TRIUMPH - JUST A GAME (1979)







Just a Game é o terceiro álbum de estúdio da banda
canadense chamada Triumph. Seu lançamento oficial se deu no dia 30 de março de
1979, com a produção sob responsabilidade de Mike Levine. As gravações
ocorreram durante o ano de 1978 nos estúdios Sounds Interchange Studios, em
Toronto e no Metalworks Studios, em Mississauga, ambos no Canadá.










O Triumph é uma banda canadense que não possui
tanto reconhecimento fora do público Hard Rock, mas tem inegável talento e
ótima capacidade de compor músicas cativantes. O Blog vai abordar o início da
carreira do grupo para depois tecer comentários sobre o álbum em questão.







O baterista Gil Moore e o baixista e tecladista
Mike Levine observaram o guitarrista Rik Emmett uma noite em 1975, em um clube
noturno de Toronto, chamado The Hollywood Tavern, no qual Emmett estava tocando
com uma banda chamada ACT III.





Os três músicos, posteriormente, se reuniram para
uma “jam session” no porão da casa de Moore, em Mississauga (Canadá), após a
qual, Moore e Levine mostraram a Emmett materiais promocionais e contratos que já
tinham garantidos para shows a partir de setembro daquele ano.







Mike Levine


Eles também ofereceram a Emmett um salário semanal
mínimo garantido de 175 dólares e ele concordou em se juntar como um membro
fundador da banda.







O primeiro show “pago” do Triumph foi na Simcoe
High School, em 19 de setembro de 1975, pelo valor de 750 dólares.





Por volta de 26 de agosto de 1978, eles já eram uma
das principais bandas no Canada Jam Festival, em Mosport Park, tocando perante
uma multidão de 110.000 pessoas.





O Triumph assinou seu primeiro contrato com a
gravadora Attic Records, no Canadá. Mais tarde, eles assinaram com a RCA
Records nos Estados Unidos cobrindo todas as áreas daquele país, exceto o
Canadá.





Após problemas com a RCA, a banda assinou contrato
com a MCA Records, a qual relançou toda a sua discografia até 1984.





Também após a mudança para a MCA, a banda começou a
trabalhar com novos produtores, e os seus álbuns de estúdio se tornaram cada
vez mais difíceis de serem reproduzidos nos shows.





O primeiro álbum do Triumph (originalmente
auto-intitulado, mas mais tarde renomeado para In The Beginning) era bastante
raro fora do Canadá.





Seu segundo álbum, amplamente divulgado, Rock &
Roll Machine, recebeu alguma circulação nas rádios, especialmente com o cover
da canção de Joe Walsh “Rocky Mountain Way”. Mas “Takes Time” é uma música
legal, bem como a faixa título.





Em meados de 1978, o Triumph se juntou ao grande
Sammy Hagar em uma rádio FM de San Antonio, Texas, para um dia promocional, o
qual foi seguido por uma série de cinco shows no Texas através da JAM
Productions (de um promotor chamado Joe Miller).







Rik Emmett


Em seguida, excursionou por todo o Canadá com as bandas
canadenses Moxy e Trooper.







San Antonio, no Texas, permaneceu um local popular
para o trio ao longo de sua carreira.





A partir do final de 1978 a banda se reuniu nos
estúdios para gravar o que seria seu terceiro álbum de estúdio, Just A Game,
optando pelo próprio Mike Levine fazer a produção.





A capa é bem legal, contando com jogos de tabuleiro
estilizados. Vamos às faixas:





MOVING ON





“Moving On” abre o disco. É uma faixa que apresenta
bons vocais e um riff bem setentista, simples, mas que funciona de maneira
eficiente. O ritmo é mais cadenciado e não há muito peso nos instrumentais, mas
é uma boa canção.





A letra pode ser interpretada como a história da
banda, que superava as suas dificuldades:





Our problems have disappeared


Vanished one by one


We've got to keep on movin'


Until we're
done













LAY IT ON THE LINE





A segunda faixa do trabalho se inicia de maneira
bastante suave e segue em um ritmo bastante próximo a de uma balada, mas com
uma pegada mais impactante e forte, especialmente quando se apresenta o refrão.
Uma excelente composição do grupo.





A letra tem conotação romântica:





You know I love you, you know it's
true


It's up to you, girl, what've I got
to do


Don't hold me up, girl, don't waste
my precious time


Won't you lay it on the line?





Lançada como single, até teve boa circulação no
Canadá e intensa divulgação nos Estados Unidos onde conseguiu alcançar a 86ª posição
na principal parada de singles norte-americana.













YOUNG ENOUGH TO CRY





Com um ritmo mais suave e tenso, a terceira canção
do álbum é um sensível Blues Rock, feito com o toque mais intenso do Triumph.
Sendo assim, a música se desenvolve com boa técnica, solos inspirados de Rik
Emmett e ótimos vocais. Trata-se de um dos grandes momentos do disco.





A letra apresenta um cara que sofre por um amor não
correspondido:





Are you sure I'm the heartless one,
woman,


After all we've been through?


I gave you the best of my love,
sweet hoochie-koo


They say I was too old to get hurt
in love,


Do you still think that's true?


'Cause girl, when you left me,


You broke my heart right in two













AMERICAN GIRLS





Com um ótimo ritmo setentista, “American Girls”
começa com um andamento cadenciado, mas com peso e velocidade na medida certa. Os
vocais são muito bons, casando-se perfeitamente com a parte instrumental. Outra
faixa empolgante do álbum.





