KIX - KIX (1981)






Kix é o
álbum de estreia da banda norte-americana de mesmo nome, ou seja, o
Kix. Seu lançamento oficial aconteceu em setembro de 1981 pelo selo
Atlantic Records. A produção ficou por conta de Tom Allom.










O Kix é
citado como uma das bandas pioneiras do estilo conhecido por “Glam
Metal”. O Blog vai contar, muito brevemente, a história do grupo
para depois focar-se no álbum, como de costume.





O Kix foi
formado por volta de dezembro de 1977, pelos guitarristas Ronnie
Younkins e Brian Forsythe; e também pelo baixista Donnie Purnell, na
cidade de Hagerstown, no estado norte-americano de Maryland.





Inicialmente
o grupo se nomeou de Shooze para depois mudar seu nome para
Generators.







Donnie Purnell


Após um
tempo, o grupo passou a se chamar Kix, o qual passou a ser a
denominação definitiva.





O
vocalista Steve Whiteman ficou conhecido na região de Baltimore por
participar de uma consagrada banda cover de Led Zeppelin, despertando
o interesse dos demais membros do Kix em recrutá-lo para o conjunto.





Assim o
grupo se consolidou com uma formação que era liderada pelo
vocalista Steve Whiteman e pelo criativo mentor/baixista Donnie
Purnell, sendo completada com o baterista Jimmy Chalfant e os
guitarristas Ronnie Younkins e Brian Jay Forsythe.





Logo o
Kix se tornaria a banda de Hard Rock favorita de Baltimore, ganhando
uma boa reputação para si como uma das mais excitantes bandas
cover, ao vivo, de Maryland.





Batalhadora,
a banda se apresentava seis noites por semana no circuito de clubes
noturnos da região durante três anos consecutivos.





Assim, o
grupo acabou cultivando uma enorme base local de fãs, os quais com
forte característica de fidelidade, o que acabou atraindo a atenção
da filial da gigante empresa de mídia Time Warner.





O
contrato com a Atlantic Records aconteceria em 1981.







Steve Whiteman


De
contrato assinado, a banda vai para os estúdios para gravar seu
primeiro álbum.





A capa é
simples contando apenas com uma fotografia do conjunto. Vamos às
faixas:





ATOMIC
BOMBS





Sirenes anunciam o início da faixa: um riff pesado, com certas doses de malícia, mas cadenciado. Fica claro que a banda bebeu na rica fonte do Hard Rock setentista. Peso na medida certa, ênfase na melodia e um Steve Whiteman inspirado marcam a abertura do álbum.





A letra
tem temática romântica e sexual:





Hear
the people scratch


On the
shelter door


Leave
us alone


Nobody
lives here no more


Make
love to you all night long


Listen
to atomic bombs













LOVE
AT FIRST SIGHT





A segunda faixa do álbum de estreia do Kix é, também, a menor. Fica clara a influência de bandas como Aerosmith e Van Halen na musicalidade do grupo, mas o Kix implementa uma dose extra de peso, especialmente oriundo da seção rítmica. O refrão é simples, mas fica na mente do ouvinte. O solo é muito bom!





A letra
possui temática sexual:





Oh
what an explosion, my hearts gonna fail


It was
6.8 on the Richter scale


A
vision of beauty, well I'm caught in a stare


A red
light turns green - not even aware


I just
can't help it - I'm daydreaming at night


But
just one look and it's love at first sight





“Love
At First Sight” acabou se tornando um clássico do Kix e logo após
seu lançamento caiu nas graças do público, consolidando-se como
uma das favoritas dos fãs nos shows da banda.













HEARTACHE





"Heartache" possui um ritmo cadenciado, contando com bastante melodia e malícia. Nesta faixa, o Kix flerta deliberadamente com a música Pop do fim da década anterior, mas a complementa com algumas doses de guitarras distorcidas e solos muito competentes. Uma composição interessante.





A letra é
sobre rejeição:





I said
love don't let me down


I'll
make it up to you the


Next
time around I got heartache


I got
love smeared all over the place


I got
heartache - Oh wo





“Heartache”
é outra canção que se tornou favorita dos fãs.













