FACES - FIRST STEP (1970)

 



First
Step é o álbum de estreia da banda britânica chamada Faces. O seu
lançamento oficial aconteceu em Fevereiro de 1970, com as gravações
ocorrendo entre dezembro de 1969 e janeiro do ano seguinte, no De
Lane Lea Studios, em Londres, no Reino Unido. O selo responsável foi
o Warner Bros. e a produção ficou por conta da própria banda.






Em
24 de maio de 1968, a banda britânica Small Faces lançava
seu terceiro álbum de estúdio, o consagrado Ogdens' Nut Gone
Flake
. O grupo era formado pelo vocalista e guitarrista Steve
Marriott, o baixista Ronnie Lane, o tecladista Ian McLagan e o
baterista Kenney Jones.









No
final de 1968, Marriott deixou oficialmente a banda, saindo do palco
durante um show ao vivo na véspera de Ano Novo gritando "Eu
desisto". Citando frustração com o fracasso em romper com sua
imagem pop e sua incapacidade de reproduzir o material mais
sofisticado adequadamente no palco, Marriott já estava olhando para
uma nova banda, que seria a Humble Pie, com Peter Frampton.






Um
álbum pós o final da banda, The Autumn Stone, foi lançado
no final de 1969, que incluiu uma rara apresentação ao vivo e uma
série de faixas inéditas gravadas para um quarto álbum.






Mas
as coisas caminhariam para os três membros remanescentes do Small
Faces
: Ian McLagan, Ronnie Lane e Kenney Jones. Rod Stewart e
Ronnie Wood iriam se juntar aos caras.






A
primeira colaboração entre os membros futuros do Faces foi em uma
formação chamada Quiet Melon, que também apresentava o irmão mais
velho de Wood, Art Wood, e Kim Gardner; eles gravaram quatro músicas
e fizeram alguns shows em maio de 1969, durante uma pausa nos
compromissos de Ronnie Wood e Rod Stewart, os quais faziam parte do
The Jeff Beck Group.


Rod Stewart







Em
meados de 1969, Wood e Stewart se separaram de Beck e se juntaram a
Lane, McLagan e Jones em tempo integral. Antes de qualquer lançamento
da nova formação do Faces, Wood e McLagan apareceram no primeiro
álbum solo de Rod Stewart naquele mesmo ano, An Old Raincoat
Won't Ever Let You Down
.






Com
a adição de Wood e Stewart, a parte "pequena" (Small) do
nome original da banda foi descartada, em parte porque os dois
recém-chegados eram significativamente mais altos do que os três
ex-Small Faces.






Na
esperança de capitalizar o sucesso anterior dos Small Faces,
os executivos da gravadora queriam que a banda mantivesse seu antigo
nome; no entanto, a banda se opôs, argumentando que as mudanças de
pessoal resultaram em um grupo muito diferente dos Small Faces.
Entretanto, como um compromisso, nos Estados Unidos, seu álbum de
estreia foi creditado aos Small Faces, enquanto os álbuns
subsequentes apareceriam com seu novo nome.






First
Step
é o álbum de estreia do grupo britânico Faces
lançado em 27 de março de 1970 e que foi gravado entre dezembro de
1969 e janeiro do ano seguinte no De Lane Lea Studios, em Londres, na
Inglaterra.






A
capa do álbum mostra Ronnie Wood segurando uma cópia do tutorial de
guitarra seminal de Geoffrey Sisley, chamado First Step: How to Play
the Guitar Plectrum Style.






Embora
o álbum tenha sido gravado após a formação oficial do grupo e
assinatura de seu contrato com a Warner Bros. Records, no segundo
semestre de 1969, os membros da banda ensaiaram, apresentaram-se e
gravaram juntos em diferentes oportunidades desde maio daquele ano.


Ronnie Wood







Com
mais de 46 minutos, First Step é o trabalho mais longo da
banda e, bem possivelmente, o mais democrático dos lançamentos do
Faces, destacando os talentos da banda como um todo e
permitindo a cada membro pelo menos um crédito de compositor, em
oposição ao domínio estabelecido por Stewart e sua parceria de
composição com Wood conforme a carreira da banda progrediu.






WICKED
MESSENGER






O
Hammond de Ian McLagan domina nesta interessante versão de “Wicked
Messenger”, agressiva e intensa.






A
letra é de inspiração bíblica:






There
was a wicked messenger


from
Eli he did come,


With
a mind that multiplied


the
smallest matter


When
questioned who had sent for him


he
answered with a thumb.


For
his tongue it could not speak, but only flatter






Trata-se
de um cover para uma canção originalmente composta por Bob Dylan.






DEVOTION






Devotion”
é mais intimista e lenta, com ótima atuação de Stewart nos
vocais.






A
letra possui um sentido de fé:






Everywhere
you sing in everything,


And
i try by remembering


All
the things that you said to me,


From
within all you did for me.


Just
one word






SHAKE,
SHUDDER, SHIVER






Nesta
canção, o flerte com o Hard Rock setentista é mais intenso e a
faixa é dominada pelas guitarras.






A
letra possui um sentido de inconformação:






I
cried to my father and my mother,


There's
no justice divine,


I
wonder when i get mine.


'cause
i'm so sick and tired of waitin' for the lord






STONE






Ronnie
Lane domina os vocais em uma faixa que é mais voltada ao Folk e ao
Country, acústica e tranquila.






