JOE WALSH - THE SMOKER YOU DRINK, THE PLAYER YOU GET (1973)




The Smoker You Drink, the Player You Get é o segundo álbum de estúdios do músico norte-americano Joe Walsh. Seu lançamento oficial aconteceu em 18 de jumho de 1973 pelo selo ABC-Dunhill. As gravações ocorreram entre 1972 e 1973, nos estúdios Record Plant (Los Angeles, California) e Caribou Ranch (Colorado), nos Estados Unidos. A produção ficou a cargo de Joe Walsh e Bill Szymczyk.




Hoje vamos trazer o segundo álbum solo do Joe Walsh.


Os dois álbuns da James Gang, James Gang Rides Again (1970) e Thirds (1971), produziram clássicos como "Funk #49" e "Walk Away". O álbum James Gang Live at Carnegie Hall foi o último álbum de Joe Walsh com o grupo, pois ele teria ficado insatisfeito com as limitações da banda.


Os dois membros restantes, Peters e Fox, continuaram com o vocalista Roy Kenner e o guitarrista Domenic Troiano (ambos ex-membros da banda canadense Bush) em dois álbuns, Straight Shooter e Passin' Thru, ambos lançados em 1972. Mas recentemente, em entrevistas, Fox afirmou que as coisas não funcionaram musicalmente com Troiano como era esperado, então Troiano deixou a banda em 1973 e mais tarde, no final de 1974, juntou-se ao Guess Who. O guitarrista Tommy Bolin foi então trazido para a banda, após recomendação de Walsh.


Em dezembro de 1971, depois que Walsh deixou a James Gang, Steve Marriott, guitarrista e vocalista do Humble Pie, convidou Joe para se mudar para a Inglaterra e se juntar à sua banda, da qual Peter Frampton havia saído, mas Walsh recusou.


Em vez disso, Walsh se mudou para o Colorado e formou uma banda chamada Barnstorm, com o baterista e multi-instrumentista Joe Vitale e o baixista Kenny Passarelli, embora ambos os álbuns foram creditados a Walsh como artista solo.


Os caras começaram a gravar seu álbum de estreia imediatamente após a formação, mas na época só havia Walsh e Vitale nessas sessões. Chuck Rainey gravou as primeiras faixas de baixo do álbum, mas logo estas foram substituídas por Passarelli.


Joe Walsh



Walsh e Barnstorm lançaram seu álbum de estreia, o homônimo Barnstorm, em outubro de 1972. Depois de seguir a sugestão de Pete Townshend, Walsh utilizou o sintetizador ARP Odyssey com grande efeito em canções como "Mother Says" e "Here We Go".


Walsh também experimentou violão, slide guitar, pedais de efeitos, fuzzbox, talk box e teclados, além de colocar sua guitarra diretamente em um alto-falante Leslie 122 para obter tons de guitarra ondulados, semelhantes aos de um órgão. O álbum foi um sucesso de crítica, mas teve sucesso comercial apenas moderado.


O disco


O segundo álbum seria lançado em 1973, batizado de The Smoker You Drink, the Player You Get.


Neste álbum, Walsh compartilha os vocais e as composições com os outros três membros do Barnstorm: o baterista/multi-instrumentista Joe Vitale, o baixista Kenny Passarelli e o novo membro, o tecladista Rocke Grace.


Como resultado, uma variedade de estilos são explorados neste álbum; há elementos de blues, jazz, folk, pop e até música caribenha. No entanto, o álbum só é creditado a Walsh como artista solo, não ao Barnstorm, o que teria levado ao fim da banda. Após o sucesso deste álbum, Walsh continuou fazendo álbuns como artista solo.


Joe Walsh



A arte da capa do álbum apresenta um caça britânico Sopwith Snipe com cores francesas que parece estar voando de cabeça para baixo (o azul celeste está na parte inferior; o fundo marrom está no topo).


ROCK MOUNTAIN WAY


Um verdadeiro clássico do Rock, com seu ritmo bluesy cativante.


A letra fala sobre destino:


And we don't need the ladies

Cryin' 'cause the story's sad

'Cause the Rocky Mountain way

Is better than the way we had.





Um single que atingiu a 23ª e a 39ª posições nas paradas de singles dos EUA e UK, respectivamente.


BOOKENDS


Uma canção mais suave, que traz Vitale nos vocais, em um sentimento mais confortável.


A letra fala sobre nostalgia:


I can remember all the good times

Put 'em in a book of memories

Hoping that our book will never ruin

Hoping that our book will never end


WOLF


Wolf” é mais melancólica e mais sombria, com um andamento mais lento.


A letra trata de solidão:


And me, I'm feeling fine

Still get lonely

I don't mind

And now we're out of danger

I guess they'll sound "all clear"


MIDNIGHT MOODIES


Midnight Moodies” é instrumental, sendo animada e contagiante, com algumas mudanças de ritmos, toques caribenhos e flautas afiadas.


HAPPY WAYS


Happy Ways” é uma canção com um toque de latinidade, sendo bastante animada, contando com vocais de Kenny Passarelli.


