SAXON - WHEELS OF STEEL (1980)






Wheels Of
Steel é o segundo álbum de estúdio da banda inglesa Saxon. Seu
lançamento oficial aconteceu em 5 de maio de 1980 através do selo
Carrere Records. As gravações ocorreram no mês de fevereiro de
1980, no Ramport Studios, em Londres, na Inglaterra. A produção
ficou a cargo da própria banda em conjunto com Pete Hinton.










O Saxon é
um dos expoentes da New Wave Of British Heavy Metal, ou NWOBHM,
movimento que revolucionou o estilo no início dos anos 80 e deu ao
mundo grupos do calibre de Iron Maiden, Diamond Head e Saxon, por
exemplo.





O Blog já
tratou das origens do Saxon no post sobre o álbum Power & TheGlory. Portanto, o texto aqui vai se ater aos acontecimentos que
precedem o lançamento de Wheels Of Steel.





Em 21 de
maio de 1979, o Saxon lançava seu primeiro álbum de estúdio,
homônimo à banda, através do selo Carrere Records, propriedade do
francês Claude Carrere.





O selo
começou a se interessar pelo rock pesado naquela época e o Saxon
foi a primeira banda de Heavy Metal no catálogo da gravadora.





O
primeiro trabalho da banda evidentemente apresenta um grupo ainda
inexperiente em matéria de estúdio de gravação, mas com apetite
para crescer.







Biff Byford


E o disco
traz ótimas canções como “Big Teaser" e "Still Fit to
Boogie", a belíssima “Frozen Rainbow” e o clássico
“Stallions of the Highway”, esta uma pérola na discografia da
banda.





O
primeiro single retirado do álbum foi “Big Teaser”, que embora
tenha agradado ao público de Haevy Metal, não causou maior
repercussão na principal parada de sucesso do Reino Unido.





“Backs
To The Wall” foi escolhida como o segundo single para promover o
álbum de estreia do Saxon e também passou em branco em termos de
paradas de sucesso.





Entretanto,
o single foi lançado para coincidir com uma turnê britânica como
convidados especiais do Motörhead.





A turnê,
a qual começou em 10 de novembro de 1979, no Bracknell Sports
Centre, levou a banda a todos os principais locais de shows de todo o
Reino Unido, incluindo três noites no mais que emblemático
Hammersmith Odeon, em Londres.





A 'tour'
terminou em 16 de dezembro, no concerto de natal especialmente
organizado no mesmo Hammersmith Odeon.





Mesmo
assim, o álbum de estreia do Saxon não foi um sucesso comercial e
nem em termos de paradas de sucesso, mas sua turnê promocional se
provou fundamental na divulgação da banda para um público muito
maior.





Assim, já
na virada para 1980, logo em fevereiro, a banda foi para Londres
gravar seu segundo álbum de estúdio.







Steve Dawson


O estúdio
escolhido foi o Ramport Studios.





A
produção ficou a cargo de Pete Hinton e do próprio Saxon. A capa é
bem legal. Vamos às faixas:





MOTORCYCLE
MAN





Um típico riff de Heavy Metal tradicional abre o álbum, em "Motorcycle Man". A bateria frenética de Pete Gill também é uma das marcas profundas da canção. Os bons vocais de Biff Byford são fundamentais para a qualidade do que se ouve. Ótimo início.





A letra é
simples, falando de paixão por motocicletas:





If you
see me riding by
Do not stop me, do not try
'Cause I'm a
motorcycle man
I get my kicks just when I can
When I can













STAND
UP AND BE COUNTED





O peso tradicional do Heavy Metal continua na segunda faixa do disco, mas, desta feita, o Saxon opta por um ritmo mais cadenciado, apostando no andamento mais lento da canção. Isto não afeta em nada a qualidade da composição. O riff principal é ótimo, assim como o solo de guitarra também o é. O nível do álbum se mantém muito alto.





A letra
conclama as pessoas a lutarem por seus direitos:





Down,
down at the bottom
Ya gotta try to get yourselves up
Ya got
nothing to lose when your there
There at the bottom
Ya gotta
stand up
Stand up for your rights













747
(STRANGERS IN THE NIGHT)





A terceira faixa do álbum começa com um inspirado solo de guitarra, abusando do feeling e do bem gosto. Desta vez, a banda flerta com o Hard Rock e abusa de um riff principal muito bom. O ritmo é mais lento e o peso não está tão pronunciado. O refrão é excelente, sendo constituído pelo momento mais suave dentro da canção. Enfim, uma composição de primeira linha!





A letra
conta a história do voo Scandinavian 101:





This is
Scandinavian 101
Flight from Hawaii coming out of the sun
Kennedy,
you should be in sight
We can't see a thing here in the
night
Navigator says we're on the flight path
There's no radio,
no sign of life
This is Scandinavian 101
For Gods sake get the
ground lights on





“747
(Strangers In The Night)” é um dos maiores clássicos da história
do Saxon.





Lançada
como single, atingiu a 13ª posição da principal parada britânica
desta natureza.