POISON





A bateria de Jimmy Chalfant é o principal destaque do início de "Poison", a qual bebe fartamente na fonte do Hard. O ritmo é novamente mais cadenciado, mas o baixo de Donnie Purnell dita eficientemente o andamento. As guitarras também estão bastante inspiradas em um dos melhores momentos do disco.





Novamente,
a letra fala de garotas:





Is it
a tender love, is it secure


Is he
a rich boy, or is he poor


Don't
see no diamond ring on her hand


Is he
a stray cat, is he a man


Is it
sour, is it sweet


Can't
ya, can't ya get that boy off the street


Is it
half, is it whole


Mama,
mama nice guys don't rock and roll













THE
ITCH





"The Itch" se inicia de maneira mais suave e lenta, crescendo em intensidade com o seu próprio desenrolar. Nesta faixa, tem-se uma das melhores atuações de Steve Whiteman no álbum, variando seu vocal conforme o instrumental se alterna. As guitarras estão cheias de malícia e com boas doses de inspiração. Ótima faixa!





Outra vez,
a temática da letra é sexual:





Woke
up this morning


Fell
out of bed


An all
night juke box


Pounding
in my head


Was I
moving on Susie


Was I
stomping on Jane


I was
waiting for the thunder


Standing
in the rain


I've
been itching all over













KIX
ARE FOR KIDS





Após um início meio enigmático, "Kix Are For Kids" aponta para o que seria feito naquela década de maneira surpreendente. A banda usa sua fonte básica já citada, o Hard Rock, fundindo-o a um peso extra em claro flerte com o Heavy Metal efervescente do fim dos anos 70 e início da década seguinte. Impossível não se lembrar, em conjunto, do primeiro disco do Van Halen, Um clássico!





A letra é
em tom de brincadeira e diversão:





Used
to go out with Betty Boop


Spin
like a top and a hula-hoop


The
bubble gum twisted in my hair


I keep
chewing like I don't care


I I
can fly like Superman


I get
my kicks from kick-the-can


I save
my box tops off of Cheerios


I'm
saving up for one of those


Don't
ask me green eyed questions


Why we
do what we do what we did


I
can't give you no fancy answers





"Kix
Are For Kids” fundiu, criativamente, o nome da banda com dois
cereais populares nos anos 1960 e 1970, nos Estados Unidos: o Kix
(que contava com um comercial o qual havia uma bomba atômica) e o
coelho do cereal Trix, do qual advinha a sentença “Silly rabbit,
Trix are for kids!”.













CONTRARY
MARY





Em "Contrary Mary" tem-se um dos melhores riffs de todo o álbum e que abre uma faixa de alta energia, aqual segue o ritmo proposto em sua antecedente. O clima é festivo e contagia, com a música exalando malícia e melodia, porém, sem abrir mão de um naco de peso. Os solos são novamente bem inspirados e contagiam. Outro bom momento do trabalho.





A letra é
simples com temática sexy:





Well
they told me you don't want me


You
threw my suitcase out the door


But ya
can't do nothing with the sister of love


So ya
rock it where you were before


Mary
Mary quite contrary


How
does your love life go


You
see my nose is clean if you know what


I mean
got lines waiting three in a row













THE
KID





Outro bom riff é a marca de "The Kid". Esta é uma música bem mais direta, simples, mas que vai de modo certeiro ao ponto. O ritmo é bem mais "veloz" e o peso se faz presente e de maneira mais clara e marcante. Os vocais de Whiteman estão precisos e são parte fundamental da canção. A gaita, mais para o final, é de extremo bom gosto!





A letra
remete à época da adolescência:





He's
all right, he's all right, he's all right, he's all right


Oh I
can feel your love run down my spine


And I
can feel your love mixing up with mine, Oh


But
here comes the kid come knocking on my door













YEAH,
YEAH, YEAH





A nona - e última - faixa de Kix é "Yeah, Yeah, Yeah". A derradeira canção do álbum segue o ritmo contagiante e animado da segunda metade do disco, mantendo o estilo proposto e, consequentemente, sua atitude festiva. As guitarras estão bastante presentes e os solos são bem eficientes. Fecha o trabalho com chave-de-ouro.