A letra é uma ode às mulheres norte-americanas:





I know how to treat a lady


Who knows how to treat her man


I've been in love one or two times


I made out the best that I can


I've been all around the world and
back


And here's what I have to say


The ladies I love and livin' in the
U.S.A













JUST A GAME





A quinta música do disco é a faixa-título, “Just A
Game”. Após uma bela e intensa introdução, a canção se desenvolve em um ritmo
mais suave, contemplado por uma melodia muito bonita e ao mesmo tempo marcante.
Encanta na faixa, também, os ótimos solos de Rik Emmett. Lindíssima composição!





A letra é ótima e reflete como a vida apresenta
diferentes situações ilusórias:





It's just a game, you're in it all
the way


It's just a game, don't let yourself
slip away


It's such a shame, I heard somebody
say


It's just a game, and all I can
do...is play













FANTASY SERENADE





Com pouco mais de 1 minuto, “Fantasy Serenade” é
uma música instrumental somente ao violão.













HOLD ON





“Hold On” é uma canção que se inicia de maneira
mais suave e que depois vai ganhando um certo peso mais próximo ao Hard Rock.
Mesmo assim, o que encanta na faixa é sua leve melodia, que cativa e contagia
o ouvinte. Os vocais são muito bons, assim como os solos, compondo uma
excelente música.





A letra é muito boa, levando o ouvinte a acreditar
em seus sonhos e incentivando-o a os perseguir:





Hold on, hold on to your dreams


Hold on, even though it seems


Everyone around you has their little
schemes


Listen to your heart and hold on to
your dreams





“Hold On” foi composta por Rik Emmett dois anos
antes do lançamento do álbum Just A Game. Era uma música inicialmente acústica,
mas que a banda optou por transformá-la em uma faixa mais pesada.





Devido à sua complexidade, “Hold On” era raramente
executada nos shows do Triumph e, quando isso acontecia, era na forma acústica.










O videoclipe feito para promover a canção continha
a versão reduzida da faixa e, por esse motivo, possuía apenas pouco mais de 2
minutos. Foi também neste formato que a música foi lançada fora do Canadá e dos
Estados Unidos.







“Hold On” pode ser considerado o primeiro maior
sucesso do Triumph. Lançada como single, atingiu a boa 38ª posição da parada
norte-americana desta natureza.













SUITICASE BLUES





Como o próprio nome sugere, ‘Suiticase’ é um Blues
feito com a característica do estilo criado pelos norte-americanos. Sua pegada lenta e
arrastada, mas repleta de melodia, aliada à uma bela interpretação, faz um
ótimo momento do disco.





A letra é triste e repleta de melancolia:





I got the blues


And I got them really bad


The suitcase blues


Are the worst I ever had


All by my lonesome


And I'm halfway 'round the bend


I don't mind
drinkin' solo


But I sure could use a friend













Considerações Finais





Impulsionado pelo sucesso da música “Hold On”, o
Triumph conseguiu penetrar de maneira, ainda que modesta, no mercado norte-americano.





Retrato disto é que Just A Game acabou alcançando
a razoável 48ª posição da principal parada de álbuns norte-americana.





Mais que isso, “Lay It On The Line” teve intensa
divulgação nas rádio norte-americanas, especialmente às mais voltadas ao Rock
com pegada mais suave (AOR), sendo assim, atraindo interesse para o grupo.





“Lay It On The Line” ainda permanece como uma das
faixas de maior sucesso do Triumph.





Just A Game vendeu mais de 500 mil cópias apenas nos
Estados Unidos.













Formação:


Rik Emmett - Guitarras, Vocais


Gil Moore - Bateria e Vocais


Michael Levine - Baixo, Teclados





Faixas:


01.
Moving On (Moore) – 4:07


02.
Lay it on the Line (Emmett) – 4:02


03.
Young Enough to Cry (Moore) – 6:03


04.
American Girls (Moore) – 5:01


05.
Just a Game (Emmett) – 6:13


06.
Fantasy Serenade (Emmett) – 1:39


07.
Hold On (Emmett) – 6:04


08.
Suitcase Blues (Emmett) – 3:01





Letras:


Para o conteúdo completo das letras, recomenda-se o
acesso a: http://letras.mus.br/triumph/





Opinião do
Blog:


O Triumph é uma ótima banda que surgiu no Canadá no
fim dos anos setenta e lançou alguns álbuns muito bons, como o que se apresentou
desta vez aqui, Just A Game. O Blogeiro acabou conhecendo o grupo quase por
acaso, através deste álbum, em uma matéria da Internet sobre conjuntos canadenses.





Talvez a excessiva comparação com o Rush, a maior
banda daquele país, tenha prejudicado o Triumph. A grande semelhança, além da óbvia
origem e o fato de ambas estarem envolvidas com o Rock, é o formato de “Power
Trio”. O Rush tem uma proposta bastante criativa, mergulhando em estilos
diferentes e associando-os, de maneira espetacular, ao Rock.





O Triumph predominantemente seguiu na linha do
Rock, com boa pegada setentista e flertando com o Hard Rock de maneira mais
contínua. O grupo obteve sucesso, especialmente nos anos 80, mas talvez,
tivesse galgado mais degraus de fama.





Independentemente disto, Just A Game é um trabalho
de muita qualidade e extremamente sólido. A boa técnica dos componentes da
banda pode ser largamente ouvida, com um pequeno destaque para Rik Emmett com
seus solos esbanjando bom gosto.





As letras também mantêm a qualidade elevada, embora
quando o romantismo predomine, possa soar um pouco piegas. Mas nada que
prejudique o disco.





“Lay
It On The Line” é ótima, como também o é “American Girls”.
“Hold On” é
outro bom momento, mas a faixa que mais agrada é mesmo a excelente “Just a Game”.










































































































































































































































































































































































Enfim, uma ótima banda que começava a viver seus
melhores momentos. Just A Game é um grande trabalho que merece ser conhecido
por mais amantes do Rock. Muito recomendado!

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