EXCITER - HEAVY METAL MANIAC (1983)

 


Heavy
Metal Maniac é o álbum de estreia da banda canadense chamada
Exciter. Seu lançamento oficial aconteceu em 14 de janeiro de 1983
através do selo Shrapnel Records. As gravações ocorreram em agosto
de 1982 no The Dungeons Studios, em Quebec, no Canadá. A produção
ficou a cargo de John Belrose.






Hora
do Rock: Álbuns Clássicos abordar um disco
muito bom e não tão comentado na história do Heavy Metal.









Antecedentes






A
Exciter é uma banda canadense de heavy metal oriunda de
Ottawa, no Canadá, formada em 1978. O nome do grupo foi inspirado em
uma música do Judas Priest de mesmo nome, claro, “Exciter”,
presente no álbum Stained Class, também de 1978. A Exciter
é considerado uma das primeiras bandas de speed metal e uma
influência seminal do gênero thrash metal.






A
banda foi fortemente influenciada por uma variedade de estilos
musicais, incluindo Judas Priest, Black Sabbath, AC/DC,
Deep Purple, Scorpions, Iron Maiden, Motörhead,
Rush, Jethro Tull entre outras.






Apesar
de muitas mudanças na formação, bem como duas separações (a
primeira em 1989 e novamente em 1993), a Exciter conseguiu
manter um pequeno, mas dedicado público ao longo dos anos.


Dan Beehler







Pré
álbum






Em
1978, a banda Hell Razor foi formada em Ottawa, no Canadá. Ela
consistia no vocalista e baterista Dan Beehler, no guitarrista John
Ricci e no baixista Allan James Johnson.






Em
1980, a banda mudou seu nome para Exciter e gravou uma demo
que eles enviaram para Mike Varney, da Shrapnel Records. Varney
incluiu uma música da demo, "World War III", na coletânea
US Metal Volume II, em 1982.






Pouco
depois disso, a banda assinou contrato com a Shrapnel. Em 1983, eles
lançaram seu álbum de estreia.






O
grupo que gravou Heavy Metal Maniac era formado por Dan
Beehler nos vocais e bateria, John Ricci nas guitarras e Allan
Johnson no baixo. A produção ficou a cargo de um cara chamado John
Belrose.


John Ricci







A
capa é bem legal, sendo obra de Andy Brown. Vamos às faixas:






THE
HOLOCAUS






The
Holocaust” é uma pequena faixa instrumental que abre o disco.






STAND
UP AND FIGHT






Stand
Up and Fight” é uma música bem rápida e frenética, com a
bateria Beehler muito intensa.






A
letra fala sobre se dedicar ao Heavy Metal:






Stand
up and fight for the metal in your blood


Get
mean to the forces of wrong


Sounds
of raging thunder metal lust


Don't
you know it won't be long







HEAVY METAL MANIAC






O
ritmo acelerado continua em “Heavy Metal Maniac”, com as
guitarras bem presentes.






A
letra é uma ode ao Heavy Metal:






Heavy
metal maniac


I'm
a heavy metal maniac


Stand
back heavy metal maniac






IRON
DOGS






Iron
Dogs” é mais calcada na NWOBHM, sendo mais cadenciada e só
acelerando do meio para o final, mas com uma construção
interessante.






A
letra fala sobre batalhas:






Crash
all the gates they're all walking


Through
fire n' hell


Mountains
could shake with the thunder


They're
ringin the bell


Vicious
as dogs like a pack of black wolves


Spilling
blood


Get
outta their way they come from below


And
above






MISTRESS
OF EVIL






Mistress
of Evil” tem uma sonoridade que lembra muito os 2 primeiros álbuns
do Iron Maiden.






A
letra menciona uma figura sinistra:






Terror,
you yearn to flee


From
the grip of her tyranny


We
touched the sky


We
never lived to wonder why


She
came from hell to burn the sky


She
came from hell to see us die


(You
die)





Allan Johnson




UNDER
ATTACK






Under
Attack” bebe nas fontes do Motörhead sendo, assim, uma faixa bem
dinâmica.






A
letra fala de tensão:






Explosive,
the shock as he turns toward your face


Your
face is white with shock


Mental
disgrace






RISING
OF THE DEAD






Rising
of the Dead” continua com uma pegada urgente e a seção rítmica
enfurecida.