A letra
tem sentido de flerte e conquista:





One
example,


The
girl that walked out on me on New Year's Eve


Well
she came back last night and she said


"I
don't have to go home tonight"


I said
"alright"





“Yeah,
Yeah, Yeah” é uma das canções mais populares do grupo,
especialmente durante os shows do Kix.













Considerações
Finais





O álbum
de estreia do Kix passou muito longe de ser um sucesso comercial.





Entretanto,
o disco traz algumas das canções favoritas do fiel público da
banda como “Atomic Bombs”, “The Kid” e “Yeah, Yeah, Yeah”.





A
repercussão do trabalho em termos das principais paradas de álbuns,
a britânica e norte-americana, inexistiu. Mas o disco serviu para
lançar o grupo e começar a divulgar suas composições.





Para
promover o lançamento, o quinteto decidiu tocar em qualquer
oportunidade nos clubes noturnos de cima a baixo na Costa Leste
americana.





Já em
1983, o grupo lançaria seu segundo álbum, Cool Kids, o qual
apresentou um lado mais comercial do Kix e obteve maior repercussão
comercial.





O grande
sucesso do grupo viria com o quarto álbum de estúdio da banda, Blow
My Fuse, de 1988. Mas isto é assunto para outro post.













Formação:


Steve
Whiteman - Vocal, Gaita, Saxofone


Ronnie
Younkins - Guitarra


Brian
Forsythe - Guitarra


Donnie
Purnell - Baixo, Teclados, Backing Vocals


Jimmy
Chalfant - Bateria, Percussão e Backing Vocals





Faixas:


01.
Atomic Bombs (Purnell) - 3:45


02. Love
at First Sight (Forsythe/Whiteman) - 242


03.
Heartache (Purnell) - 3:16


04.
Poison (Purnell) - 3:46


05. The
Itch (Purnell) - 4:26


06. Kix
Are for Kids (Purnell) - 4:16


07.
Contrary Mary (Forsythe/Purnell/Chalfant/Younkins/Whiteman) - 3:10


08. The
Kid (Purnell) - 3:54


09. Yeah,
Yeah, Yeah (Forsythe/Purnell/Chalfant/Younkins/Whiteman) - 6:57





Letras:


Para o
conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
http://letras.mus.br/kix/




Opinião
do Blog:



O Kix certamente não é das bandas mais famosas por estas terras, mas fez considerável sucesso comercial - e de público - nos Estados Unidos, no final da década de 80. Mas não é por isso que o grupo está aqui no Blog hoje.





Outro fato interessante sobre o Kix é que a banda é apontada como uma das pioneiras no surgimento do Hard Rock norte-americano dos anos 80, também nomeado como Glam Metal. Estilo este tão detratado e odiado por muitos, mas que agrada em cheio ao Blog.





Na primeira metade das canções do álbum de estreia do Kix, o ouvinte presencia uma banda que aponta para sua base sonora, o Hard Rock setentistas, e faz os mais atentos lembrarem de grandes nomes do estilo como KISS e Aerosmith.





Mas a partir da segunda parte do disco, especialmente da sexta canção, o Kix parte para uma nova forma de composição. O grupo flerta o Hard Rock, pedra fundamental de seu som, com mais peso e intensidade, características fundamentais do Heavy Metal.





E nesta segunda metade do trabalho é quase impossível não puxar pela memória o disco de estreia do Van Halen. Steve Whiteman tem uma atuação que lembra bastante David Lee Roth.





As letras são absolutamente simples e festivas.





Os melhores momentos do álbum são mesmo aqueles que apontam para a sonoridade que seria dominante na década de 80: a clássica "Kix Are For Kids", a ótima "The Kid" e a pedrada direta chamada "Contrary Mary".





Também merecem destaque as excelentes "Love At First Sight" e "Yeah, Yeah Yeah".





Enfim, o álbum de estreia do Kix é uma obra que tra um grupo com ótimas referências, mas que aponta para o que surgiria no futuro. Ao fazer um mix do Hard setentista com o peso do Metal, o Kix ajudou a fundar um novo estilo de Rock mais pesado e apresentou um disco interessante, obrigatório para fãs de Glam Metal, estilo que agrada tanto ao Blog.

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