Liricamente,
a canção é sobre um corte de energia que forçou aviões em New
York para permanecer no ar, em 1965. A queda de energia acabou
provocando que um voo da Scandinavian Airlines acabasse por se desviar
para o aeroporto de Kennedy no escuro.





O voo
mencionado na letra, "Scandinavian 101 ", era na verdade o
Scandinavian Airlines 911. A questão causou uma grande revisão na
segurança e apoiou o futuro de tanques de combustível de reserva.





“747
(Strangers In The Night)” é uma das pouquíssimas canções do
Saxon que sempre estiveram presentes nas turnês do grupo desde seu
lançamento.













WHEELS
OF STEEL





Um riff que praticamente sintetiza o que é a New Wave Of British Heavy Metal. Assim se dá o início de um dos clássicos do estilo, "Wheels Of Steel". O ritmo é mais cadenciado e o peso está na dose certíssima, sendo um fator apenas para acrescentar o brilhantismo da canção. O toque final para se atingir a perfeição é uma atuação soberba de Biff Byford, conquistando o ouvinte com sua voz marcante e interpretação impactante. Faixa extraordinária!





A letra é
sobre velocidade:





I'm
burnin' aviation fuel my foot's to the floor
Ya know she's crusin
one-forty she'd do even more
I'm burnin' solid rubber I don't take
no bull
'Cause my wheels of steel are rolling
They're rolling
your way





“Wheels
Of Steel” é outro clássico incontestável da banda.










Lançada
como single, atingiu a 20ª posição da principal parada britânica
desta natureza.





É outra
canção que permanece constantemente no set list do grupo, pois é
simplesmente adorada pelos fãs.





Está
presente em games como: Grand Theft Auto: Episodes From Liberty City
(Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned
e Grand Theft Auto: The
Ballad of Gay Tony)
e também em Brütal Legend.





A banda
LA Guns também fez uma famosa versão cover presente no álbum Rips
the Covers Off
, de 2004.













FREEWAY
MAD





"Freeway Mad" é a menor música do álbum, com pouco mais de 2 minutos de extensão. Após uma curta introdução na bateria de Gill, o ritmo fica muito veloz, indo direto ao ponto, graças a um riff bastante rápido.





A letra é
novamente sobre carros e velocidade:





I'm going
down the freeway
Never gonna get me out
Steaming like a freight
train
Gonna blow my pistons out














SEE
THE LIGHT SHINING





O ritmo continua bastante intenso e veloz, como na faixa anterior, em "See The Light Shining". O Heavy Metal tradicional é, obviamente, a proposta em uma música que apresenta um riff simples, mas que funciona perfeitamente. A seção rítmica faz bem seu papel. Os solos de guitarra são muito bons. Após sua metade, o Saxon surpreende o ouvinte, alternando o andamento da canção, optando por reduzir a velocidade e o peso, baseando-se em um riff cadenciado e mais melódico. Bem interessante.





A letra é
sobre esperança:





I'm
dyin', I'm dyin'
There ain't no use in tryin'
I'm gonna keep on
livin' till the light's
Shining down on you
Burnin' right in
Ya
can't stop when you're winning
I'm gonna show my head make history













STREET
FIGHTING GANG





O Heavy Metal continua pulsando em "Street Fighting Gang". O ritmo veloz e o peso na dose certa dão à composição a intensidade perfeita para os fãs do estilo. O destaque vai mesmo para a dupla de guitarristas, os quais brilham com riffs e solos.





A letra
mostra uma rebeldia juvenil:





I don't
need no spelling
I take my winning when I'm ready
But you
wouldn't be alike
When we learn to fight
When we start to
roam
Then you'd better stay home
'Cause I'm a member of the
street elite
You know it's trouble to all we meet














SUZIE
HOLD ON





O baixo de Steve Dawson está ainda mais presente em "Suzie Hold On", dando ainda mais ênfase à qualidade da composição. A intensidade é mais leve, flertando com o Hard Rock. O ritmo é mais lento e cadenciado, contando com uma melodia muito envolvente. Biff Byford tem outra atuação fenomenal.





A letra é
uma mensagem de perseverança:





When we
were far apart
No one could be closer
Please don't take your
life
'Cause that would break my heart
Try to stop your
crying
We both know you're dying, dying
Suzie hold on





“Suzie
Hold On” foi o último single lançado para promover Wheels Of
Steel, mas não repercutiu em termos das principais paradas de
sucesso.













MACHINE
GUN





A nona - e última - faixa de Wheels Of Steel é "Machine Gun". Um riff veloz, contundente e certeiro é a base inicial da composição que encerra os trabalhos. Abusando da típica sonoridade de seu tempo e a qual é marca registrada do grupo, o Saxon brinda o ouvinte com um excelente Heavy Metal. Os solos de guitarra são saborosos e a banda fecha o álbum de maneira empolgante.





A letra é
sobre uma batalha:





Move in
to the front underhanded fire
Hear the bullets flying millions
every hour
Tracers in the night shooting across the sky
For
God's sake cover me I don't wanna die













Considerações
Finais





Singles
bem sucedidos geralmente resultam em álbuns igualmente de sucesso e
no caso de Wheels Of Steel não foi diferente.