A
letra tem caráter maligno:






No
one knows when they’ll come


No
one knows where they’ll go


But
I’ve seen their bloody faces


Outside
my window


There’s
no place to run


There’s
no place to hide


And
now they crawl in numbers


Satan
by their side






BLACK
WITCH






Black
Witch” é mais cadenciada, com um bom riff, sem perder nenhuma dose
de peso.






A
letra fala sobre uma mulher sinistra:






Black
witch descendant of hell


Woman
of the grave


I'm
not the man for you


You
don't take me as your slave






CRY
OF THE BANSHEE






Cry
of the Banshee” é um proto-Thrash que encerra o disco em altíssima
voltagem.






A
letra contém um presságio terrível:






Cry
of the banshee a howling in the night


Pay
heed to the master who beckons your life


Walk
over the fire encounter your last fate


Deadly
fairy woman waits at hell's gate






Considerações
Finais






Com
inegável importância e certa influência, mesmo assim, Heavy
Metal Maniac
passou despercebido pelas principais paradas de
sucesso na época de seu lançamento.






Eduardo
Rivadavia, do site AllMusic, em retrospectiva, analisa a obra,
atribuindo uma nota 4 (em 5), apontando: “Embora sua dívida com o
Judas Priest fosse clara para todos verem (começando com seu
nome, é claro), a ferocidade do álbum e o amor pela velocidade o
empurraram para além dos limites do heavy metal "clássico"
e para os reinos do então nascente movimento do speed metal”.






E
ele completa: “(…) Dito isto, o tempo provou que Heavy Metal
Maniac
é um assunto muito mais unidimensional do que, digamos,
Kill 'Em All, mas isso não era tão óbvio nos dias
inebriantes da infância do thrash metal, e músicas como "Cry
of the Banshee", "Stand Up and Fight" e a excelente
faixa-título são todos mini-clássicos por si só”.






Mais
tarde naquele ano, o Exciter assinou um contrato de gravação
com a Megaforce Records, de Jon Zazula e, em 1984, eles lançaram seu
segundo álbum de estúdio, Violence & Force.






Depois
de algumas datas de abertura com a banda de thrash metal americana
Anthrax, eles embarcaram em sua primeira turnê pelos EUA com
a banda de heavy metal dinamarquesa Mercyful Fate.






Heavy
Metal Maniac
foi introduzido no Hall da Fama da Decibel Magazine
em uma edição especial sobre Top 100 Old-School Metal Albums of All
Time.









Formação:


Dan
Beehler − Vocal, Bateria


John
Ricci − Guitarra, Backing vocals


Allan
Johnson − Baixo, Backing vocals






Faixas:


01.
The Holocaus (Ricci/Beehler) - 1:39


02.
Stand Up and Fight (Beehler/Ricci) - 2:47


03.
Heavy Metal Maniac (Ricci/Beehler) - 3:47


04.
Iron Dogs (Beehler/Ricci) - 5:58


05.
Mistress of Evil (Johnson) - 5:13


06.
Under Attack (Beehler/Ricci/Clint) - 4:17


07.
Rising of the Dead (Johnson/Beehler) - 3:32


08.
Black Witch (Ricci/Beehler) - 6:59


09.
Cry of the Banshee (Johnson/Beehler) – 3:47






Letras:


Para
o conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
https://www.letras.mus.br/exciter/






Opinião
do Blog:


Heavy
Metal Maniac
, a estreia dos canadenses do Exciter, é um
álbum bem interessante.






É
certo que ele carece – e muito – de uma produção melhor e que
valorizasse os atributos da banda: um som mais cristalino favoreceria
não apenas a fluidez da seção rítmica como tornar mais limpos os
bons solos de John Ricci.






Uma
inegável influência para o grupo é o Iron Maiden inicial,
evidente em faixas como “Mistress of Evil” e em “Black Witch”,
possivelmente a melhor do disco, mas que bebe fartamente em “Remember
Tomorrow”, dos britânicos.






Mas
não é apenas isto: o grupo aponta para o nascente Thrash Metal na
poderosa “Cry of the Banshee” além de beber na fonte do
Motörhead em “Under Attack”.






Os
vocais de Dan Beehler são competentes e as guitarras de John Ricci
são eficazes e as letras são absolutamente simples.






Enfim,
Heavy Metal Maniac é um retrato fiel da época em que foi
lançado e demonstra um grupo com bastante potencial. Entretanto, o
álbum sofre por uma produção muito fraca e que não permite que
suas inegáveis qualidades estejam mais nítidas. Mesmo assim, merece
– e muito – ser apreciado.

Comentários