SLADE - PLAY IT LOUD (1970)

 



Play
It Loud é o segundo álbum de estúdio da banda britânica Slade.
Seu lançamento oficial aconteceu em 28 de novembro de 1970, através
do Polydor. A produção ficou a cargo de Chas Chandler.








IMPORTANTE:
o site não acabou, mas, majoritariamente, ele vai se destinar a
reproduzir minhas matérias para o portal Consultoria do Rock. Meu
foco está no meu Canal do YouTube, o
SIMPLESMENTEROCK.








Em
1964, o baterista Don Powell e o guitarrista Dave Hill faziam parte
de um grupo chamado Vendors. Atuando constantemente no circuito de
clubes noturnos, o conjunto também gravou um EP de quatro faixas. Na
mesma época, Noddy Holder tocava guitarra e contribuía com os
vocais na Steve Brett & the Mavericks. Pertencendo à Columbia
Records, a banda lançou três singles em 1965.








O
Vendors mudou de nome e, como ‘N Betweens, ganhou maior
reconhecimento e começou a fazer shows com artistas como Hollies,
Yardbirds,
Georgie Fame e
Spencer
Davis
.








O
Mavericks e o ‘N Betweens estavam a caminho de shows diferentes na
Alemanha quando se encontraram em uma balsa em 1965. Powell e Hill
perguntaram a Holder se ele estaria interessado em ingressar no The
'N Betweens, mas Holder recusou.








Posteriormente,
de volta à sua cidade natal, Wolverhampton, os músicos se
encontraram novamente e desta vez Holder concordou em se juntar ao
grupo. Jim Lea, cuja formação musical e fortes habilidades de baixo
eram consideradas uma vantagem, já havia sido recrutado. Lea, que
também tocava piano e violino, estava na Staffordshire Youth
Orchestra.








Em
1966, esta nova versão do 'N Betweens gravou um single promocional
da faixa "Security", de
Otis
Redding
,
e uma canção de sua autoria, "Evil Witchman", lançada
pela Highland Records. Entre 1966 e 1967, a performance da banda
centrou-se nos estilos R&B e Tamla Motown, enquanto o talento e o
carisma de Noddy começaram a trazer foco à banda.








Durante
1967, a banda gravou a faixa "Delighted to See You”. Embora o
grupo não tenha gravado novamente por cerca de dois anos, eles
construíram uma reputação respeitável no circuito ao vivo.








Um
promotor local, Roger Allen, viu o grupo em 1969 e alertou o chefe de
recrutamento da Philips Records, Jack Baverstock. O grupo passou uma
semana no estúdio Philips, em Stanhope Place, gravando um álbum,
após o qual Baverstock se ofereceu para ‘fechar’ o grupo com a
Fontana Records se eles mudassem de nome e obtivessem uma
administração com sede em Londres.








A
banda estava inicialmente hesitante por causa da reputação
adquirida como 'N Betweens', mas acabou concordando com "Ambrose
Slade", um nome inspirado pela secretária de Baverstock, que
batizou sua bolsa de Ambrose e seus sapatos de Slade. Baverstock
também ofereceu ao grupo um manager, John Gunnel.








O
álbum de estreia da banda,
Beginnings,
lançado em meados de 1969, foi um fracasso comercial, assim como o
single instrumental "Genesis" e o single seguinte "Wild
Winds Are Blowing".


Noddy Holder









Enquanto
o álbum estava sendo gravado, a banda recebeu a visita de Gunnel e
de seu parceiro de negócios, o baixista do
Animals,
Chas Chandler. Chandler ficou impressionado com o que ouviu no
estúdio e, após ver a banda ao vivo no dia seguinte, ofereceu-se
para gerenciá-los. Como Chandler tinha experiência gerencial
anterior com
Jimi
Hendrix
,
o grupo aceitou.








Em
1970, a banda encurtou seu nome para
Slade
e lançou um novo single, um cover de "Shape of Things to Come"
que, apesar de uma apresentação no popular programa musical Top of
the Pops do Reino Unido, não repercutiu nas paradas de sucesso.








Além
disso, por sugestão de Chandler, a banda concluiu que deveria
projetar uma imagem skinhead no esforço de gerar interesse pela
banda. Tanto o guitarrista Dave Hill quanto o baixista Jim Lea
ficaram bem insatisfeitos com a imagem revisada, mas a banda
concordou em tentar a ideia e adotou botas Dr Marten, suspensórios,
cabelo curto e postura agressiva de "bovver boy".








Chandler
transferiu o Slade para a Polydor Records, acreditando que uma
gravadora de alto perfil aumentaria as vendas. Letras foram
adicionadas ao instrumental de "Genesis", retirada do álbum
de estreia da banda, sendo o resultado lançado como "Know Who
You Are", mas, novamente, o single falhou em causar qualquer
impressão nas paradas do Reino Unido.


Jim Lea









A
banda continuou gravando músicas para seu próximo álbum, com
Chandler assumindo a responsabilidade pela produção do grupo. Para
o álbum, grande parte do material era de composições próprias.








Destaca-se
o baixo de Jim Lea como o instrumento central de
Play
It Loud

e boa parte das virtudes do trabalho estão concentradas na atuação
do baixista. A introdução de “Raven” é uma boa amostra. Os
Beatles
são uma influência óbvia, evidenciada em “Dapple Rose”,
enquanto faixas mais pesadas e diretas são ouvidas em canções como
“I Remember” e na excelente “Sweet Box”.








O
álbum traz uma mescla de uma sonoridade dos anos 1960, especialmente
dos
Beatles,
sendo fundida a uma abordagem mais agressiva, especialmente o então
nascente Hard Rock. Outro destaque são as inegáveis habilidades
vocais de Noddy Holder.








Play
It Loud

foi lançado em 28 de novembro de 1970 e também foi um fracasso
comercial. Logo depois, a banda decidiu abandonar sua imagem skinhead
e alcançaria o sucesso comercial com seu single de meados de 1971
"Get Down and Get with It".








Mais
tarde, em 1973, o álbum alcançaria sucesso comercial no Canadá
depois de ser lançado naquele país, pela Polydor, alcançando a
posição 40. Com a banda conseguindo enorme sucesso comercial
durante a década de 1970,
Play
It Loud

começou a vender mais e ter suas qualidades reconhecidas e ganhou um
disco de prata pelas vendas.











Formação:



Noddy
Holder - Vocal, Guitarra Base



Dave
Hill – Guitarra Solo, Backing Vocals



Jim
Lea - Baixo, Violino, Backing Vocals



Don
Powell - Bateria








Faixas:



01
Raven (Lea/Holder/Powell) - 2:37



02.
See Us Here (Lea/Holder/Powell) - 3:12



03.
Dapple Rose (Lea/Powell) - 3:31



04.
Could I (Jimmy Griffin/Robb Royer) - 2:45



05.
One Way Hotel (Lea/Holder/Powell) - 2:40



06.
The Shape of Things to Come (Barry Mann/ Cynthia Weil) - 2:18



07.
Know Who You Are (Lea/Holder/Powell/Hill) - 2:53



08.
I Remember (Lea/Powell) - 2:55



09.
Pouk Hill (Lea/Holder/Powell) - 2:23



10.
Angelina (Neil Innes) - 2:49



11.
Dirty Joker (Lea/Powell) - 3:26



12.
Sweet Box (Lea/Powell) - 3:24

Comentários