A letra tem uma mensagem otimista:


Then something happens, it seems to go bad

Cancel the feeling, and look to the sky

No need to worry about consequences

Give it a giggle, instead of a sigh


Joe Walsh



MEADOWS


Meadows” é uma música mais suave, mas que, em alguns momentos, até lembra o trabalho de Walsh na James Gang.


A letra fala sobre resignação:


I've seen you roll in clover

Dressed for a scarecrow wall

Too bad the dance is over

Nothin' to show at all





Lançada como single, atingiu a posição 89 da Billboard Hot 100.


DREAMS


Dreams” é uma faixa bluesy com ótima atuação de Walsh.


A letra tem um sentido de urgência:


Just a dream away

You can come along

Alright, alright now

She makes me feel fine


DAYS GONE BY


Days Gone By” conta com vocais de Vitale, sendo uma espécie de balada intimista.


A letra é divertida:


Waiting in a line

Not thinking of the time

We must go out and find

Whatever did we leave behind?


DAYDREAM (PRAYER)


Daydream (Prayer)” é uma música curtinha que encerra o disco.


A letra é existencial:


Where?

Where are we goin'?

Where?

Where are we now?

When will it be over?

Will we, will we make it somehow?


Considerações Finais


The Smoker You Drink, the Player You Get, lançado em junho de 1973, foi comercializado sob o nome de Walsh (embora oficialmente um álbum do Barnstorm) e foi seu avanço comercial.


Ele alcançou a 6ª posição na parada da Billboard dos EUA. O primeiro e principal single, "Rocky Mountain Way", recebeu grande repercussão e alcançou a 23ª posição no Top 40 dos EUA. Apresentava o novo membro do Barnstorm, o tecladista Rocke Grace, e Walsh compartilhou os vocais e as composições com os outros três membros da banda.


Como resultado, uma variedade de estilos é explorada neste álbum. Existem elementos de blues, jazz, folk, pop e música caribenha. Em 1974, o Barnstorm se separou e Walsh continuou como artista solo.


A crítica especializada tem o disco em alta conta. Resta dizer que, segundo algumas estimativas, o álbum supera a casa de 500 mil cópias vendidas apenas nos EUA.





FORMAÇÃO:

Joe Walsh – guitarras, teclados, sintetizador, backing vocals, vocais principais (em 1, 3, 6, 7, 9)

Kenny Passarelli – baixo, guitarra, backing vocals, vocal principal (no 5)

Joe Vitale – bateria, percussão, piano, teclado, flauta, backing vocals, vocais principais (em 2, 8)

Rocke Grace – teclados, backing vocals

Músicos Adicionais:

Joe Lala – percussão

Venetta Fields – vocais de apoio

Clydie King – vocais de apoio


FAIXAS:

1. Rocky Mountain Way (Walsh/Vitale/Passarelli/Grace) - 5:15

2. Bookends (Vitale) - 2:45

3. Wolf (Walsh) - 3:09

4. Midnight Moodies (Grace) - 3:39

5. Happy Ways (Passarelli/Zoloth) - 2:40

6. Meadows (Walsh) - 4:36

7. Dreams (Walsh) - 5:50

8. Days Gone By (Vitale) - 5:54

9. Daydream (Prayer) (Walsh) - 1:56


Letras:

Para o conteúdo completo, recomenda-se o acesso a:

https://genius.com/albums/Joe-walsh/The-smoker-you-drink-the-player-you-get


Opinião do Blog:

O trabalho mais conhecido e consagrado do guitarrista e compositor Joe Walsh é obviamente o álbum Hotel California, da banda Eagles, lançado em 1976, quando Joe era membro do grupo.


O inegável talento de Joe já poderia ser comprovado pelo fato que a James Gang jamais conseguiu superar a saída dele do conjunto. E, se The Smoker You Drink, the Player You Get foi um projeto da banda Barnstorm, o caráter personalístico que Joe Walsh dá às próprias composições é, de longe, o diferencial do projeto.


Sim, Joe Walsh é muito bem acompanhado no projeto, em especial, o talentoso multi-instrumentista Joe Vitale, mas o toque especial de Walsh é sentido por todo o disco, seja em sua capacidade singular em criar melodias, seja na sua forma de cantar e ou tocar guitarras.


Uma tônica do álbum é sua fusão de sonoridades diversas, com o rock and roll como alicerce. Música caribenha, Blues, Folk e Country vão dando contornos à criativa guitarra de Joe Walsh.


A bluesy “Dreams” tem excelentes vocais de Walsh e uma abordagem cativante de sua guitarra, sendo uma das melhores faixas do disco. O toque caribenho se disponta como protagonista em canções como as ótimas “Midnight Moodies” e “Happy Ways”.


A roqueira “Meadows” também é excelente, mas, não há como fugir do evidente: “Rocky Mountain Way” é antológica, nossa preferida do disco.


Enfim, The Smoker You Drink, the Player You Get se provou ser o álbum que fez a carreira de Joe Walsh deslanchar e continua, até hoje, sendo um expoente da carreira deste incrível músico e uma de suas obras mais impressionantes.

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