the stormy weather


And
when you're flying around like birds of a feather






THANK
YOU FOR THE FEELIN’






Turner
volta ao vocais na divertida música que encerra o disco, “Thank
you for the Feelin’”.






A
letra fala sobre um arrependimento:






Thank
you for the feelin'


But
I think I've had enough


For
the sun came late this morning


And
I sure am feeling rough






Considerações
Finais






Mesmo
sem um single de grande sucesso, Bachman-Turner Overdrive
acabou atingindo a 70ª posição da principal parada norte-americana
de discos, alcançando a 9ª colocação em sua correspondente
canadense.






O
maior sucesso comercial do álbum acabou mesmo acontecendo depois que
os álbuns posteriores do BTO fizeram sucesso nos Estados
Unidos e os fãs foram resgatando este ótimo álbum de estreia.






Joe
Viglione, do site AllMusic, dá uma nota 2,5 (em 5) ao disco,
apontando: “(…) este é um conjunto muito consistente, sem hits e
com foco em sons pesados de fundo. Não heavy metal, mais como “metal
derretido”, escorrendo e pingando sem a alta energia de ZZ Top
e de Led Zeppelin injetados em seus números de condução”.






O
eventual sucesso do álbum foi em grande parte o resultado da turnê
implacável da banda. Alegadamente, Fach concordou em colocar este
álbum no selo Mercury apenas se a banda o promovesse com uma agenda
de shows pesada. Onde quer que a banda estivesse tendo um airplay
significativo, o Bachman-Turner Overdrive imediatamente viajou
para lá, independentemente do roteiro da turnê, para ganhar
impulso.




Uma
dessas oportunidades ocorreu em St. Louis, Missouri. Fred Turner
disse:






"Recebemos
uma ligação da estação de rádio KSHE que estava oferecendo um
benefício. Eles queriam uma banda como atração principal da qual
ninguém ouviu falar porque as atrações principais que eles haviam
agendado receberam ofertas maiores e não estavam chegando. Tínhamos
o BTO Eu lancei um álbum então, então eles pelo menos tinham algo
para tocar e fazer parecer que éramos grandes. Eles começaram a
tocar nosso disco a cada hora, a cada corte do álbum, em seis
estados - 150.000 watts. A gravadora ligou e disse: "Que diabos
está acontecendo? Enviamos dez mil discos para St. Louis em uma
semana!" Chegamos lá e era um drive-in ao ar livre, de quinze a
vinte mil pessoas. A região estava saturada com o nosso álbum. Eles
não sabiam que éramos canadenses, só conheciam as músicas. Foi
incrível."




Apoiada
pelo empresário Bruce Allen, a banda registrou mais de 300 datas em
seu primeiro ano de existência, e valeu a pena. BTO I mais
tarde seria certificado ouro em 1974 pela Recording Industry
Association of America.






Bachman-Turner
Overdrive
supera 500 mil cópias vendidas apenas nos Estados
Unidos.









Formação:


Randy
Bachman – Guitarra-Solo, Vocal em (5,7)


Tim
Bachman – Guitarra-Base, Vocal em (5,6)


C.F.
Turner – Baixo, Vocal em (1 a 4, 7, 8)


Robbie
Bachman – Bateria, Percussão


Músicos
Adicionais:


Barry
Keane - Congas


Will
MacCalder - Piano


Garry
Peterson – Percussão, Bateria, Backing Vocal






Faixas:


1.
Gimme Your Money Please (Turner) - 4:41


2.
Hold Back the Water (Ra. Bachman/Ro. Bachman/Kelly) - 5:06


3.
Blue Collar (Turner) - 6:10


4.
Little Gandy Dancer (Ra. Bachman) - 4:22


5.
Stayed Awake All Night (Ra. Bachman) - 4:07


6.
Down and Out Man (T. Bachman/Ra. Bachman) - 3:12


7.
Don't Get Yourself in Trouble (Ra. Bachman) - 4:54


8.
Thank You for the Feelin' (Turner) - 4:07






Letras:


Para
o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
https://www.letras.mus.br/bachman-turner-overdrive/#G






Opinião
do Blog:


Talvez
até pelo próprio brilho de seus trabalhos posteriores, a estreia do
Bachman-Turner Overdrive é um álbum menos comentado.






Para
quem conhece a banda, é fácil perceber que neste disco o grupo
parece procurar sua identidade musical, variando bastante entre
estilos, embora consiga considerável êxito nas canções propostas.






A
parte instrumental demonstra notável competência enquanto os vocais
apostam na agressividade, excetuando-se quando Tim Bachman os assume
na ótima e contida “Down and Out Man”.






Ótimos
toques de Jazz e de latinidade são percebidos na já clássica “Blue
Collar”, mas, pessoalmente, penso que a banda acerta em cheio
quando encontra a sonoridade que seria seu “carro-chefe”, na
melhor canção do álbum, “Don't Get Yourself in Trouble”.






Em
suma, Bachman-Turner Overdirve demonstra uma banda talentosa,
ainda à procura de sua sonoridade definidora, mas acertando bastante
em seus diferentes caminhos propostos. A estreia do grupo ´prometia
– e o BTO provou que a promessa seria paga no futuro.

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