“747
(Strangers In The Night)” e “Wheels Of Steel” catapultaram o
álbum no Reino Unido, atingindo a 5ª colocação na principal
parada de discos britânica, embora não tenha repercutido em sua
correspondente norte-americana. Ficou, ainda, com a 36ª posição na
parada sueca.





Logo o
Saxon começou uma série de turnês de longa duração em todo o
Reino Unido.





Em abril
de 1980, o Saxon fez a primeira de muitas aparições no lendário
programa da TV britânica, Top of the Pops, onde tocou o hit
single
"Wheels of Steel".





Em 16 de
agosto de 1980, o Saxon apareceu no primeiro festival Monsters of
Rock, onde o grupo recebeu uma recepção muito positiva da multidão.
O show da banda foi gravado, mas não foi lançado oficialmente até
o ano de 2000.





O álbum
recebeu críticas muito positivas pela imprensa especializada e é
considerado hoje como sendo um álbum clássico do Heavy Metal e que
auxiliou a definir o gênero.





O revisor
canadense Martin Popoff elogia Wheels of Steel como um "clássico
qualificado" e "um, dos realmente dois ou três, pilares da
(NWOBHM)".





Eduardo
Rivadavia, do Allmusic, dá ao álbum a nota 4,5 de um total de 5,
afirmando: “Bem como efetivamente definiu o modelo para os esforços
de maior sucesso da banda, as canções do álbum brilharam
positivamente, com o brilho metálico semelhante ao exibido pela
águia de cromo que iça uma roda de motocicleta em sua capa
icônica.”





Wheels Of
Steel supera a casa de 300 mil cópias vendidas apenas na Inglaterra.













Formação:


Biff
Byford - Vocal


Graham
Oliver - Guitarra


Paul
Quinn - Guitarra


Steve
Dawson - Baixo


Pete Gill
- Bateria





Faixas:


01.
Motorcycle Man (Byford/Oliver/Quinn/Dawson/Gill) - 3:56


02. Stand
Up and Be Counted (Byford/Oliver/Quinn/Dawson/Gill) - 3:09


03. 747
(Strangers in the Night) (Byford/Oliver/Quinn/Dawson/Gill) - 4:58


04.
Wheels of Steel (Byford/Oliver/Quinn/Dawson/Gill) - 5:58


05.
Freeway Mad (Byford/Oliver/Quinn/Dawson/Gill) - 2:41


06. See
the Light Shining (Byford/Oliver/Quinn/Dawson/Gill) - 4:55


07.
Street Fighting Gang (Byford/Oliver/Quinn/Dawson/Gill) - 3:12


08. Suzie
Hold On (Byford/Oliver/Quinn/Dawson/Gill) - 4:34


09.
Machine Gun (Byford/Oliver/Quinn/Dawson/Gill) - 5:23





Letras:


Para o
conteúdo completo das letras, recomenda-se o acesso a:
http://letras.mus.br/saxon/




Opinião
do Blog:



É óbvio que o Saxon é uma banda muito conhecida entre os fãs de vertentes mais pesadas do Rock, mas o Blog pensa que o grupo britânico merecia um reconhecimento bem maior junto ao público em geral.





A extensa e valorosa discografia do Saxon proporciona momentos de prazer para os ouvintes fãs de Heavy Metal e deve ser apreciada sem moderação. E, no início da década de 80, nos primeiros momentos da banda, o conjunto transbordava inspiração, propiciando o surgimento de álbuns que são verdadeiras aulas sobre New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM).





E Wheels Of Steel, se não fizer parte de seu ápice, é muito próximo do melhor que aquele movimento de bandas conseguiu registrar.





Os músicos que compunham a formação que gravou este álbum aqui apresentado é muito boa e eficiente dentro do estilo proposto pelo Saxon. As guitarras aparecem de maneira bem gratificante e o brilho especial é dado pela atuação impecável do vocalista Biff Byford, responsável direto por elevar as composições a um nível ainda mais elevado.





As letras também são interessantes e merecem uma conferida.





Wheels Of Steel é um dos marcos fundamentais da NWOBHM e, como tal, não possui canções sequer medianas. Todas as suas faixas são boas e formam um grande álbum de Heavy Metal.





Flertando, mesmo que de maneira suave, com o Hard Rock, tem-se duas canções muito interessantes e de qualidade extra, como "747 (Strangers In The Night)" e "Suzie Hold On". Transbordando potência e poder aparece "Machine Gun", a qual fecha o álbum com a intensidade em níveis altíssimos.





E o disco ainda conta com a emblemática faixa-título, "Wheels Of Steel", a canção símbolo da banda, constituinte do DNA do grupo britânico e um clássico indiscutível de todo o Heavy Metal tradicional.





Enfim, o Saxon é um dos grupos fundamentais da NWOBHM e de todo o Heavy Metal em geral. Wheels Of Steel é um de seus álbuns mais emblemáticos e demonstra uma banda em um ponto muito próximo de seu ápice criativo. Álbum extremamente recomendado e um dos preferidos do Blogeiro, sendo obrigatório para fãs da vertente mais pesada do Rock.

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