A
letra retrata uma formação:






Once
I was a stone many years ago


Into
a pool was thrown many years ago


Time
passed by, the pool ran dry, excavated was I


And
tempered and beat in a fiery heat


By
the hand of a man, who's name was Dan


Dan
the blacksmith






AROUND
THE PLYNTH






Around
the Plynth” possui um caráter maior de improviso, um certo
espírito de Jam Session.






A
letra possui um certo amargor:






Got
a fear of death that creeps on every night.


I
know I won't die soon, but then again I might,


Water
down the drain, I'm wasting away.


Doctors
can't help the ghost of a man that's me






Esta
canção foi um dos singles do álbum, mas não repercutiu nas
principais paradas de sucesso desta natureza.


Ian McLagan







FLYING






Flying”
é intensa, possui boa dose de peso intercalado a trechos mais
intimistas, sendo uma ótima canção.






A
letra é uma ode à liberdade:






Can
ya' blame me for feeling homesick


'cause
i've been away such a very long long time


I
served a while in the county jail


Five
years for being hungry tired and poor






Flying”
foi o principal single do álbum, mas também não repercutiu em
termos das principais paradas de sucesso.






PINEAPPLE
AND THE MONKEY






Interessante
canção instrumental, com destaque para as guitarras e teclados.






NOBODY
KNOWS






Embora
belíssima e de grande potencial, os vocais de Ronnie Lane arruínam
a faixa.






A
letra é bem depressiva:






Nobody
comes and nobody goes


No
one is happy, and no one has woes


Everything
lasting, ever the same


Nothing
is ending, nothing can change






LOOKING
OUT THE WINDOW






Outra
boa faixa instrumental e que flerta bastante com o Hard Rock.






THREE
BUTTON HAND ME DOWN






Faixa
mais contida, com ótima presença do baixo e dos vocais de Rod.






A
letra possui certo sentido de confiança no eu lírico:






He
said, "Others may come and others may go,


But
that suit will be around wherever you're goin'"


Three
button hand me down


Three
button hand me down






Considerações
Finais






First
Step
atingiu a 45a posição da principal parada
britânica, conquistando a modesta 119a em sua
correspondente norte-americana.






Flying”
foi lançada como single, uma composição creditada a Stewart, Lane
e Wood, mas sem maiores repercussões em termos de paradas de
sucesso.






A
crítica especializada da época recebeu o disco de maneira morna,
mas, com o passar do tempo, o álbum passou ter os seus méritos mais
reconhecidos. Em fevereiro de 1971 sairia o segundo álbum do grupo,
Long Player.










Formação:


Rod
Stewart - Vocal, Gaita, Banjo (em 4)


Ronnie
Lane - Baixo, Guitarra base e Violão, Backing Vocal, Vocal principal
(em 4), Vocal Compartilhado (em 2, 3 & 8)


Ronnie
Wood – Guitarra Solo, Guitarra base e Violão, Baixo (em 10),
Backing Vocal



Ian
McLagan - Hammond, Wurlitzer Piano, Backing Vocal


Kenney
Jones - Bateria e Percussão







Faixas:



01 -
Wicked Messenger (Bob Dylan) - 4:00



02 -
Devotion" (Lane) - 4:48



03 -
Shake, Shudder, Shiver (Lane/Wood) - 3:09



04 -
Stone (Lane) - 5:33



05 -
Around The Plynth (Stewart/Wood) - 5:45



06 -
Flying (Lane/Stewart/Wood) - 4:10



07 -
Pineapple and the Monkey (Wood) - 4:23



08 -
Nobody Knows (Lane/Wood) - 4:05



09 -
Looking Out the Window (Jones/McLagan) - 5:00



10 -
Three Button Hand Me Down (McLagan/Stewart) – 5:30








Letras:


Para
o conteúdo completo das letras, recomenda-se
o
acesso a:
https://www.letras.mus.br/faces/








Opinião
do Blog:



A
estreia do Faces é um daqueles ótimos álbuns que são menos
referenciados que o Blog imagine que mereçam.









muito de uma visão menos justa para a mistura íntegra e inteligente
que a banda faz aqui. As raízes sessentistas, mais na casa do Blues
Rock, são trazidas pelos ex-integrantes do Small Faces enquanto a
maior agressividade é oferecida por Stewart e Wood, advindos de sua
esperiência com Jeff Beck.








Neste
contexto, o Blues Rock é uma base, mas o disco traz elementos Folk,
improvisação e um flerte deliberado com o Hard Rock. Claro, temos
ótimos instrumentistas como McLagan, Wood e Lane, pra ficar no
óbvio, mas o maior destaque individual, para o Blog, é a voz
inacreditável de Rod Stewart.








E
isto traz uma crítica ao trabalho: como uma faixa belíssima como
“Nobody Knows” não traz Rod nos vocais? Para mim, não se
justifica.








Como
destaques, seguindo a tradição do Rock: Álbuns Clássicos,
trazemos a beleza de “Nobody Knows” (apesar dos vocais), “Flying”
e a versão matadora para “Wicked Messenger”.








Enfim,
First Step merece ser apreciado por fãs de Rock de diversas
vertentes, pois é um álbum que traz um mix de texturas
diversificadas, dentro do Blues Rock, e também conta com um
vocalista extraordinário. Altamente recomendado!








Postado,
em partes, originalmente no portal Consultoria do Rock.

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